Plano de aula: Propaganda

Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies

Sobre esta aula: Este é o terceiro plano (PL 03) de uma sequência de três planos envolvendo a habilidade EF09LI05. O ideal é que os alunos tenham participado das aulas constantes nos plano 01 e 02 antes de participar dessa aula. No entanto, caso você prefira, ela pode ser trabalhada isoladamente também, desde que os alunos tenham conhecimento prévio acerca do gênero discursivo propaganda, ou seja, sobre sua forma composicional, seu propósito comunicativo, público-alvo e saibam identificar os recursos persuasivos que costumam ser utilizados nesse tipo de gênero.

Preparação para a aula: Projete ou imprima as propagandas trabalhadas no INPUT da unidade. Caso não tenha como fazer a projeção, você também precisará imprimir o texto que foi proposto para leitura no CONTEXT. Imprima uma cópia por dupla (em torno de 15 ou 20 cópias) dependendo do número de alunos que você tiver em sala. Para o OUTPUT, certifique-se de que cada grupo de alunos tenha em mãos as quatro propagandas propostas para leitura, além de quatro cópias impressas da Rubrica de Qualidade (Ads Quality Rubric).

Texto context

Propagandas input

Propagandas output

Rubrica Output

Sugestão de leitura: Para maior aprofundamento acerca do uso da linguagem verbal e da linguagem não verbal enquanto mecanismos persuasivos, sugerimos a leitura do livro: O verbal e o não verbal, de Vera Teixeira de Aguiar.

Referência: AGUIAR, Vera Teixeira de. O verbal e o não verbal. Coleção Paradidáticos. Série linguagens e representações. São Paulo: UNESP, 2004. 109 páginas

Context

Tempo sugerido: 8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do principal tema que norteará os textos do input da aula

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, apresente para os alunos o slide com o recorte textual sugerido. Trata-se de um artigo que fala sobre os segredos de uma campanha publicitária eficiente. Apresente esse recorte no início da aula para que os alunos possam refletir acerca do processo de produção das propagandas pois essa será a temática principal da aula. Caso não seja possível projetar o slide, imprima o texto para que os alunos possam lê-lo individualmente ou em duplas.

O slide do context não se refere a um texto publicitário, mas a ideia é que os alunos atentem para o assunto do texto cuja temática gira em torno das características - no texto chamadas de “segredos” - de uma boa propaganda.

Sugestões de perguntas:

• By reading this text, can you predict what we are going to talk about in this class? (Espera-se que os alunos respondam algo como: characteristics of a good ad; things that must be used in advertisements in order to make them more effective, etc)
  • Based on the text, what are the secrets of effective ad campaigns? (Espera-se que os alunos respondam algo como: the ad must be memorable, deliver a personally meaningful message, show the consumer how the product is going to fit into his/her life; talk about values of the product/brand; have a brand characteristic in order not to be confused with other products/brands; touch the audience through powerful, meaningful and inspirational messages, consider psychological insights. Provavelmente os alunos utilizarão o próprio vocabulário do texto para responder a essa pergunta. Esse não é um problema, pois é uma forma de leitura que o aluno faz utilizando a estratégia de scanning. No entanto, é importante que você se certifique que seus alunos realmente compreenderam o texto e não apenas estão reproduzindo os dizeres nele veiculados. Para isso, caso você sinta a necessidade, você pode fazer questionamentos, tais como: Do you know what ‘memorable’ means? Para responder a perguntas como essas, os alunos tentarão buscar termos sinônimos ou explicar o que a palavra significa por meio de exemplos, como por exemplo: it means something that is unforgettable, unique. Assim, você perceberá se eles compreenderam o sentido da palavra ou não e caso não tenham compreendido, você pode citar exemplos ou fornecer termos sinônimos para auxiliá-los no processo de compreensão. Outro aspecto importante a ressaltar é que nesse momento você pode mostrar que o que a autora aponta como segredos no texto, nada mais são do que recursos e, mais especificamente, recursos persuasivos utilizados pelos produtores de propagandas para persuadir o leitor/consumidor. No texto proposto para leitura, a autora faz referência a recursos verbais e não faz alusão direta aos recursos não verbais presentes numa propaganda, mas você poderá conversar sobre eles com os alunos durante as leituras das propagandas do input e do output)
  • We are going to read some texts. Based on the main subject of the text we read, what kind of texts do you think we are going to read? (Espera-se que os alunos respondam: ads, advertisements, pois a pergunta já orienta o aluno a buscar deduzir/prever o gênero que será lido pela temática do texto lido no contexto e não pelo gênero que ele representa).

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos