13807
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Apresentação do entrevistado e turnos de fala em uma entrevista

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre o gênero entrevista

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Cristovão De Macedo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: fotocópias da entrevista impressa; fotocópias da atividade; computador com projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e, assim, ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permita, ou também ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: ausência de travessão ou aspas para sinalizar discurso direto/turnos de fala; identificar os sinais que marcam a troca do turno de fala; muitos alunos pensam a entrevista apenas como um diálogo aberto, mas ela possui uma estrutura como título, lide, comentário final etc.

Referências sobre o assunto: HOFFNAGEL, J.C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp.195 a 208.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: apresente aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide com a imagem aos alunos. Caso já tenham trabalhado com a construção composicional do gênero entrevista previamente, use a imagem para relembrar as partes da entrevista. Caso seja o primeiro contato dos alunos com a construção composicional do gênero, use a imagem para apresentar brevemente aos alunos os elementos que compõem a entrevista.
  • Caso não disponha de recursos tecnológicos, imprima a imagem disponível no slide e distribua fotocópias para os alunos.
  • Diga aos alunos que vão analisar a estrutura de uma entrevista mais profundamente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.
  • Distribua para cada grupo uma entrevista impressa. (Fonte: “‘O Touro Ferdinando foi meu filme mais difícil, mas é um dos mais emocionantes’, diz Carlos Saldanha”. Rodrigo Fonseca, disponível em https://www.omelete.com.br/filmes/o-touro-ferdinando-foi-meu-filme-mais-dificil-mas-e-um-dos-mais-emocionantes-diz-carlos-saldanha. Acesso em: 13 set. 2018.)
  • Distribua também um roteiro de perguntas para cada grupo (disponível nos Materias Complementares).
  • Explique que os alunos devem responder ao roteiro de perguntas a partir da leitura do texto. Para melhor aproveitamento do tempo, peça que primeiro leiam o roteiro e depois analisem as entrevistas já colhendo as respostas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Como encerramento da atividade, faça uma verificação da atividade com toda a classe, de modo a coletar as observações feitas pelos alunos e a complementá-las, se necessário. Cheque as respostas com as sugestões feitas na Resolução da Atividade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero entrevista e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: fotocópias da entrevista impressa; fotocópias da atividade; computador com projetor multimídia.

Informações sobre o gênero: a entrevista é um gênero de caráter interacional, geralmente entre duas pessoas, organizado em turnos com uma pequena introdução sobre o entrevistado e o tema. O intercâmbio pode ser registrado em áudio e/ou vídeo e, assim, ser exibido nos suportes em que a linguagem audiovisual permita, ou também ser posteriormente transcrita e editada para publicação por escrito. A entrevista ainda pode ser feita com a interação já por escrito (por e-mail, por exemplo). O objetivo desse gênero é obter informações sobre a pessoa entrevistada ou sobre um tema/fato que a envolva. Para mais informações sobre o gênero: MEDINA, C. Entrevista: o diálogo possível. São Paulo: Ática, 1986.

Dificuldades antecipadas: ausência de travessão ou aspas para sinalizar discurso direto/turnos de fala; identificar os sinais que marcam a troca do turno de fala; muitos alunos pensam a entrevista apenas como um diálogo aberto, mas ela possui uma estrutura como título, lide, comentário final etc.

Referências sobre o assunto: HOFFNAGEL, J.C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONISIO, A.P.; MACHADO, A.R.; BEZERRA, M.A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, pp.195 a 208.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: apresente aos alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide com a imagem aos alunos. Caso já tenham trabalhado com a construção composicional do gênero entrevista previamente, use a imagem para relembrar as partes da entrevista. Caso seja o primeiro contato dos alunos com a construção composicional do gênero, use a imagem para apresentar brevemente aos alunos os elementos que compõem a entrevista.
  • Caso não disponha de recursos tecnológicos, imprima a imagem disponível no slide e distribua fotocópias para os alunos.
  • Diga aos alunos que vão analisar a estrutura de uma entrevista mais profundamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em pequenos grupos de 3 a 4 alunos.
  • Distribua para cada grupo uma entrevista impressa. (Fonte: “‘O Touro Ferdinando foi meu filme mais difícil, mas é um dos mais emocionantes’, diz Carlos Saldanha”. Rodrigo Fonseca, disponível em https://www.omelete.com.br/filmes/o-touro-ferdinando-foi-meu-filme-mais-dificil-mas-e-um-dos-mais-emocionantes-diz-carlos-saldanha. Acesso em: 13 set. 2018.)
  • Distribua também um roteiro de perguntas para cada grupo (disponível nos Materias Complementares).
  • Explique que os alunos devem responder ao roteiro de perguntas a partir da leitura do texto. Para melhor aproveitamento do tempo, peça que primeiro leiam o roteiro e depois analisem as entrevistas já colhendo as respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Como encerramento da atividade, faça uma verificação da atividade com toda a classe, de modo a coletar as observações feitas pelos alunos e a complementá-las, se necessário. Cheque as respostas com as sugestões feitas na Resolução da Atividade.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano