Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente a questão para a turma, questionando-os sobre a relação entre as peças de dominó. A soma dos pontos em todas as peças apresentadas é igual a 7, independentemente da ordem das parcelas na soma.
Propósito: Provocar a reflexão sobre as quantidades de pontos das peças, concluindo que a soma dos pontos dos dois lados não se altera, aliando a compreensão de regularidade à propriedade comutativa da adição.
Discuta com a turma:
- O que estas peças têm em comum?
- Que relação você consegue perceber entre os números totais de pontos de cada peça do dominó?
- O que podemos concluir com isso?
- Isso também ocorreria com outros valores em peças de dominó como essas? De que maneiras? Me diga algumas situações.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Leia a proposta da atividade com a turma e peça que, em duplas, discutam as hipóteses de resolução.
Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem o padrão de regularidade na sequência numérica e demonstrem quais estratégias estão utilizando para isso.
Discuta com a turma:
Existe algum padrão na quantidade de páginas que Joana leu com o passar dos dias?
O que esse padrão significa? Como esse padrão é formado?
Como você fez para descobrir quantas páginas João e Lucas leram em cada um dos dois dias?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da Atividade principal
Guia de intervenção
Leitura Complementar: Para saber a forma mais produtiva de agrupar seus alunos na sala, leia o artigo da Revista Nova Escola, que fala sobre agrupamentos em duplas, trios ou equipes, orientando como adequar cada forma de agrupamento às necessidades da sua turma.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Após as resoluções das duplas, proponha uma discussão sobre o padrão de regularidade percebido, perguntando quais estratégias utilizaram para descobrí-lo e registre as informações no quadro.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para descobrir quantas páginas Joana lê por dia?
- Alguém utilizou outra estratégia para descobrir a regularidade?
- Nos dois casos, a soma de páginas lidas corresponde ao total de páginas do livro?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Após as resoluções das duplas, proponha uma discussão sobre o padrão de regularidade percebido, perguntando quais estratégias utilizaram para descobrí-lo e registre as informações no quadro.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para descobrir quantas páginas Joana lê por dia?
- Alguém utilizou outra estratégia para descobrir a regularidade?
- Nos dois casos, a soma de páginas lidas corresponde ao total de páginas do livro?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5, 6 e 7)
Orientações: Após as resoluções das duplas, proponha uma discussão sobre o padrão de regularidade percebido, perguntando quais estratégias utilizaram para descobrí-lo e registre as informações no quadro.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Como vocês fizeram para descobrir quantas páginas Joana lê por dia?
- Alguém utilizou outra estratégia para descobrir a regularidade?
- Nos dois casos, a soma de páginas lidas corresponde ao total de páginas do livro?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a aprendizagem da aula, questionando se os alunos compreendem o conceito estudado na aula.
Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.