PARCERIA
Logo ANEEL e do grupo Neoenergia

NOVA ESCOLA e distribuidoras do Grupo Neoenergia firmam parceria para produzir conteúdos sobre Educação Ambiental e eficiência energética

Com foco na formação de professores e no uso de metodologias ativas, projeto conta com cursos, planos de aula e reportagens

POR:
Bruno Mazzoco
Ilustração abstrata de pessoas com celulares e tablets nas mãos enquanto filmam e fotografam alguns animais em uma árvore.
Crédito: Giovani Flores/NOVA ESCOLA

A energia é um fator essencial para o desenvolvimento econômico e social das nações. O aumento da população, o crescimento da atividade econômica e a incorporação dos avanços tecnológicos acentuam a demanda por recursos energéticos, principalmente nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

Nesse contexto, cabe-nos perguntar de onde virá a energia elétrica para suprir essas necessidades e se será possível conciliar produção energética e sustentabilidade, em seus aspectos ambiental, econômico e social. O uso de recursos renováveis, como a energia potencial hidráulica (gerada pelo aproveitamento das águas, por meio de usinas hidrelétricas), mudanças nos padrões de consumo e o uso consciente da energia elétrica podem ser determinantes para um mundo mais sustentável.

Atenta a essa realidade e considerando a Educação um importante vetor de transformação da sociedade, a Neoenergia, empresa que atua na geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia em 18 estados brasileiros e no Distrito Federal, promove – por meio do Programa de Eficiência Energética das distribuidoras Coelba, Celpe, Cosern, Elektro e Neoenergia Distribuição Brasília, regulado pela ANEEL – projetos educacionais em parceria com as Secretarias de Educação. Eles têm foco na eficiência energética e são voltados para educadores e alunos, potenciais multiplicadores de boas práticas no uso da energia elétrica.

Virgínia Forte, especialista em eficiência energética do Grupo Neoenergia, conta que grande parte dos projetos educacionais eram realizados presencialmente. Mas, com a pandemia e a suspensão das aulas e das atividades de formação presenciais, surgiu a necessidade de encontrar outros meios de levar o assunto para o ambiente escolar. “Tivemos, então, a ideia de fazer essa parceria com a NOVA ESCOLA para desenvolver um material diferenciado para os professores, composto de cursos e planos de aulas.”

Educação Ambiental nas esferas individual e coletiva

Os conteúdos articulam saberes de diferentes disciplinas, consideram as diretrizes pedagógicas do projeto Energia que Transforma e serão disponibilizados gratuitamente no site da NOVA ESCOLA. Desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Energia que Transforma é uma metodologia para integrar a temática da energia e da eficiência energética ao currículo escolar.

“A Educação Ambiental é algo individual e coletivo, e nós quisemos trazê-la para os cursos”, explica Barbara Castro, coordenadora de conteúdo pedagógico da NOVA ESCOLA. “O tema perpassa questões de ordem estrutural, como a definição de políticas para a geração de energia, mas também envolve a dimensão pessoal, como os hábitos de consumo. A intenção é que o material aponte qual é o papel do indivíduo na sua casa, no bairro, na comunidade, no país e no mundo.”

Para começar esse percurso formativo, os professores terão acesso a três lives com especialistas de diferentes disciplinas, além de professores que irão compartilhar suas práticas. Essas apresentações serão editadas e acrescidas de novos materiais para dar forma a três cursos, com conteúdo e carga horária válidos para a contagem de pontos para progressão no plano de carreira dos professores da rede pública.

Além dos cursos, o projeto contempla uma edição do Nova Escola Box com sugestão de atividades, e-book de melhores práticas e reportagens sobre projetos de eficiência energética realizados em escolas públicas (veja a lista de conteúdos ao final do texto). Também haverá um espaço digital para disseminação e promoção dos conteúdos do projeto, fomentando o diálogo entre os educadores nas redes sociais.

Protagonismo do aluno e alinhamento com a BNCC

Carolina Miranda, coordenadora pedagógica da NOVA ESCOLA, destaca como premissa para a produção do conteúdo o alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de modo a explorar as habilidades e competências do documento no que se refere ao tema. Ela também ressalta o foco na prática do professor, com sugestões de atividades e outros recursos a serem utilizados no dia a dia, e o diálogo entre pares que os cursos irão permitir, uma vez que os formadores são profissionais com experiência em sala de aula.

“Mas, acima de tudo, está a centralidade do aluno no processo de aprendizagem. Temos a pretensão de formar cidadãos críticos e atuantes no mundo. Então, buscamos trabalhar com solução de problemas e metodologias que mobilizam o estudante”, comenta.

Para Cristian Annunciato, formador de professores e doutorando em Ensino de Ciências pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), a chave para um bom trabalho com o tema é a sondagem do interesse dos alunos e da realidade local antes de iniciar as atividades – o que faz parte da metodologia do Energia que Transforma. “Se o professor conseguir identificar alguma questão do lugar onde os estudantes vivem para discutir e, quem sabe, até alterar a situação, isso vai ajudá-los a criar essa consciência.”

Programa de Eficiência Energética

Todos os materiais produzidos pela NOVA ESCOLA em parceria com as distribuidoras Coelba, Celpe, Cosern, Elektro e Neoenergia Distribuição Brasília estão sendo realizados com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE). Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o PEE tem o objetivo de promover o uso eficiente de energia elétrica em todos os setores da economia. Esse esforço para a qualificação do tema junto aos educadores ganha agora o reforço dos materiais produzidos em parceria com a NOVA ESCOLA.

“Poder unir a expertise e o alcance da NOVA ESCOLA com o conhecimento técnico da Neoenergia é o que nos vai permitir chegar a mais professores e alunos”, afirma Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia. “O ensino relacionado ao meio ambiente vai se desenvolvendo a partir do que a gente vê no mundo. Aquilo que é trabalhado em sala de aula leva essa reflexão para o estudante e pode trazer outro olhar para as relações de consumo como um todo”, avalia Carolina Miranda, coordenadora pedagógica da NOVA ESCOLA.

Conheça todos os conteúdos da parceria NOVA ESCOLA e Neoenergia

Abaixo você confere a relação dos materiais e suas respectivas datas de publicação. Acompanhe todos os lançamentos na página especial do projeto Energia que Educa (clique aqui).

Aulas e cursos online
-
Aulas ao vivo e abertas ao público nas plataformas da NOVA ESCOLA

- Posteriormente, essas aulas serão editadas e contarão com materiais complementares para integrar o catálogo de cursos

- As aulas e os cursos oferecem certificados de participação

Tema Aula Curso
Energia - Como trabalhar a energia em projetos interdisciplinares no Fundamental 2 23/06 23/08
Mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável - Como desenvolver projetos com os alunos 30/06 08/09
Consumo consciente e eficiência energética - Como trabalhar a temática no ensino híbrido 12/07 30/9

Nova Escola Box
Seleção de conteúdos online com práticas inovadoras e sugestões de atividades para serem aplicadas em sala de aula:

- Como a filosofia e a ciência definiram o conceito de energia ao longo da história

- E-book: A matriz energética do Brasil

- Sugestão de atividade de Ciências: como funciona a captação de energia solar e como ela é ou pode vir a ser aplicada no cotidiano

- Sugestão de atividade de Geografia: As novas hidrelétricas brasileiras e seu impacto na matriz energética e no meio ambiente

- 4 inovações para gerar energia elétrica a partir de fontes renováveis

Trilha de cursos tutorada
Para 100 professores selecionados nas redes parceiras do Grupo Neoenergia.

E-book com as 10 práticas de maior destaque
Conheça as principais experiências realizadas pelos nossos cursistas neste projeto.

4 reportagens no site da NOVA ESCOLA
- Apresentação da parceria – 07/06

- Qual é o papel da Educação Ambiental num mundo em pandemia? – 07/07

- Como trabalhar Educação Ambiental para além das aulas de Ciências – 14/07

- Conheça todos os materiais do projeto da NOVA ESCOLA e da Neoenergia – 02/12

Parceiros

Aneel Coelba Celpe Cosern Elektro Neoenergia Distribuição Brasília

Tags

Guias

Tags

Guias