Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Deixe que os alunos leiam a questão apresentada e levantem suas hipóteses de resolução. Eles podem resolver mentalmente ou fazer registros de formas variadas. Após as conclusões, questione os alunos sobre o resultado obtido.
Resolução:
6 + 6 + 6 + 6 + 6 =
5 X 6 = 30 ou 6 X 5 = 30
Explicar que ao inverter a ordem dos fatores na multiplicação, o produto não se altera.
Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem o uso da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Como podemos encontrar o resultado?
- Como você representaria esse cálculo?
- O resultado mudaria se você invertesse os fatores? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Com a turma reunida em duplas, apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. É importante enfatizar que na figura só aparece um lado do trem, mas que existem as janelas do outro lado dos vagões e peça que se atentem ao enunciado quanto aos lugares dispostos em cada vagão. Deixe que as duplas discutam sobre seus raciocínios e elaborem estratégias de resolução, fazendo seus registros no caderno. Acompanhe a resolução das duplas e, assim que descobrirem a capacidade de cada vagão, oriente para que pensem em outras formas para multiplicar e descobrir a capacidade total de passageiros para resolver a segunda questão da atividade.
Propósito: Utilizar as propriedades comutativa e associativa da multiplicação e reconhecê-las como um padrão de regularidade ao notar que a ordem dos fatores não altera o produto.
Discuta com a turma:
- Conseguiram imaginar quantos lugares cabem em cada fileira de cada vagão?
- Como vocês descobriram a quantidade de passageiros que cabem em cada vagão?
- Como podemos representar esse cálculo?
- Qual a outra forma que vocês utilizaram para calcular a capacidade total do trem, diferente do cálculo feito por João?
- Na viagem de volta, o trem estará seguindo na direção contrária. Neste caso, a multiplicação para saber o total de passageiros se altera?
Materiais complementares
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Sabemos que na sala de aula, as crianças apresentam formas diferentes de registro. Para saber mais sobre como aproveitar esses registros dos alunos, leia o artigo da revista Nova Escola, que traz informações sobre as diferentes formas de registro utilizadas pelas crianças:
Discussão de soluções
Tempo sugerido:15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Relembre com os alunos a quantidade de lugares que havia em cada janela de cada vagão e mostre que é preciso calcular os lugares dos dois lados. Confira o que calcularam e escreva os registros no quadro, apresentando as formas possíveis de resolução para a turma. Nessa questão é possível evidenciar o uso da propriedade associativa da multiplicação como uma regularidade, pois em todas as formas de cálculo apresentadas foi possível perceber que podemos associar dois fatores em qualquer posição na multiplicação e depois multiplicar com o fator restante, não alterando o resultado final.
Propósito: Discutir as hipóteses de solução apresentadas pelas duplas e apresentar as conclusões à turma, enfatizando e relembrando com os alunos a regularidade presente no uso das propriedades da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Quantas janelas havia em cada lado do vagão?
- Quantos lugares em cada janela?
- Como vocês fizeram para calcular os lugares dispostos em cada lado do vagão?
- Se o vagão tem dois lados, então quantos lugares seriam?
- O que vocês puderam perceber nos cálculos? Algo acontecem em todos os cálculos? O que você pensa sobre isso?
Material Complementar:
Para aprofundar o trabalho com a multiplicação e tornar o trabalho mais lúdico, leia o artigo da revista Nova Escola, que traz algumas opções de jogos que ensinam a turma a multiplicar de uma forma divertida:
Discussão de soluções
Tempo sugerido:15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Relembre com os alunos a quantidade de lugares que havia em cada janela de cada vagão e mostre que é preciso calcular os lugares dos dois lados. Confira o que calcularam e escreva os registros no quadro, apresentando as formas possíveis de resolução para a turma. Nessa questão é possível evidenciar o uso da propriedade associativa da multiplicação como uma regularidade, pois em todas as formas de cálculo apresentadas foi possível perceber que podemos associar dois fatores em qualquer posição na multiplicação e depois multiplicar com o fator restante, não alterando o resultado final.
Propósito: Discutir as hipóteses de solução apresentadas pelas duplas e apresentar as conclusões à turma, enfatizando e relembrando com os alunos a regularidade presente no uso das propriedades da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Quantas janelas havia em cada lado do vagão?
- Quantos lugares em cada janela?
- Como vocês fizeram para calcular os lugares dispostos em cada lado do vagão?
- Se o vagão tem dois lados, então quantos lugares seriam?
- O que vocês puderam perceber nos cálculos? Algo acontecem em todos os cálculos? O que você pensa sobre isso?
Discussão de soluções
Tempo sugerido:15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientação: Relembre com os alunos a quantidade de lugares que havia em cada janela de cada vagão e mostre que é preciso calcular os lugares dos dois lados. Confira o que calcularam e escreva os registros no quadro, apresentando as formas possíveis de resolução para a turma. Nessa questão é possível evidenciar o uso da propriedade associativa da multiplicação como uma regularidade, pois em todas as formas de cálculo apresentadas foi possível perceber que podemos associar dois fatores em qualquer posição na multiplicação e depois multiplicar com o fator restante, não alterando o resultado final.
Propósito: Discutir as hipóteses de solução apresentadas pelas duplas e apresentar as conclusões à turma, enfatizando e relembrando com os alunos a regularidade presente no uso das propriedades da multiplicação.
Discuta com a turma:
- Quantas janelas havia em cada lado do vagão?
- Quantos lugares em cada janela?
- Como vocês fizeram para calcular os lugares dispostos em cada lado do vagão?
- Se o vagão tem dois lados, então quantos lugares seriam?
- O que vocês puderam perceber nos cálculos? Algo acontecem em todos os cálculos? O que você pensa sobre isso?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a aprendizagem da aula e ilustrar com as moedas, questionando se os alunos compreendem a comutatividade como uma regularidade da multiplicação.
Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura, interpretação e resolução da mesma.
Propósito: Avaliar se o aluno atingiu o objetivo proposto para esta aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos calcular a quantidade de bananas consumidas diariamente no zoológico, sem utilizar a adição?
- Seria possível calcular, na mesma operação, a quantidade de bananas diárias e semanais de que o zoológico necessita?
- O que vocês notaram nos cálculos do item A e B?
Materiais complementares:
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar