Slides da aula
Plano de Aula
Plano de aula: Fake news: falsas notícias e o negacionismo do Holocausto
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula tem foco no desenvolvimento da competência leitora crítica, busca-se preparar os estudantes para a compreensão, questionamento e avaliação de informações disponíveis em diferentes meios, fortalecendo sua autonomia intelectual e promovendo a empatia diante de crimes contra a humanidade, como o Holocaustro.
Ao longo das atividades, os estudantes serão incentivados a investigar, refletir sobre acontecimentos históricos e como conhecer a história permite um posicionamento responsável frente às narrativas de fakes news e negacionismo que vêm se espalhando na sociedade.
Materiais sugeridos
Equipamentos e dispositivos:
computador, tablet ou celular com acesso à Internet, projetor de imagens e impressora.
Materiais diversos:
manchetes de jornais, sites jornalísticos, folhas com reportagens e folha de atividade.
Unidade temática (História, Geografia, Arte)/Prática de Linguagem (língua Portuguesa)
- Leitura
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Apreciação e réplica
Objetivos de aprendizagem
- Explicar os conceitos de fake news, negacionismo histórico, discurso de ódio e opinião.
- Avaliar a importância de realizar pesquisa utilizando fontes abertas e confiáveis, analisando a credibilidade das informações encontradas.
- Identificar as estratégias utilizadas para promover o negacionismo histórico, em especial o do Holocausto, relacionando-as ao papel das redes sociais na disseminação de desinformação e preconceito.
- Exercitar a argumentação e exposição de um ponto de vista, associados ao tema do Holocausto.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
7. Argumentação.
9. Empatia e cooperação.
Acesse
- NOVA ESCOLA. Como desconstruir ideias negacionistas? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/21413/como-desconstruir-ideias-negacionistas. Acesso em 14 agosto de 2025.
- Filmes e documentários sobre negacionismo e fake news. Disponível em: https://www.abi.org.br/filmes-e-documentarios-sobre-negacionismo-e-fake-news/. Acesso em 14 agosto de 2025.
- O Holocausto e educação em tempos de crise. Disponível em: https://www.museudoholocausto.org.br/2025/04/03/holocausto-e-educacao-em-tempos-de-crise/. Acesso em 18 agosto de 2025.
- Cliques e memórias: 20 fotos icônicas. Disponível em: https://www.museudoholocausto.org.br/_arquivos/materiais_educativos/cliques_e_memorias.pdf. Acesso em 20 agosto de 2025.
Bibliografia
- KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas, SP: Pontes.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 100 minutos.
Orientações gerais:
Este plano de aula tem foco no desenvolvimento da leitura e compreensão leitora. A finalidade dele é que os estudantes sejam capazes de identificar fontes seguras de pesquisa, desenvolvendo uma competência leitora crítica que os ajude a compreender e a diferenciar a verdade dos fatos relacionados ao Holocausto das falsas informações, além de reconhecer características do negacionismo histórico, promovendo o respeito a história e empatia às vítimas destas e outras questões relacionadas aos crimes contra a humanidade.
Dificuldades antecipadas:
Alguns estudantes podem ter dificuldades pela falta de aprofundamento em relação aos fatos do Holocausto, ou ainda pela sensibilidade acerca do tema, que fala sobre violência. Além disso, a falta de contato com textos jornalísticos pode dificultar o reconhecimento de fontes seguras de pesquisa e de relatos históricos. Outro ponto a se considerar é que os estudantes podem já ter consolidado algum ponto de vista em relação ao tema, gerando um pouco mais de resistência em compreender os objetivos da aula.
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 15 minutos.
Projete o slide ou escreva no quadro branco as expressões “fake news”, “discurso de ódio”, “negacionismo” e proponha à turma uma breve discussão para averiguar o que os estudantes já compreendem sobre os assuntos. Faça perguntas norteadoras, como por exemplo:
- Você conhece algumas das expressões?
- Onde essas expressões são comumente vistas?
- O que você entende quando ouve a expressão “fake news”?
- O que você compreende por “discurso de ódio”?
- Você sabe o que é “negacionismo”?
- Você já leu, recebeu ou acreditou em uma notícia falsa? Qual?
Proporcione um momento para que os estudantes falem livremente, mantendo-se dentro do assunto, acrescentando outras perguntas que julgar necessárias. Informe que a aula abordará um pouco mais sobre as “fake news”, ou em português “notícias falsas”, e como a propagação delas podem influenciar negativamente o comportamento das pessoas, contribuindo para o negacionismo histórico do Holocausto na sociedade.
Crédito: Doloves/GettyImages
Com antecedência, separe algumas manchetes de jornais que sejam confiáveis sobre o tema da 2º Guerra Mundial e Holocausto, e crie outras manchetes sobre o tema que não sejam reais para apresentar a turma. Você pode usar as disponíveis aqui. Elas podem ser impressas ou projetadas no quadro branco.
A cada manchete apresentada, pergunte à turma se eles acreditam que a notícia é real ou falsa e pergunte:
- Essa notícia é verdadeira ou é uma “fake news”?
- Quais elementos no texto levam você a essa conclusão?
Faça as perguntas a cada manchete, chamando a atenção dos estudantes para analisarem todos os itens presentes nos textos, como data, imagens, a fonte de que foi retirada. É esperado que os estudantes já consigam diferenciar as notícias verdadeiras ao analisarem os veículos de imprensa em que foram publicadas. Contudo, nesta etapa da aula, alguns estudantes podem não ter profundo conhecimento sobre a importância de estar atento às fontes das notícias e podem apresentar dificuldades em distinguir notícias verdadeiras das “fake news”, lembre-se de que este momento inicial serve para identificar os conhecimentos prévios sobre o tema da aula.
Aproveite para, junto da turma, conceituar as expressões abordadas no início da aula. Uma possibilidade é solicitar aos estudantes que realizem uma busca na internet sobre esses conceitos; caso não seja possível, peça para que a turma defina um conceito para cada expressão e escreva-os no quadro, em seguida, apresente as definições encontradas no Dicionário Online de Português.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO