Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

Objeto de conhecimento relacionado

  • Resolução de problemas envolvendo adição e subtração e estimativas da ordem de grandeza de resultados.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Efetuar adições e subtrações com algoritmo convencional ou recorrendo a um procedimento pessoal.
  • Resolver e formular problemas de adição e subtração recorrendo a um procedimento pessoal ou convencional.
  • Estimar a ordem de grandeza do resultado de uma adição ou de uma subtração.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Compreender as ideias associadas à adição e subtração, entender a estrutura dos algoritmos convencionais para efetuar tais cálculos e usar, sempre que necessário, estratégias pessoais de cálculo é tão importante quanto resolver problemas com números naturais envolvendo tais operações. Contudo, é muito importante que os estudantes tenham oportunidade de tornarem-se verdadeiros produtores de situações problema. Neste caso, eles passam de meros reprodutores de procedimentos para membros ativos da construção de contextos, simultaneamente ao desenvolvimento das operações matemáticas envolvidas. Espera-se fluência na realização de adições e subtrações com números naturais até o final do 4º ano. Sugerimos realizar propostas envolvendo situações de compra e venda, troco e desconto.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 4º ano - Item 3 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de resolver problemas que envolvam adição e/ou subtração com números naturais.

Plano de aula: Estratégias de Cálculo - Subtração (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Estratégias de Cálculo - Subtração, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Utilizar as ideias da subtração para ampliar estratégias de cálculo.

Plano de aula: Elaboração e Resolução de Problemas com o Jogo Cartas Matemáticas (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Elaboração e Resolução de Problemas com o Jogo Cartas Matemáticas, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivos de aprendizagem:

  • Elaborar problemas envolvendo múltiplos de 10.
  • Utilizar diferentes estratégias de cálculo mental para resolver problemas e cálculos.
  • Comparar estratégias e refletir sobre facilidades e pontos que necessitam de mais atenção.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática