Atividade para impressão - Classificados output
Plano de Aula
Plano de aula: Classificados
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills: identify and comprehend argumentative resources and strategies
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Fizemos anteriormente a proposta de três planos (PL 01, PL 02, PL 03) envolvendo a leitura de propagandas, tomando como base a habilidade EF09LI05. O presente plano (PL 4) toma com base a mesma habilidade, mas propõe a leitura de Classificados, como forma de ampliar o repertório de gêneros publicitários a serem lidos pelos alunos.
Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: classificados impressos (sugeridos no OUTPUT) para trabalho em duplas ou trios; slides com os classificados propostos para leitura no CONTEXT e no INPUT. Se não for possível a projeção de slides, imprima os classificados em um formato que possibilite a visualização por parte de todos os alunos; cartolina ou papel pardo para confecção da tabela de grupos nominais; canetinhas coloridas ou post-its para preenchimento da tabela.
Context
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, apresente para os alunos uma página de classificados e faça alguns questionamentos. Isso possibilitará o levantamento do conhecimento prévio deles.
Sugestões de questões:
What kind of text is this? (Aqui, espera-se que os alunos respondam algo como: classifieds)
What are the characteristics of this kind of text? (Nessa questão, espera-se que os alunos identifiquem a forma composicional do gênero Classificados, apontando seus principais aspectos: imperative verb form, short text, small size of letters, buying and selling of products/services, adjectives to emphasize the product/service, nouns to refer to the kind of service/product that is being offered . É importante que durante a discussão acerca do gênero, você registre no quadro as características elencadas pelos alunos para que eles possam registrar os apontamentos realizados. Sugerimos que, num primeiro momento, você anote no quadro todas as respostas dadas pelos alunos (mesmo que exista alguma característica citada por eles que não pertença ao gênero classificados) e que, num segundo momento, não havendo mais contribuições trazidas por eles, você construa com eles a forma composicional do gênero. Após esse momento de construção colaborativa das características dos classificados, você pode sugerir que os alunos registrem no caderno as informações elencadas no quadro. O enfoque dado a forma composicional do gênero se faz necessário devido ao fato de se tratar de uma proposta de leitura. Dessa forma, reconhecer o gênero que será lido é uma importante estratégia de pré-leitura).
What is the purpose of a classified? (Espera-se que os alunos respondam algo como: to sell a product/service, to convince the reader to buy/purchase a product, to spread a product, service, a job opportunity, etc. Julgamos esse questionamento necessário para que os alunos reflitam sobre o objetivo de um classificado, ou seja, seu propósito comunicativo)
Who is the target audience of classifieds? (Espera-se que os alunos respondam algo como: all kinds of people; it depends on the product/service that is being publicized, people who are used to reading this kind of text in order to search for specific products/services or to search for good offers . A ideia aqui é que os alunos já reflitam sobre a diversidade de produtos e serviços que podem ser divulgadas por meio de um classificado)
Where can we find this kind of text? (Espera-se que os alunos respondam algo como: in newspapers (printed and online), in some magazines, in websites. Propomos esse questionamento para que os alunos possam refletir acerca de onde os classificados veiculam e consigam perceber que eles também veiculam no espaço digital e não somente em jornais e revistas impressas como costumava ser. Isso reforça a ideia de que os gêneros cumprem papel social e se atualizam de acordo com as condições de produção nas quais estão inscritos)
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula
Optamos por trabalhar com o gênero classificados pelo fato de que se trata de um gênero discursivo publicitário que os alunos não lêem com frequência e no qual os recursos persuasivos também estão presentes. No entanto, diferentemente da propagandas, eles geralmente não contam com recursos não verbais para chamar a atenção do leitor. A persuasão é prioritariamente estabelecida por elementos verbais/linguísticos.
Input
Tempo sugerido: 12 minutos
Propósito: Analisar dois classificados online identificando os recursos verbais utilizados para persuadir o leitor.
Expectativa: Que os alunos consigam perceber os recursos linguísticos que foram utilizados para estabelecer a persuasão nos textos.
Orientações: Proponha alguns questionamentos para que os alunos percebam os recursos persuasivos utilizados nos classificados.
What product or service is text 1 advertising? (Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: little pets, puppies, breed dogs)
What persuasive resources were used to call the reader’s attention? (Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: there is a picture of the dogs and the seller used some adjectives to advertise his/her pet: AKC, British, lab, adorable, loving, great, excellent. É importante que nesse primeiro momento os alunos identifiquem o funcionamento dos adjetivos enquanto recurso persuasivo para que eles consigam formar os grupos nominais dos classificados que serão lidos no output)
What product or service is text 2 advertising? (Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: little pets, puppies, breed dogs)
What persuasive resources were used to call the reader’s attention? (Aqui espera-se que os alunos respondam algo como: there is a picture of the dogs and the seller used some adjectives to advertise his/her pet: English, lovely.)
Para encerrar a atividade de input, anote no quadro os adjetivos que foram citados pelos alunos e peça a eles voltem aos textos e vejam a quem ou a que esses adjetivos se referem, ou seja, o que eles estão caracterizando. Faça o seguinte questionamento: What are the nouns related to each one of the adjectives you identified? Espera-se que os alunos respondam algo como: AKC, British and lab are related to puppies; adorable and loving are related to bunch; great is related to bloodlines; excellent is related to hunting dogs and family members, English and lovely are related to Bulldog.
Output
Tempo sugerido: 23 min
Propósito: Analisar classificados veiculados na internet, porém levados para a classe no formato impresso, identificando os recursos persuasivos
Expectativa: Que os alunos identifiquem os recursos linguísticos utilizados nos classificados analisados e o modo como tais recursos estabelecem a persuasão no texto.
Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios. Trabalhe a análise/leitura de classificados diversos. Leve os classificados impressos para que os alunos possam fazer as leituras/análises. No primeiro momento, os alunos deverão ler os classificados e responder aos questionamentos abaixo oralmente. No segundo momento, como forma de fechamento da atividade, eles deverão identificar os grupos nominais presentes nos classificados e preencher a tabela de grupos nominais. Faça a tabela de grupos nominais em cartolina ou papel pardo para que os alunos possam completar as lacunas referentes aos adjetivos e substantivos encontrados nos classificados. Para mais informações acerca dos classificados selecionados para a leitura e do objetivo da atividade proposta, leias as guidelines for teacher.
Sugestões de questionamentos:
What product or service is the classified advertising?
What persuasive resources were used to call the reader’s attention?
What adjectives and nouns were used to characterize the product or service advertised?
Feedback
Tempo sugerido: 5 min
Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula
Expectativa: Que os alunos reconheçam o modo como os recursos verbais são utilizados numa classificado para atingir seu propósito comunicativo que é persuadir o leitor a adquirir o produto ou contratar o serviço divulgado. Além disso, esperamos que eles se sintam capazes de realizar a leitura de um classificado enquanto leitores autônomos e conscientes, capazes de identificar os mecanismos verbais que produzem o sentido do texto.
Orientações: Encerre a sua aula fazendo uma retomada do que os alunos aprenderam. Para isso, organize um quadro ou um mind map, que pode ser feito na lousa ou projetado pelo computador.Enquanto os alunos respondem, você pode preencher as informações no quadro, de maneira resumida. Faça alguns questionamentos:
What have you learned today? Essa é uma pergunta para iniciar o momento de feedback. A essa pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read a classified; to identify persuasive resources; to identify verbal resources used as persuasive tools.
What are the characteristics of a Classified? (its goal, target audience, verbal and non verbal resources) Espera-se que os alunos respondam por meio de pequenas frases ou palavras isoladas, como por exemplo: imperative verb form, short text, small size of letters, buying and selling of products/services, adjectives to emphasize the product/service, nouns to refer to the kind of service/product is being offered.
What resources are generally used to convince/persuade people to buy the product or hire the service? Espera-se que os alunos respondam algo como: some classifieds show images; some classifieds present catchphrases or catchwords as persuasive resources; classifieds generally describe the product or service offered through the use of nouns and adjectives; adjectives and nouns are used to characterize the product/service and convince the reader to buy/purchase or hire it.
What reading strategies were used to read the text? Aqui, espera-se que os alunos já tenham conhecimento de estratégias de leitura variadas e que saibam fazer uso delas na leitura de textos em língua estrangeira. Espera-se que eles respondam algo como: skimming, genre identification, background knowledge, cognates and nominal groups
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Murais para exposição de trabalhos como Padlet ou Flipgrid.
Context
Diga aos alunos que esta é uma aula sobre o gênero “classificados”. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que os alunos serão apresentados a linguagem pertinente ao gênero, que também é considerado uma peça publicitária.
Para antecipar o tópico da aula, compartilhe os classificados do context. Peça aos alunos que identifiquem quais recursos persuasivos foram utilizados para chamar a atenção do leitor e convencê-lo/induzi-lo a adquirir o produto divulgado e levem suas anotações para um encontro síncrono.
Input
Em um encontro síncrono, converse sobre os classificados que analisaram e as anotações que fizeram. Em seguida, compartilhe com a turma o slide de input e conduza a discussão sobre os anúncios apresentados. Você pode anotar os adjetivos no próprio chat da aula e compartilhar com a turma.
Output
Esta atividade pode ser feita síncrona ou assincronamente. Antes de iniciar, leia os guidelines (disponível aqui) para entender a atividade. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos e compartilhe as tabelas de grupos nominais (disponível aqui) e os classificados (disponível aqui) que deverão analisar. Sugira aos alunos que preparem as respostas, que podem ser enviadas assincronamente através de alguma plataforma de compartilhamento já utilizada pela turma (e-mail, whatsapp, messenger, grupo no Facebook, Instagram etc.).
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e peça para que realizem a atividade em conjunto. Converse sobre as dificuldades e sobre o que aprenderam no processo.
Convite às famílias
Os familiares podem ajudar a criar anúncios que utilizem os conhecimentos aprendidos. Peça aos alunos que criem classificados e compartilhem com a turma em murais como o Flipgrid e o Padlet.
Contents
- INPUT: Classifieds
- OUTPUT: Nominal Groups Table
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09LI05) Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amanda Maria Bicudo de Souza
Mentor: Ana Cecília de Medeiros Maciel
Especialista: Celina Fernandes