Resolução de atividade - possíveis respostas - Pop-up ads output
Plano de Aula
Plano de aula: Pop-up ads
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Fizemos anteriormente a proposta de três planos (PL 01, PL 02, PL 03) envolvendo a leitura de propagandas, tomando como base a habilidade EF09LI05. O presente plano (PL 5) toma com base a mesma habilidade, mas propõe a leitura de propagandas veiculadas em pop-ups.
Preparação para a aula: Para essa aula você vai precisar projetar os textos sugeridos para leitura no context e input ou levá-los impressos. Além disso, você vai precisar imprimir os textos propostos para leitura no output e fornecer cartolinas, cola e canetas para os alunos elaborarem os cartazes.
Textos output: https://docs.google.com/document/d/1gLNPk1u6IUwwTK2uLWfCthyn400LfBX-zwa4Da-RjAo/edit
Context
Tempo sugerido:8 minutos.
Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, apresente para os alunos a imagem do slide e faça alguns questionamentos. Isso possibilitará o levantamento do conhecimento prévio deles. Sugestões de questões:
What kind of text is this? (Espera-se que os alunos respondam algo como: ads, pop-up ads. Aqui é importante que os alunos percebam que ainda se trata do gênero propaganda. Porém, nesse caso, as propagandas são veiculadas em pop-ups. Os pop-ups têm, então, o funcionamento de suporte do gênero)
What are the characteristics of this kind of text? (Nessa questão, espera-se que os alunos identifiquem a forma composicional do gênero Pop-up ads, apontando seus principais aspectos: short text, catchwords or catchphrases; use of colors to highlight message; images (although they don’t appear in all of them); a hyperlink to lead the consumer to another web page on which the product or service publicized will be presented in more detail. Se os alunos já tiverem feito a sequência de atividades proposta nos planos 1, 2 e 3 (ING9_04UN01, ING9_04UN02, ING9_04UN03) a forma composicional do gênero propaganda será facilmente identificada por eles. No entanto, cabe ressaltar que, como as propagandas veiculam em um outro suporte, isso vai trazer algumas alterações em seu formato, como por exemplo a existência de um hiperlink, que não aparece em propagandas impressas. Desta forma, você pode anotar no quadro as características citadas pelos alunos e acrescentar as especificidades das propagandas veiculadas em pop-ups, caso os alunos não façam referência a elas.
What product does this kind of text intend to sell? (Espera-se que eles respondam: pop-up ads publicize all kinds of product/service)
What is the purpose of a pop-up ad? (Espera-se que os alunos respondam algo como: to sell a product/service, to convince the user/consumer to buy/purchase a product/service, to spread a product or brand. Julgamos esse questionamento necessário para que os alunos reflitam sobre o objetivo de um pop-up ad, ou seja, seu propósito comunicativo)
Who is the target audience of pop-up ads? (Espera-se que os alunos respondam algo como: all kinds of people, but specially users, people who surf on the internet; it depends on the website the person is visiting, pop-up ads generally publicize products/services related to the kind of products/services offered in the website)
Objective
Tempo sugerido: 2 min
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula
Optamos por trabalhar com o gênero pop-up ads pelo fato de que se trata de um gênero discursivo publicitário muito recorrente na esfera digital.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Ler dois pop-up ads identificando os recursos persuasivos
Expectativa: Que os alunos consigam perceber o uso da linguagem verbal e não verbal enquanto recurso persuasivo em pop-up ads
Orientações: Proponha alguns questionamentos para que os alunos percebam os recursos persuasivos utilizados na propaganda. Para auxiliá-los na resposta aos objetivos de leitura propostos, você pode contextualizar o texto, apresentando as seguintes informações:
This pop-up ad was taken from New York Times website on June 09th, 2018. When you open the page, around two seconds after it, the pop-up ad appears in the screen. The New York Times is an American newspaper published in New York City. People who appreciate and read New York Times newspaper will probably be interested in this ad.
What product or brand is being published? (Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: New York Times Newspaper)
What verbal persuasive resources were used? (Espera-se que os alunos respondam algo como: two catchphrases (Subscribe for debate, not division; Get the New York Times for just $1 a week); The product brand; a hyperlink (Subscribe now); imperative verb tenses (Subscribe (twice), Get). O uso do verbo subscribe duas vezes é algo significativo, pois remete diretamente ao propósito comunicativo do gênero propaganda que é vender um produto. Ao enfatizar subscribe (assine, se inscreva) o produtor busca persuadir o leitor a comprar/assinar o produto e justifica essa compra na frase de efeito em destaque.
What nonverbal persuasive resources were used? (Espera-se que os alunos respondam algo como: green color in the back to highlight the catchphrases; the main or more meaningful catchphrase in a different color (white) and size of letters; the type of font chosen (referring to the writing of a typewriter), the formal, legitimized writing of a newspaper.
Input
Tempo sugerido: continuação do input
Propósito: Ler dois pop-up ads identificando os recursos persuasivos
Expectativa: Que os alunos consigam perceber o uso da linguagem verbal e não verbal enquanto recurso persuasivo em pop-up ads
Orientações: Proponha alguns questionamentos para que os alunos percebam os recursos persuasivos utilizados na propaganda. Para auxiliá-los na resposta aos objetivos de leitura propostos, você pode contextualizar o texto, apresentando as seguintes informações:
Bustedtees is a T-shirt brand that was founded in 2004, in New York City and is run entirely by the guys from CollegeHumor.com. The pop-up ad was taken from Bustedtees webpage on June 19th, 2018. When you open the page it instantly appears. People who usually buy clothes in the internet and like Bustedtees products will be probably interested in this pop-up ad.
What product or brand is being published? (Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: bustedtees brand; t-shirts. A marca do produto pode ser facilmente identificada na propaganda. O tipo de produto vendido, no entanto, só poderá ser identificado se os alunos souberem o significado do termo tees. Caso eles não saibam, você pode ajudá-los na resposta a esse questionamento, fornecendo-lhes um sinônimo para o termo desconhecido)
What verbal persuasive resources were used? (Espera-se que os alunos respondam algo como: a catchphrase (10 tees for $10 each!), exclamation mark to emphasize the catchphrase; the product brand; a highlighted hyperlink (shop 10 tees) in order to persuade the consumer to buy the product; another hyperlink which is not highlighted presenting an affirmative sentence that is working as a kind of irony; use of imperative verb form (shop))
What nonverbal persuasive resources were used? (Espera-se que os alunos respondam algo como: blue color in the back to highlight the catchphrase; the catchphrase in big size of letters; the hyperlink color related to the catchphrase color; a light color to present the other hyperlink (not important); the red color of the product brand placing it in the spotlight)
Output
Tempo sugerido: 20 min
Propósito: Ler um pop-up ad identificando nele os recursos persuasivos
Expectativa: Que os alunos sejam capazes de identificar na propaganda lida quais recursos verbais e não verbais foram utilizados para persuadir o leitor a adquirir o produto/serviço divulgado.
Orientações: Divida os alunos em grupos de 3 ou 4. Entregue para cada grupo uma propaganda. Explique aos alunos que as propagandas estão impressas, mas se tratam de recortes de propagandas veiculadas em pop-ups sendo, dessa forma, textos autênticos. Entregue para cada grupo uma cartolina. Peça aos alunos que colem a propaganda na cartolina e que elaborem um cartaz contendo as anotações de leitura feitas por eles, conforme sugestão no slide. As propagandas para leitura por parte dos alunos podem ser acessadas aqui. As possíveis respostas que os alunos darão aos questionamentos propostos para os textos a serem lidos podem ser acessadas aqui. Calculamos 5 minutos para distribuição dos textos e explicação da atividade a ser realizada; 10 minutos para leitura e elaboração do cartaz por parte dos alunos e 5 minutos para partilha oral das respostas. Para o momento da partilha oral, sugerimos os seguintes questionamentos:
- What product or brand is being published in the pop-up ad you read?
- What verbal persuasive resources could you identify in the ad?
- What nonverbal persuasive resources could you identify in the ad?
Feedback
Tempo sugerido: 5 min
Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula
Expectativa: Que os alunos reconheçam o modo como os recursos verbais e não verbais são utilizados em pop-up ads para atingir seu propósito comunicativo que é persuadir o leitor a adquirir o produto divulgado.
Orientações: Encerre a sua aula fazendo uma retomada do que os alunos aprenderam. Para isso, organize um quadro ou um mind map, que pode ser feito no quadro ou projetado pelo computador. A ideia é que os alunos respondam oralmente e você vá preenchendo enquanto eles falam. Porém, se houver mais tempo, peça aos alunos que escrevam suas respostas no quadro/mind map. Você pode também entregar a eles alguns post-its e fazer um cartaz. Os alunos escrevem as respostas e colam no campo ao qual elas se referem.
Faça alguns questionamentos:
What have you learned today? Essa é uma pergunta para iniciar o momento de feedback. A esta pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read pop-up ads; to identify persuasive resources in pop-up ads.
What are the characteristics of a pop-up ad? (its goal, target audience, verbal and non verbal resources) Espera-se que os alunos respondam por meio de pequenas frases ou palavras isoladas, retomando os aspectos que foram listados durante a leitura no context: short text, catchwords or catchphrases; use of colors to highlight message; images (although they don’t appear in all of them); a hyperlink to lead the consumer to another web page on which the product or service publicized will be presented in more detail.
What persuasive resources are generally used? Espera-se que os alunos respondam algo como: imperative verb form; questioning; exclamation marks; catchwords our catchphrases; colors; different size and color of letters; numbers (referring to prizes or discounts)
What reading strategies were used to read the text? Espera-se que eles respondam algo como: skimming, inference, prediction, genre identification, background knowledge, cognates, keywords.
Materiais Complementares
Nova Escola em Casa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
-Murais para exposição de trabalhos como Padlet ou Flipgrid.
Context
Diga aos alunos que esta é uma aula sobre o gênero “pop up ad”. Envie o link do jornal The Telegraph (disponível aqui) aos alunos e peça para que percebam se conseguem ler as notícias sem problemas.
Em uma aula síncrona, converse sobre o site que visitaram e apresente o slide de context, e explique o que é um pop up.
Input
Em um encontro síncrono, compartilhe com a turma o slide de input e conduza a discussão sobre os anúncios apresentados e os recursos persuasivos utilizados.
Output
Esta atividade pode ser feita síncrona ou assincronamente. Antes de iniciar, leia os guidelines (disponível aqui) para entender a atividade. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos e compartilhe o handout (disponível aqui) com os anúncios que deverão analisar. Utilize as instruções do output para explicar a atividade. Sugira aos alunos que completem a tabela, que podem ser enviadas assincronamente através de alguma plataforma de compartilhamento já utilizada pela turma (e-mail, whatsapp, messenger, grupo no Facebook, Instagram etc.).
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e peça para que realizem a atividade em conjunto. Converse sobre as dificuldades e sobre o que aprenderam no processo.
Convite às famílias
Os familiares podem ajudar os estudantes a completar as tabelas e indicar outros anúncios que contenham a mesma temática pop up. As informações obtidas pela pesquisa dos alunos podem ser compartilhadas em murais como o Flipgrid e o Padlet.
9º ano
Contents
- INPUT: Pop-up ads
- OUTPUT: Pop-up ads reading notes
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI05) Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.
Professor-autor: Amanda Maria Bicudo de Souza
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes