Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Deixe que os alunos leiam a questão apresentada e levantem suas hipóteses de resolução. Eles podem resolver mentalmente ou fazer registros de formas variadas. Após as conclusões, questione os alunos sobre o resultado obtido e apresente a resolução no quadro. Após as discussões com a turma sobre o zero na adição, mostre que, uma maneira fácil de resolver é “desconsiderar” os zeros, que, ao serem somados, continuarão sendo zero e, mentalmente, somar o 1 + 2 + 3 = 6, colocando o zero na ordem das unidades, teremos o 60 como resultado.
Resolução: 10 + 20 + 30 = 60 cupcakes.
Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem o zero em operações de adição.
Discuta com a turma:
- Podemos resolver mentalmente?
- Qual foi a forma mais rápida que vocês encontraram para calcular?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Nesta aula, será preciso que todos os alunos tenham levado uma calculadora para a sala de aula. Primeiramente, deixe que os alunos leiam o enunciado com a proposta da atividade. É necessário que você faça uma breve explicação sobre o uso da calculadora, caso algumas crianças ainda não tenham familiaridade com o uso deste objeto. Mostre a função de cada um dos botões e faça alguns cálculos com eles para que se familiarizem com o recurso que será utilizado. Peça que os alunos façam o cálculo proposto e digam qual foi o resultado obtido. Depois, eles deverão continuar a atividade, pressionando o botão com o sinal de = por 5 vezes, observando e anotando no caderno os números que vão aparecendo no visor da calculadora. Após a atividade com a calculadora, peça que os alunos resolvam mais alguns algoritmos de adição, envolvendo sempre a soma com o zero em uma das parcelas ou em ambas, para que apliquem e reforcem a ideia do zero como elemento neutro enquanto um padrão de regularidade.
Propósito: Identificar, através de operações de adição, o uso do zero como elemento neutro, reconhecendo as regularidades presentes em todas as adições do zero com outro algarismo ou do zero com ele mesmo.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem uma calculadora?
- Alguém teve números diferentes destes no visor de sua calculadora?
- E o que podemos observar que estes números da sequência têm em comum?
- Por que vocês acham que estes números apareceram no visor após pressionarem o sinal de igual?
- E daria para dizer quais seriam os próximos números desta sequência?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Nesta aula, será preciso que todos os alunos tenham levado uma calculadora para a sala de aula. Primeiramente, deixe que os alunos leiam o enunciado com a proposta da atividade. É necessário que você faça uma breve explicação sobre o uso da calculadora, caso algumas crianças ainda não tenham familiaridade com o uso deste objeto. Mostre a função de cada um dos botões e faça alguns cálculos com eles para que se familiarizem com o recurso que será utilizado. Peça que os alunos façam o cálculo proposto e digam qual foi o resultado obtido. Depois, eles deverão continuar a atividade, pressionando o botão com o sinal de = por 5 vezes, observando e anotando no caderno os números que vão aparecendo no visor da calculadora. Após a atividade com a calculadora, peça que os alunos resolvam mais alguns algoritmos de adição, envolvendo sempre a soma com o zero em uma das parcelas ou em ambas, para que apliquem e reforcem a ideia do zero como elemento neutro enquanto um padrão de regularidade.
Propósito: Identificar, através de operações de adição, o uso do zero como elemento neutro, reconhecendo as regularidades presentes em todas as adições do zero com outro algarismo ou do zero com ele mesmo.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem uma calculadora?
- Alguém teve números diferentes destes no visor de sua calculadora?
- E o que podemos observar que estes números da sequência têm em comum?
- Por que vocês acham que estes números apareceram no visor após pressionarem o sinal de igual?
- E daria para dizer quais seriam os próximos números desta sequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Nesta aula, será preciso que todos os alunos tenham levado uma calculadora para a sala de aula. Primeiramente, deixe que os alunos leiam o enunciado com a proposta da atividade. É necessário que você faça uma breve explicação sobre o uso da calculadora, caso algumas crianças ainda não tenham familiaridade com o uso deste objeto. Mostre a função de cada um dos botões e faça alguns cálculos com eles para que se familiarizem com o recurso que será utilizado. Peça que os alunos façam o cálculo proposto e digam qual foi o resultado obtido. Depois, eles deverão continuar a atividade, pressionando o botão com o sinal de = por 5 vezes, observando e anotando no caderno os números que vão aparecendo no visor da calculadora. Após a atividade com a calculadora, peça que os alunos resolvam mais alguns algoritmos de adição, envolvendo sempre a soma com o zero em uma das parcelas ou em ambas, para que apliquem e reforcem a ideia do zero como elemento neutro enquanto um padrão de regularidade.
Propósito: Identificar, através de operações de adição, o uso do zero como elemento neutro, reconhecendo as regularidades presentes em todas as adições do zero com outro algarismo ou do zero com ele mesmo.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem uma calculadora?
- Alguém teve números diferentes destes no visor de sua calculadora?
- E o que podemos observar que estes números da sequência têm em comum?
- Por que vocês acham que estes números apareceram no visor após pressionarem o sinal de igual?
- E daria para dizer quais seriam os próximos números desta sequência?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 10)
Orientação: Questione os alunos sobre os resultados que conseguiram e registre no quadro os números que eles relatam ter visto nas calculadoras. Pergunte se havia algum padrão de regularidade e peça que as crianças expliquem, com suas palavras, o que notaram que estava ocorrendo com todos os números da sequência.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 10)
Orientação: Questione os alunos sobre os resultados que conseguiram e registre no quadro os números que eles relatam ter visto nas calculadoras. Pergunte se havia algum padrão de regularidade e peça que as crianças expliquem, com suas palavras, o que notaram que estava ocorrendo com todos os números da sequência.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discuta com a turma:
- Quem pode explicar por que nesta sequência alguns números terminam com zero e outros não?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 10)
Orientação: Questione os alunos sobre os resultados que conseguiram e registre no quadro os números que eles relatam ter visto nas calculadoras. Pergunte se havia algum padrão de regularidade e peça que as crianças expliquem, com suas palavras, o que notaram que estava ocorrendo com todos os números da sequência.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discuta com a turma:
- Quem pode explicar por que nesta sequência alguns números terminam com zero e outros não?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 10)
Orientação: Questione os alunos sobre os resultados que conseguiram e registre no quadro os números que eles relatam ter visto nas calculadoras. Pergunte se havia algum padrão de regularidade e peça que as crianças expliquem, com suas palavras, o que notaram que estava ocorrendo com todos os números da sequência.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as somas com o zero nas parcelas.
Discuta com a turma:
- Alguém utilizou outra forma para chegar ao resultado
- As operações que você recebeu de seu colega também apresentam essa regularidade?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a aprendizagem da aula e exemplifique os conceitos utilizando mais um exemplo com o auxílio da calculadora.
Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura, interpretação e resolução.
Propósito: Avaliar se o aluno atingiu o objetivo proposto para esta aula.
Discuta com a turma:
- Sem calcular, é possível estimar qual foi o item mais vendido no fim de semana?
- Alguém percebeu algo em comum nas somas dessas quantidades?
Materiais complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar