Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_11ALG10
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Calculadora
Materiais manipulativos (botões, palitos, milho, moedas…)
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Google documentos
Jogo online: Tabuada do Dino
Jogo online: Factor
Um novo jeito de ensinar a tabuada
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
Apesar de o foco do plano ser na atividade principal, é interessante compartilhar com os alunos a situação problema, dessa forma, você poderá verificar a compreensão dos alunos sobre as ideias da multiplicação e os alunos podem começar a pensar sobre o assunto. Você pode enviar a situação por WhatsApp através de print da imagem antes da aula como se fosse um desafio. Os alunos podem resolver a situação problema e discutir entre eles sobre as soluções que encontraram.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é Identificar o zero como elemento nulo como um padrão de regularidade da multiplicação e efetuar multiplicações que envolvem o zero como elemento nulo, reconhecendo a regularidade presente nestas situações.
Os alunos precisam ter acesso ao enunciado da atividade principal e uma calculadora. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides 4 a 6 para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a resolvam em conjunto. Você pode pedir que conversem entre si, abrindo os microfones ou no bate-papo para registrar suas opiniões, analisando os cálculos de cada um dos personagens e conclusões. Os alunos devem anotar os pontos principais da atividade em seus cadernos. Caso esteja em uma aula síncrona ou assíncrona por WhatsApp, nesta atividade, o compartilhamento dos slides não é necessário, você pode gravar um vídeo explicando a situação problema. Os dados e questionamentos podem ser enviados em forma de texto ou áudio para que os alunos as copiem no caderno. Caso não seja possível gravar o vídeo, apresente a situação e os questionamentos em forma de texto ou de áudio e deixe que os alunos registrem os suas conclusões em seus cadernos. Realize os questionamentos um a um para que dê tempo para que eles os resolvam. Se for possível peça que compartilhem os resultados que encontraram e suas estratégias de resolução com um colega pelo WhatsApp antes de compartilhar com a turma para que possam discutir um pouco a forma de elaboração.
Discussão da solução
Antes de exibir os slides com as soluções, peça que os alunos compartilhem as suas resoluções, estratégias e respostas por meio de texto, imagem ou áudio. Se tiverem realizado no caderno, peça que fotografem as resoluções. Compartilhe então os slides de 7 a 9 ao vivo ou por print. Os alunos devem observar as soluções de cada um dos slides e comparar com as suas ou a dos grupos. Os alunos podem gravar áudios ou enviar por textos concordando, discordando das resoluções dos slides a partir da comparação com os seus.
Encerramento
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem as informações no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma de suas descobertas sobre o assunto. Você pode disponibilizar um documento coletivo compartilhado para que escrevam e acrescentem as suas conclusões.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal por videoconferência, WhatsApp ou similar. Há também atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização. Você pode enviá-las todas ou escolher as que mais se adequam a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser compartilhando estratégias para a resolução da situação problema. Os alunos podem gravar ou anotar as diferentes estratégias propostas por seus familiares. Dessa forma, poderão criar e registrar um repertório de estratégias.