Atividade para impressão - Propagandas 1 e 2
Plano de Aula
Plano de aula: Identificação de elementos de convencimento
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este é o primeiro plano (ING9_04UN01) de uma sequência de três planos envolvendo a habilidade EF09LI05.
Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: propagandas impressas (sugeridas no OUTPUT) para trabalho em grupos (sendo duas cópias por grupo); slides com as propagandas propostas para análise no CONTEXT e no INPUT. Se não for possível a projeção de slides, imprima as propagandas em um formato que possibilite a visualização por todos os alunos; cópias impressas das CHECKLISTS para serem entregues aos grupos de trabalho (sendo uma cópia por grupo); post-its para momento de FEEDBACK.
Propagandas output: https://docs.google.com/document/d/1jiRasbSQ6NtiQi3MEbb9CPsElLYTSkR9DirrD0HiPK4/edit
Checklist output: https://docs.google.com/document/d/1P_RBrwo7PL64jAkTN_lHOv-n4qdbpo4wTBcCqzQmpUg/edit
Como sugestão de leitura, no que se refere à concepção de propaganda, enquanto gênero discursivo, situado em uma perspectiva dialógica, faça a leitura do artigo “A construção dialógica do gênero discursivo propaganda”, de André Willian Alves de Assis e Raquel Tiemi Masuda Mareco.
Context
Tempo sugerido:8 minutos.
Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, a fim de possibilitar o levantamento do conhecimento prévio dos alunos, apresente-lhes uma propaganda e faça alguns questionamentos: What kind of text is this? (Aqui, espera-se que os alunos respondam algo como: an ad, an advertisement) / What are the characteristics of this kind of text? (Nessa questão, espera-se que os alunos identifiquem a forma composicional do gênero Propaganda, apontando seus principais aspectos: imperative verb form, non verbal information, the picture of a product or its brand, simple language, few words, intentional use of colors . É importante que, durante a discussão acerca do gênero, você registre no quadro as características elencadas pelos alunos, para que eles possam registrar os apontamentos realizados. Sugerimos que, num primeiro momento, você anote no quadro todas as respostas dadas pelos alunos (mesmo que exista alguma característica citada por eles que não pertença ao gênero propaganda) e que, num segundo momento, não havendo mais contribuições trazidas por eles, você construa com o grupo a forma composicional do gênero. Após esse momento de construção colaborativa das características da propaganda, você pode sugerir que os alunos registrem no caderno as informações elencadas no quadro. O enfoque dado a forma composicional do gênero se faz necessário devido ao fato de se tratar de uma proposta de leitura. Dessa forma, reconhecer o gênero que será lido é uma importante estratégia de pré-leitura). Conduza a discussão com perguntas como: What product does it intend to sell? (Espera-se que eles respondam: Coke, soft drink, soda) / What is the purpose of an advertisement? (Espera-se que os alunos respondam algo como: to sell a product, to convince the reader to buy/purchase a product, to spread a product or brand. Julgamos esse questionamento necessário para que os alunos reflitam sobre o objetivo de uma propaganda, ou seja, seu propósito comunicativo). Who is the target audience of advertisements? (Espera-se que os alunos respondam algo como: all kinds of people; it depends on the product that is being publicized; some ads are for women, other for men, other for children, etc; ads about food and drink are for anyone. A ideia aqui é que os alunos já reflitam sobre o fato de que há propagandas voltadas para públicos específicos e propagandas que são mais universais e que essa especificidade ou universalidade significa na construção do sentido de tal texto publicitário)
Link da imagem no slide:https://lucychlin.files.wordpress.com/2012/10/coke-zero-unlock-the-007-in-you-ad.jpg
Objective
Tempo sugerido: 2 min
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula
Optamos por trabalhar com o gênero propaganda pelo fato de que se trata de um gênero discursivo publicitário no qual os recursos persuasivos podem ser facilmente identificados.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Analisar uma propaganda impressa identificando os recursos persuasivos
Expectativa: Que os alunos consigam perceber o uso da linguagem verbal e não verbal enquanto recurso persuasivo
Orientações: Proponha alguns questionamentos para que os alunos percebam os recursos persuasivos utilizados na propaganda:
What product or brand is being published? (Espera-se que os alunos respondam algo como: Subway; there isn’t a specific product being advertised, the ad publishes Subway brand)
What strategy was used to call the reader’s attention? (Espera-se que os alunos respondam algo como: They showed the word “SEX” in large letters, so people would probably look at the ad; they simulated an outdoor and made a joke; etc) Outras construções sintáticas são possíveis aqui. A ideia é que os alunos percebam que por meio da palavra “SEX”, ou seja, no destaque dado a ela e no que ela significa (e aí a ideia de uma brincadeira) a empresa “Subway” chama a atenção dos leitores e divulga seu produto/marca.
What verbal resources were used? (Espera-se que os alunos respondam algo como: few words, a catchword (SEX), a catchphrase (Now that we have your attention), imperative verb (eat), the product brand. Nesse ponto, é interessante mostrar a função metalinguística dessa propaganda, ou seja, uma propaganda falando dela mesma. A frase “Now that we have your attention” vai diretamente ao encontro do propósito comunicativo da propaganda, que é chamar a atenção do leitor para que ele adquira o produto divulgado).
What non verbal resources were used? (Espera-se que os alunos respondam algo como: the picture of an outdoor, trees in the background and a blue sky in order to simulate a real outdoor placed in an avenue, for example)
Link para a imagem no slide: https://www.johnnyjoker.com/blog/wp-content/uploads/2015/01/opvoeden-humor.jpg
Output
Tempo sugerido: 20 min
Propósito: Analisar propagandas impressas identificando os recursos persuasivos
Expectativa: Que os alunos identifiquem os recursos linguísticos e não linguísticos utilizados nas propagandas analisadas, bem como o(s) recurso (s) utilizado(s) pelo autor para convencer o leitor a adquirir o produto divulgado.
Orientações: Trabalhe a análise dessas duas propagandas. Projete as propagandas ou leve-as impressas para que os alunos possam fazer as análises. A atividade pode ser realizada individualmente, mas proponho que ela seja trabalhada em grupos. Se você optar por fazer em grupos, imprima as duas propagandas e distribua uma cópia delas para cada grupo. Os alunos deverão fazer a leitura das propagandas e preencher a checklist acima, identificando, dessa forma, os principais recursos verbais e não verbais (bem como os recursos persuasivos) utilizados nas propagandas. Dê um tempo para que os alunos preencham a checklist e depois peça que eles partilhem suas respostas oralmente.
Inicie o compartilhamento da atividade realizada na seguinte maneira:
Propaganda 1
What verbal resources could you identify the in Mc Donald’s advertisement? (Espera-se que eles respondam algo como: A catchphrase: Nice try, mom; another catchphrase: I’m loving it. Nesse momento, você pode pedir para um representante de cada grupo compartilhar a resposta que assinalaram ou escolher grupos aleatórios para responder)
What non verbal resources could you identify in Mc Donald’s advertisement? (Espera-se que eles respondam algo como: the product brand; a kind of natural sandwich; red as its predominant color)
Could you identify any persuasive resources? What are these resources? (Essa pergunta é mais complexa e exige que eles compreendam o efeito de humor sugerido pela propaganda. Ao embrulhar o sanduíche natural em um papel do Mc Donald’s, a mãe tenta enganar o filho, mas ele descobre o que ela fez e deixa isso claro na frase de efeito: “Nice try, mom”, significando que foi uma boa tentativa mas que não tem como se confundir um lanche do Mc Donald’s com qualquer outro. O sentido se produz pela ligação estabelecida entre a frase de efeito e a imagem do sanduíche. Se os alunos não conseguirem explicar esse funcionamento discursivo, mas conseguirem dizer algo como: they made a joke, humor, the link between the sandwich and the catchphrase, já é suficiente.)
Propaganda 2
What verbal resources could you identify in Starbucks advertisement? (Espera-se que eles respondam algo como: A catchphrase: The best coffee for the best YOU; a catchword: YOU, the phrase: Taste of inspiration)
What non verbal resources could you identify in Starbucks advertisement? (Espera-se que eles respondam algo como: the product brand; a cup of coffee; yellow as its predominant color; the catchword brings the same color as the product brand)
Could you identify any persuasive resources? What are these resources? (Espera-se que os alunos respondam algo como: the persuasion is mainly made through the word “BEST”; persuasive resources in this case are verbal resources: best and you. No entanto, se eles não conseguirem construir respostas completas para justificar os recursos persuasivos, mas conseguirem identificar as marcas linguísticas, mais especificamente as escolhas lexicais feitas pelas palavras BEST e YOU e o modo como elas constroem a persuasão no texto, já é suficiente nesse momento)
Feedback
Tempo sugerido: 5 min
Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula
Expectativa: Que os alunos reconheçam o modo como os recursos verbais e não verbais são utilizados numa propaganda para atingir seu propósito comunicativo, que é persuadir o leitor a adquirir o produto divulgado. Além disso, esperamos que eles se sintam capazes de realizar a leitura de uma propaganda enquanto leitores autônomos e conscientes, capazes de identificar os mecanismos verbais e não verbais que produzem o sentido do texto.
Orientações: Encerre a sua aula fazendo uma retomada do que os alunos aprenderam. Para isso, organize um quadro ou um mind map, que pode ser feito na lousa ou projetado pelo computador. A ideia é que os alunos respondam oralmente e você vá preenchendo enquanto eles falam. Porém, se houver mais tempo, peça aos alunos que escrevam suas respostas no quadro/mind map. Você pode também entregar a eles alguns post-its e fazer um cartaz. Os alunos escrevem as respostas e colam no campo ao qual elas se referem.
Faça alguns questionamentos:
What have you learned today? Essa é uma pergunta para iniciar o momento de feedback. A essa pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read an advertisement; to understand the message that is implicit in the ads; to identify persuasive resources.
What are the characteristics of an Advertisement? (its goal, target audience, verbal and non verbal resources) Espera-se que os alunos respondam por meio de pequenas frases ou palavras isoladas, como por exemplo: few words, imperative or infinitive verbs, adjectives and adverbs, to convince people to buy a product, sell a product, publicize a brand, images, colors, different size of letters, etc
What resources are generally used to convince/persuade people to buy the product? Espera-se que os alunos respondam algo como: a catchword or catchphrase, images, colors, famous people wearing/using/tasting the product, beautiful landscape, beautiful people (fit, young, tall or average-high), etc.
What reading strategies were used to read the text? Aqui, espera-se que os alunos já tenham conhecimento de estratégias de leitura variadas e que saibam fazer uso delas na leitura de textos em língua estrangeira. Espera-se que eles respondam algo como: skimming, inference, prediction, genre identification, background knowledge, cognates
Para o professor
Nova Escola em Casa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
Context
Diga aos alunos que esta é a primeira de três aulas sobre recursos de persuasão. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que eles serão apresentados a linguagem persuasiva utilizada em propagandas.
Para familiarizar a turma com o tópico da aula, compartilhe um vídeo sobre ad persuasion (disponível aqui). Peça aos alunos para identificarem quais recursos persuasivos puderam reconhecer no vídeo e fazerem anotações.
Input
Em um encontro síncrono, converse sobre o vídeo que assistiram. Deixe que os alunos respondam livremente sobre as anotações. Em seguida, compartilhe os slides de input e explore a imagem com a turma.
Output
Esta atividade pode ser feita síncrona ou assincronamente. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos e compartilhe as propagandas (disponível aqui) e o checklist (disponível aqui) do output. Siga as instruções do slide e explique a atividade aos alunos.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e peça para que realizem a atividade em conjunto. Converse sobre as dificuldades e sobre o que aprenderam no processo.
Convite às famílias
Os familiares podem relembrar os comerciais que mais os impactaram e compartilhar com os alunos. Os alunos podem compartilhar as histórias, procurar a propaganda online e dividir com os colegas em murais como o Flipgrid e o Padlet.
Contents
- INPUT: Advertisements
- OUTPUT: Checklist
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI05) Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.
Professor-autor: Amanda Maria Bicudo de Souza
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes