Plano de aula: Artigo de opinião

Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies

Sobre esta aula: Este plano é o segundo (ING9_04UN07) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística.

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: download do vídeo sugerido para leitura no context; artigos impressos (sugeridas no input e output) para leitura em duplas; excerpt table para atividade prevista no ouput

Vídeo do context: http://blogs.timesofisrael.com/resilience-reflections-of-a-teacher-from-the-gaza-envelope/

Texto do input: aqui

Texto do output: aqui

Excerpt table output: aqui

Context

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do principal tema que norteará os textos do input e do output da aula

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, mostre o vídeo para os alunos. Trata-se de um vídeo de 3 minutos no qual Adele Raemer, articulista do jornal The Times of Israel, fala um pouco de como foi seu dia após o ataque ocorrido na faixa de Gaza em 14 de maio de 2018. O vídeo consta no corpo do artigo de opinião publicado no jornal The Times of Israel em 1 de junho de 2018. O artigo de Adele Raemer será o texto base do output e o ataque na faixa de Gaza em 14 de maio de 2018 será a temática tanto do texto do input quanto do texto do output. Devido a isso, embora não se trate ainda de uma proposta de leitura de um artigo de opinião a ideia nesse momento inicial da aula é convidar os alunos a pensar sobre a temática dos textos, ou seja, sobre o fato a respeito do qual os articulistas discorreram em seus textos opinativos. O vídeo traz a opção de adicionar legendas. Como o foco da aula é leitura e não compreensão oral, sugerimos que você mostre o vídeo com a legenda, para que os alunos tenham melhor compreensão do assunto abordado pela articulista. Antes de mostrar o vídeo, você pode fazer uma introdução para os alunos e estabelecer alguns objetivos de leitura.

You are going to watch a video. In this video, the author talks about her day after the massacre occurred along the border fence with Gaza on May 14th, 2018. In general lines, around sixty palestinian people were killed by israeli soldiers when they tried to cross the border fence separating Israel from Gaza. I want you to watch the video and answer:

• What is the main thesis of the video? (Espera-se que os alunos respondam algo como: the author talks about the meaning of resilience; she is a teacher and she talks about her teaching experience after the massacre day)
  • This video is part of an opinion article wrote by Adele Raemer. Today we are going to read two opinion articles. Do you know what are the characteristics of this genre? (Espera-se que os alunos respondam algo como: it presents an accessible language; it approaches daily events or general themes; it is a subjective kind of text; it is an opinionative kind of text; it can be found in online and printed newspapers or magazines or even in books; it is generally not short; newspapers articles generally approach a fact (happening) recently occured.
  • Who writes this kind of text? Why? (Espera-se que os alunos respondam algo como: newspapers columnists; writers; some researchers, etc; they write these texts in order to influence people’s minds or just to encourage a reflexion about a theme; they write opinion articles to share their point of view about a subject)

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos