Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Deixe que os alunos leiam o diálogo apresentado e depois questione a turma sobre a quantidade de figurinhas de cada menino. Após as conclusões, questione os alunos sobre o resultado obtido.
Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem adições com o zero em uma das parcelas.
Discuta com a turma:
- Quantas figurinhas cada um dos meninos tem hoje?
- Como representamos a ausência de quantidade?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Deixe que a turma leia a proposta da atividade e oriente para que observem atentamente a pontuação de cada jogador no dominó. Dê um tempo para que os alunos leiam e compreendam cada questão proposta a partir da análise das peças do dominó. Peça que calculem os pontos de cada um dos jogadores e então preencham o quadro. Através da análise dos pontos, eles deverão responder qual foi o jogador que venceu com a maior pontuação na soma das peças.
Propósito: Levar os alunos a perceberem o padrão de regularidade presente em todas as somas que envolvem o número zero.
Discuta com a turma:
- Alguém percebeu algo em comum nas peças de todos os jogadores?
- Apenas observando, dá para ter uma ideia de qual deles conseguiu a maior pontuação?
- O que aconteceria com a pontuação se todos tivessem 10 pontos na segunda peça?
- E se todos tivessem um 0 na segunda peça, como ficaria a pontuação?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)
Orientação: Deixe que a turma leia a proposta da atividade e oriente para que observem atentamente a pontuação de cada jogador no dominó. Dê um tempo para que os alunos leiam e compreendam cada questão proposta a partir da análise das peças do dominó. Peça que calculem os pontos de cada um dos jogadores e então preencham o quadro. Através da análise dos pontos, eles deverão responder qual foi o jogador que venceu com a maior pontuação na soma das peças.
Propósito: Levar os alunos a perceberem o padrão de regularidade presente em todas as somas que envolvem o número zero.
Discuta com a turma:
- Alguém percebeu algo em comum nas peças de todos os jogadores?
- Apenas observando, dá para ter uma ideia de qual deles conseguiu a maior pontuação?
- O que aconteceria com a pontuação se todos tivessem 10 pontos na segunda peça?
- E se todos tivessem um 0 na segunda peça, como ficaria a pontuação?
Materiais complementares:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Acompanhe com a turma as somas dos pontos das peças de cada jogador. Verifique se todos conseguiram realizar as somas e fazer os registros com os resultados no quadro. Verifique se os alunos descobriram, através das somas dos pontos, quem foi o vencedor. Depois, questione a turma sobre a percepção de alguma regularidade que ocorreu em todas as somas que eles fizeram.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discuta com a turma:
- Alguém calculou a soma dos pontos de outra maneira? Como?
- Há algum padrão quando somamos um determinado número com o zero?
- Isso ocorre com qualquer outro número?
- Se Cauê tivesse tirado 10 pontos na primeira e 12 na segunda peça, seus pontos se alterariam?
- Alguém percebeu algo que se repetia em todas as somas? O quê?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Acompanhe com a turma as somas dos pontos das peças de cada jogador. Verifique se todos conseguiram realizar as somas e fazer os registros com os resultados no quadro. Verifique se os alunos descobriram, através das somas dos pontos, quem foi o vencedor. Depois, questione a turma sobre a percepção de alguma regularidade que ocorreu em todas as somas que eles fizeram.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discuta com a turma:
- Alguém calculou a soma dos pontos de outra maneira? Como?
- Há algum padrão quando somamos um determinado número com o zero?
- Isso ocorre com qualquer outro número?
- Se Cauê tivesse tirado 10 pontos na primeira e 12 na segunda peça, seus pontos se alterariam?
- Alguém percebeu algo que se repetia em todas as somas? O quê?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientação: Acompanhe com a turma as somas dos pontos das peças de cada jogador. Verifique se todos conseguiram realizar as somas e fazer os registros com os resultados no quadro. Verifique se os alunos descobriram, através das somas dos pontos, quem foi o vencedor. Depois, questione a turma sobre a percepção de alguma regularidade que ocorreu em todas as somas que eles fizeram.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discuta com a turma:
- Alguém calculou a soma dos pontos de outra maneira? Como?
- Há algum padrão quando somamos um determinado número com o zero?
- Isso ocorre com qualquer outro número?
- Se Cauê tivesse tirado 10 pontos na primeira e 12 na segunda peça, seus pontos se alterariam?
- Alguém percebeu algo que se repetia em todas as somas? O quê?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Ler com a turma a sistematização dos conceitos trabalhados nesta aula.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que acontece quando temos uma certa quantidade e não acrescentamos o valor?
Material complementar:
Sugestão de Leitura: No trabalho com os padrões de regularidade presentes nas operações, faz-se necessário o uso da memorização, a fim de que a criança reconheça os padrões e seja capaz de generalizá-los. Para saber mais sobre a melhor forma de trabalhar com a memorização em sala de aula, leia o artigo da Revista Nova Escola, sobre os resultados de memória que são essenciais aos procedimentos de cálculo.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a aprendizagem da aula e exemplifique os conceitos através das imagens das caixas de ovos.
Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura, interpretação e resolução. Se possível, peça para os alunos pintarem a tampinha de azul e vermelho, caso a impressão/cópia seja preto e branco.
Propósito: Avaliar se o aluno atingiu o objetivo proposto para esta aula.
Discuta com a turma:
- Qual seria a tampinha que possibilita maior chance de vencer a disputa?
- E se cada um tirasse as três tampinhas da mesma cor, quais seriam as pontuações possíveis?
- Se uma das tampinhas retiradas for preta, de que cor devem ser as outras duas para que se obtenha a maior pontuação?
Materiais complementares:
Atividade Complementar
Atividade de Raio X
Resolução da Atividade Complementar
Resolução da Atividade do Raio X