Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: fotocópias da entrevista impressa; fotocópias da atividade; computador com projetor multimídia.
Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e, assim, ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permita, ou também ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.
Dificuldades antecipadas: ausência de travessão ou aspas para sinalizar discurso direto/turnos de fala; identificar os sinais que marcam a troca do turno de fala; muitos alunos pensam a entrevista apenas como um diálogo aberto, mas ela possui uma estrutura como título, lide, comentário final etc.
Referências sobre o assunto: HOFFNAGEL, J.C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp.195 a 208.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: apresente aos alunos o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Apresente o slide com a imagem aos alunos. Caso já tenham trabalhado com a construção composicional do gênero entrevista previamente, use a imagem para relembrar as partes da entrevista. Caso seja o primeiro contato dos alunos com a construção composicional do gênero, use a imagem para apresentar brevemente aos alunos os elementos que compõem a entrevista.
- Caso não disponha de recursos tecnológicos, imprima a imagem disponível no slide e distribua fotocópias para os alunos.
- Diga aos alunos que vão analisar a estrutura de uma entrevista mais profundamente.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Divida a sala em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.
- Distribua para cada grupo uma entrevista impressa. (Fonte: “‘O Touro Ferdinando foi meu filme mais difícil, mas é um dos mais emocionantes’, diz Carlos Saldanha”. Rodrigo Fonseca, disponível em https://www.omelete.com.br/filmes/o-touro-ferdinando-foi-meu-filme-mais-dificil-mas-e-um-dos-mais-emocionantes-diz-carlos-saldanha. Acesso em: 13 set. 2018.)
- Distribua também um roteiro de perguntas para cada grupo (disponível nos Materias Complementares).
- Explique que os alunos devem responder ao roteiro de perguntas a partir da leitura do texto. Para melhor aproveitamento do tempo, peça que primeiro leiam o roteiro e depois analisem as entrevistas já colhendo as respostas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Como encerramento da atividade, faça uma verificação da atividade com toda a classe, de modo a coletar as observações feitas pelos alunos e a complementá-las, se necessário. Cheque as respostas com as sugestões feitas na Resolução da Atividade.