Habilidade focal relacionada
(EF07MA13) Compreender a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, diferenciando-a da ideia de incógnita.
(EF07MA15) Utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas.
Objeto de conhecimento relacionado
- Linguagem algébrica: variável e incógnita.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Compreender o conceito de variável e de incógnita em situações contextualizadas.
- Distinguir os conceitos de variável e de incógnita.
- Aplicar os conceitos de variável e de incógnita, usando letras ou símbolos para modelar a relação entre duas grandezas e equações de 1º grau.
- Reconhecer a regra de formação de sequências numéricas.
- Utilizar variáveis para descrever a regra de formação de sequências numéricas.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- Não há.
Comentários para os professores
A habilidade implica entender que há sentidos diferentes para as letras em Álgebra, assim, ao resolver uma equação, temos a letra como incógnita, isto é, representando um valor desconhecido temporariamente e que se torna conhecido assim que a equação é resolvida. Já na expressão y = 2n, que representa a forma genérica de todos os números pares, com n sendo um número natural, a letra é uma variável, uma vez que pode ser substituída por qualquer número natural a partir do zero.
Já na habilidade EF07MA15, utilizar a simbologia algébrica para expressar regularidades encontradas em sequências numéricas envolve a capacidade de o estudante de perceber e representar o padrão de uma sequência usando os símbolos aritméticos e as letras que são características das escritas algébricas. Nesse caso, deverá ser capaz de identificar que a escrita algébrica generaliza a regularidade percebida na sequência numérica permitindo representar qualquer elemento da sequência, quando, por exemplo, ao observar a sequência 0, 2, 4, 6, 8, 10, identificamos que um novo elemento da sequência a partir do zero é obtido pela multiplicação do anterior por 2. Assim, podemos escrever 2n como a expressão da regularidade observada na sequência.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Plano de aula: Sequências e Expressões Algébricas (x/a) (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Sequências e Expressões Algébricas (x/a), produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Descrever por meio de linguagem algébrica uma expressão geral para representar uma sequência decrescente e depois encontrar a ordem de um termo desta sequência.
Plano de aula: Figuras Geométricas e a Propriedade Distributiva (extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Figuras Geométricas e a Propriedade Distributiva, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Utilizar a propriedade distributiva em situações diversas atribuindo valores numéricos a letras.