Plano de aula: Pop-up ads

Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies

Sobre esta aula: Fizemos anteriormente a proposta de três planos (PL 01, PL 02, PL 03) envolvendo a leitura de propagandas, tomando como base a habilidade EF09LI05. O presente plano (PL 5) toma com base a mesma habilidade, mas propõe a leitura de propagandas veiculadas em pop-ups.

Preparação para a aula: Para essa aula você vai precisar projetar os textos sugeridos para leitura no context e input ou levá-los impressos. Além disso, você vai precisar imprimir os textos propostos para leitura no output e fornecer cartolinas, cola e canetas para os alunos elaborarem os cartazes.

Textos output: https://docs.google.com/document/d/1gLNPk1u6IUwwTK2uLWfCthyn400LfBX-zwa4Da-RjAo/edit

Context

Tempo sugerido:8 minutos.

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, apresente para os alunos a imagem do slide e faça alguns questionamentos. Isso possibilitará o levantamento do conhecimento prévio deles. Sugestões de questões:

What kind of text is this? (Espera-se que os alunos respondam algo como: ads, pop-up ads. Aqui é importante que os alunos percebam que ainda se trata do gênero propaganda. Porém, nesse caso, as propagandas são veiculadas em pop-ups. Os pop-ups têm, então, o funcionamento de suporte do gênero)

What are the characteristics of this kind of text? (Nessa questão, espera-se que os alunos identifiquem a forma composicional do gênero Pop-up ads, apontando seus principais aspectos: short text, catchwords or catchphrases; use of colors to highlight message; images (although they don’t appear in all of them); a hyperlink to lead the consumer to another web page on which the product or service publicized will be presented in more detail. Se os alunos já tiverem feito a sequência de atividades proposta nos planos 1, 2 e 3 (ING9_04UN01, ING9_04UN02, ING9_04UN03) a forma composicional do gênero propaganda será facilmente identificada por eles. No entanto, cabe ressaltar que, como as propagandas veiculam em um outro suporte, isso vai trazer algumas alterações em seu formato, como por exemplo a existência de um hiperlink, que não aparece em propagandas impressas. Desta forma, você pode anotar no quadro as características citadas pelos alunos e acrescentar as especificidades das propagandas veiculadas em pop-ups, caso os alunos não façam referência a elas.

What product does this kind of text intend to sell? (Espera-se que eles respondam: pop-up ads publicize all kinds of product/service)

What is the purpose of a pop-up ad? (Espera-se que os alunos respondam algo como: to sell a product/service, to convince the user/consumer to buy/purchase a product/service, to spread a product or brand. Julgamos esse questionamento necessário para que os alunos reflitam sobre o objetivo de um pop-up ad, ou seja, seu propósito comunicativo)

Who is the target audience of pop-up ads? (Espera-se que os alunos respondam algo como: all kinds of people, but specially users, people who surf on the internet; it depends on the website the person is visiting, pop-up ads generally publicize products/services related to the kind of products/services offered in the website)

Próximos planos dessa sequência