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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso do G ou J

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre uso do G ou J

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover atividades de investigação acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.

Materiais necessários: Retroprojetor, atividades xerocopiadas, quadro, dicionário e caderno.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os aprendizes ainda façam trocas do grafema G por J por sentirem dificuldades no domínio do conhecimento sobre as regularidades e irregularidades trabalhadas quanto à grafia do fonema /ž/ (som Gê).

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Converse com a classe que eles farão uma atividade de investigação acerca da escrita de algumas palavras em contextos regulares e irregulares para verificarem se as mesmas se escrevem com g ou j. Para isso, poderão fazer uso do dicionário.
.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Professor, trabalhar com “erros de propósito” é muito construtivo no desenvolvimento do estudante, pois ele poderá colocar em prática suas reflexões e conclusões.

  • Organize os alunos em duplas. Os agrupamentos devem ser organizados de maneira planejada, intencional e criteriosa.

Exemplo: Agrupe os aprendizes que apresentam hipóteses diferentes, mas próximas sobre leitura e escrita. O ideal para esta atividade é que os dois tenham um nível de conhecimento próximo com habilidades distintas no que se refere à ortografia e à coesão de texto.
Acompanhe o trabalho para que os integrantes troquem informações e se ajudem durante o processo.

  • Chame os alunos, em ordem aleatória, para lerem o texto em voz alta para a classe.
  • Designe trechos curtos para não haver espaço para os demais se dispersarem.
  • Se algum estudante sentir dificuldades para ler, não permita que ele fique para trás, incentive-o a prosseguir.
  • No final, faça você uma leitura do texto em voz alta para a classe se inteirar do assunto.

Materiais complementares: Clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Professor, trabalhar com “erros de propósito” é muito construtivo no desenvolvimento do estudante, pois ele poderá colocar em prática suas reflexões e conclusões.

  • Organize os alunos em duplas. Os agrupamentos devem ser organizados de maneira planejada, intencional e criteriosa.

Exemplo: Agrupe os aprendizes que apresentam hipóteses diferentes, mas próximas sobre leitura e escrita. O ideal para esta atividade é que os dois tenham um nível de conhecimento próximo com habilidades distintas no que se refere à ortografia e à coesão de texto.
Acompanhe o trabalho para que os integrantes troquem informações e se ajudem durante o processo.

  • Chame os alunos, em ordem aleatória, para lerem o texto em voz alta para a classe.
  • Designe trechos curtos para não haver espaço para os demais se dispersarem.
  • Se algum estudante sentir dificuldades para ler, não permita que ele fique para trás, incentive-o a prosseguir.
  • No final, faça você professor uma leitura do texto em voz alta para a classe se inteirar do assunto.

Materiais complementares: Clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Leia o enunciado da atividade para a classe e faça as devidas orientações incentivando o uso autônomo do dicionário.
  • Instrua-os sobre a importância do uso do dicionário para que avancemos em nossos conhecimentos sobre as irregularidades acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê).
  • Utilize a palavra “viajem” como exemplo e demonstre a necessidade de estarmos atentos para tomar o significado (das palavras) como critério para a consulta ortográfica.

Exemplo: É comum termos dúvida em relação ao uso da palavra viagem ou viajem. Sempre quando vamos escrever, ficamos na incógnita: escrevo com “g” ou com “j”? Toda vez que viagem for um substantivo e indicar o ato de viajar, deverá ser escrito com “g”, como: “A viagem que você irá fazer demora bastante.”. Quando se tratar de um verbo e estiver conjugado, deverá ser escrito com “j”, como: “Espero que vocês viajem com segurança!”.

  • Esteja atento para oferecer dicas e incentivos durante o processo da escrita.

Materiais complementares: Clique aqui para impressão da atividade e aqui para resolução.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Direcione os estudantes quanto ao que está sendo pedido na atividade.
  • Se julgar necessário, cite exemplos acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.
  • Caminhe pela sala e verifique quais alunos ainda apresentam dificuldades quanto ao grafema das palavras.

Materiais complementares: Clique aqui para atividade de impressão. (Resposta pessoal)

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é promover atividades de investigação acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.

Materiais necessários: Retroprojetor, atividades xerocopiadas, quadro, dicionário e caderno.

Dificuldades antecipadas: É esperado que os aprendizes ainda façam trocas do grafema G por J por sentirem dificuldades no domínio do conhecimento sobre as regularidades e irregularidades trabalhadas quanto à grafia do fonema /ž/ (som Gê).

Referências sobre o assunto: NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: Ensinar e Aprender. São Paulo: Ática, 1998.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Converse com a classe que eles farão uma atividade de investigação acerca da escrita de algumas palavras em contextos regulares e irregulares para verificarem se as mesmas se escrevem com g ou j. Para isso, poderão fazer uso do dicionário.
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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Professor, trabalhar com “erros de propósito” é muito construtivo no desenvolvimento do estudante, pois ele poderá colocar em prática suas reflexões e conclusões.

  • Organize os alunos em duplas. Os agrupamentos devem ser organizados de maneira planejada, intencional e criteriosa.

Exemplo: Agrupe os aprendizes que apresentam hipóteses diferentes, mas próximas sobre leitura e escrita. O ideal para esta atividade é que os dois tenham um nível de conhecimento próximo com habilidades distintas no que se refere à ortografia e à coesão de texto.
Acompanhe o trabalho para que os integrantes troquem informações e se ajudem durante o processo.

  • Chame os alunos, em ordem aleatória, para lerem o texto em voz alta para a classe.
  • Designe trechos curtos para não haver espaço para os demais se dispersarem.
  • Se algum estudante sentir dificuldades para ler, não permita que ele fique para trás, incentive-o a prosseguir.
  • No final, faça você uma leitura do texto em voz alta para a classe se inteirar do assunto.

Materiais complementares: Clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução.

Slide Plano Aula

Orientações: Professor, trabalhar com “erros de propósito” é muito construtivo no desenvolvimento do estudante, pois ele poderá colocar em prática suas reflexões e conclusões.

  • Organize os alunos em duplas. Os agrupamentos devem ser organizados de maneira planejada, intencional e criteriosa.

Exemplo: Agrupe os aprendizes que apresentam hipóteses diferentes, mas próximas sobre leitura e escrita. O ideal para esta atividade é que os dois tenham um nível de conhecimento próximo com habilidades distintas no que se refere à ortografia e à coesão de texto.
Acompanhe o trabalho para que os integrantes troquem informações e se ajudem durante o processo.

  • Chame os alunos, em ordem aleatória, para lerem o texto em voz alta para a classe.
  • Designe trechos curtos para não haver espaço para os demais se dispersarem.
  • Se algum estudante sentir dificuldades para ler, não permita que ele fique para trás, incentive-o a prosseguir.
  • No final, faça você professor uma leitura do texto em voz alta para a classe se inteirar do assunto.

Materiais complementares: Clique aqui para impressão do texto e aqui para resolução.

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Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Leia o enunciado da atividade para a classe e faça as devidas orientações incentivando o uso autônomo do dicionário.
  • Instrua-os sobre a importância do uso do dicionário para que avancemos em nossos conhecimentos sobre as irregularidades acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê).
  • Utilize a palavra “viajem” como exemplo e demonstre a necessidade de estarmos atentos para tomar o significado (das palavras) como critério para a consulta ortográfica.

Exemplo: É comum termos dúvida em relação ao uso da palavra viagem ou viajem. Sempre quando vamos escrever, ficamos na incógnita: escrevo com “g” ou com “j”? Toda vez que viagem for um substantivo e indicar o ato de viajar, deverá ser escrito com “g”, como: “A viagem que você irá fazer demora bastante.”. Quando se tratar de um verbo e estiver conjugado, deverá ser escrito com “j”, como: “Espero que vocês viajem com segurança!”.

  • Esteja atento para oferecer dicas e incentivos durante o processo da escrita.

Materiais complementares: Clique aqui para impressão da atividade e aqui para resolução.

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Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Direcione os estudantes quanto ao que está sendo pedido na atividade.
  • Se julgar necessário, cite exemplos acerca da representação do fonema /ž/ (som Gê) em contextos regulares e irregulares.
  • Caminhe pela sala e verifique quais alunos ainda apresentam dificuldades quanto ao grafema das palavras.

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