Plano de aula: Identificação de elementos de convencimento

Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies

Sobre esta aula: Este é o primeiro plano (ING9_04UN01) de uma sequência de três planos envolvendo a habilidade EF09LI05.

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: propagandas impressas (sugeridas no OUTPUT) para trabalho em grupos (sendo duas cópias por grupo); slides com as propagandas propostas para análise no CONTEXT e no INPUT. Se não for possível a projeção de slides, imprima as propagandas em um formato que possibilite a visualização por todos os alunos; cópias impressas das CHECKLISTS para serem entregues aos grupos de trabalho (sendo uma cópia por grupo); post-its para momento de FEEDBACK.

Propagandas output: https://docs.google.com/document/d/1jiRasbSQ6NtiQi3MEbb9CPsElLYTSkR9DirrD0HiPK4/edit

Checklist output: https://docs.google.com/document/d/1P_RBrwo7PL64jAkTN_lHOv-n4qdbpo4wTBcCqzQmpUg/edit

Como sugestão de leitura, no que se refere à concepção de propaganda, enquanto gênero discursivo, situado em uma perspectiva dialógica, faça a leitura do artigo “A construção dialógica do gênero discursivo propaganda”, de André Willian Alves de Assis e Raquel Tiemi Masuda Mareco.

Context

Tempo sugerido:8 minutos.

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, a fim de possibilitar o levantamento do conhecimento prévio dos alunos, apresente-lhes uma propaganda e faça alguns questionamentos: What kind of text is this? (Aqui, espera-se que os alunos respondam algo como: an ad, an advertisement) / What are the characteristics of this kind of text? (Nessa questão, espera-se que os alunos identifiquem a forma composicional do gênero Propaganda, apontando seus principais aspectos: imperative verb form, non verbal information, the picture of a product or its brand, simple language, few words, intentional use of colors . É importante que, durante a discussão acerca do gênero, você registre no quadro as características elencadas pelos alunos, para que eles possam registrar os apontamentos realizados. Sugerimos que, num primeiro momento, você anote no quadro todas as respostas dadas pelos alunos (mesmo que exista alguma característica citada por eles que não pertença ao gênero propaganda) e que, num segundo momento, não havendo mais contribuições trazidas por eles, você construa com o grupo a forma composicional do gênero. Após esse momento de construção colaborativa das características da propaganda, você pode sugerir que os alunos registrem no caderno as informações elencadas no quadro. O enfoque dado a forma composicional do gênero se faz necessário devido ao fato de se tratar de uma proposta de leitura. Dessa forma, reconhecer o gênero que será lido é uma importante estratégia de pré-leitura). Conduza a discussão com perguntas como: What product does it intend to sell? (Espera-se que eles respondam: Coke, soft drink, soda) / What is the purpose of an advertisement? (Espera-se que os alunos respondam algo como: to sell a product, to convince the reader to buy/purchase a product, to spread a product or brand. Julgamos esse questionamento necessário para que os alunos reflitam sobre o objetivo de uma propaganda, ou seja, seu propósito comunicativo). Who is the target audience of advertisements? (Espera-se que os alunos respondam algo como: all kinds of people; it depends on the product that is being publicized; some ads are for women, other for men, other for children, etc; ads about food and drink are for anyone. A ideia aqui é que os alunos já reflitam sobre o fato de que há propagandas voltadas para públicos específicos e propagandas que são mais universais e que essa especificidade ou universalidade significa na construção do sentido de tal texto publicitário)

Link da imagem no slide:https://lucychlin.files.wordpress.com/2012/10/coke-zero-unlock-the-007-in-you-ad.jpg