Plano de Aula

Plano de aula: Classificados

Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Fizemos anteriormente a proposta de três planos (PL 01, PL 02, PL 03) envolvendo a leitura de propagandas, tomando como base a habilidade EF09LI05. O presente plano (PL 4) toma com base a mesma habilidade, mas propõe a leitura de Classificados, como forma de ampliar o repertório de gêneros publicitários a serem lidos pelos alunos.

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: classificados impressos (sugeridos no OUTPUT) para trabalho em duplas ou trios; slides com os classificados propostos para leitura no CONTEXT e no INPUT. Se não for possível a projeção de slides, imprima os classificados em um formato que possibilite a visualização por parte de todos os alunos; cartolina ou papel pardo para confecção da tabela de grupos nominais; canetinhas coloridas ou post-its para preenchimento da tabela.

Classificados output

Tabela de grupos nominais

Context
Context

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, apresente para os alunos uma página de classificados e faça alguns questionamentos. Isso possibilitará o levantamento do conhecimento prévio deles.

Sugestões de questões:

What kind of text is this? (Aqui, espera-se que os alunos respondam algo como: classifieds)

What are the characteristics of this kind of text? (Nessa questão, espera-se que os alunos identifiquem a forma composicional do gênero Classificados, apontando seus principais aspectos: imperative verb form, short text, small size of letters, buying and selling of products/services, adjectives to emphasize the product/service, nouns to refer to the kind of service/product that is being offered . É importante que durante a discussão acerca do gênero, você registre no quadro as características elencadas pelos alunos para que eles possam registrar os apontamentos realizados. Sugerimos que, num primeiro momento, você anote no quadro todas as respostas dadas pelos alunos (mesmo que exista alguma característica citada por eles que não pertença ao gênero classificados) e que, num segundo momento, não havendo mais contribuições trazidas por eles, você construa com eles a forma composicional do gênero. Após esse momento de construção colaborativa das características dos classificados, você pode sugerir que os alunos registrem no caderno as informações elencadas no quadro. O enfoque dado a forma composicional do gênero se faz necessário devido ao fato de se tratar de uma proposta de leitura. Dessa forma, reconhecer o gênero que será lido é uma importante estratégia de pré-leitura).

What is the purpose of a classified? (Espera-se que os alunos respondam algo como: to sell a product/service, to convince the reader to buy/purchase a product, to spread a product, service, a job opportunity, etc. Julgamos esse questionamento necessário para que os alunos reflitam sobre o objetivo de um classificado, ou seja, seu propósito comunicativo)

Who is the target audience of classifieds? (Espera-se que os alunos respondam algo como: all kinds of people; it depends on the product/service that is being publicized, people who are used to reading this kind of text in order to search for specific products/services or to search for good offers . A ideia aqui é que os alunos já reflitam sobre a diversidade de produtos e serviços que podem ser divulgadas por meio de um classificado)

Where can we find this kind of text? (Espera-se que os alunos respondam algo como: in newspapers (printed and online), in some magazines, in websites. Propomos esse questionamento para que os alunos possam refletir acerca de onde os classificados veiculam e consigam perceber que eles também veiculam no espaço digital e não somente em jornais e revistas impressas como costumava ser. Isso reforça a ideia de que os gêneros cumprem papel social e se atualizam de acordo com as condições de produção nas quais estão inscritos)

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos