Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_11ALG09
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Calculadora
Materiais manipulativos (botões, palitos, milho, moedas…)
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Google documentos
Jogo online: Tabuada do Dino
Jogo online: Factor
Um novo jeito de ensinar a tabuada
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
Apesar de o foco do plano ser na atividade principal, é interessante compartilhar com os alunos a situação problema, dessa forma, você poderá verificar a compreensão dos alunos sobre as ideias da multiplicação e os alunos podem começar a pensar sobre o assunto. Você pode enviar a situação por WhatsApp através de print da imagem antes da aula como se fosse um desafio. Os alunos podem resolver a situação problema e discutir entre eles sobre as soluções que encontraram.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é Identificar o zero como elemento nulo como um padrão de regularidade da multiplicação e efetuar multiplicações que envolvem o zero como elemento nulo, reconhecendo a regularidade presente nestas situações.
Os alunos precisam ter acesso ao enunciado da atividade principal e uma calculadora. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides 4 a 6 para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a resolvam. Você pode pedir que conversem abrindo o seu microfone ou no bate-papo para registrar suas opiniões e conclusões. Você pode pedir que peguem os materiais manipulativos para efetuar os cálculos como a professora do slide. Caso esteja em uma aula síncrona ou assíncrona por WhatsApp, nesta atividade, o compartilhamento dos slides não é necessário, você pode gravar um vídeo explicando e dramatizando a situação problema. Os questionamentos podem ser enviados em forma de texto ou áudio para que os alunos as copiem no caderno. Caso não seja possível gravar o vídeo, apresente a situação e os questionamentos em forma de texto ou de áudio e deixe que os alunos registrem os suas conclusões em seus cadernos. Realize os questionamentos um a um para que dê tempo para que eles os resolvam. No slide 6, os alunos devem efetuar os cálculos de forma independente. Se for possível peça que compartilhem os resultados que encontraram com um colega pelo WhatsApp antes de compartilhar com a turma para que possam discutir um pouco a forma de elaboração.
Discussão da solução
Antes de exibir os slides com as soluções, peça que os alunos compartilhem as suas resoluções, estratégias e respostas através de texto, imagem ou áudio. Se tiverem realizado no caderno, peça que fotografem as resoluções. Compartilhe então os slides de 7 a 11 ao vivo ou por print. Os alunos devem observar as soluções de cada um dos slides e comparar com as suas o a dos grupos. Os alunos podem gravar áudios ou enviar por textos concordando, discordando das resoluções dos slides a partir da comparação com os seus.
Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem as informações no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma de suas descobertas sobre o assunto. Você pode disponibilizar um documento coletivo para que escrevam e acrescentem as suas conclusões.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal por videoconferência, WhatsApp ou similar. Há também atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização. Você pode enviá-las todas ou escolher as que mais se adéquam a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser compartilhando estratégias para a resolução da situação problema. Os alunos podem gravar ou anotar as diferentes estratégias propostas por seus familiares. Dessa forma, poderão criar e registrar um repertório de estratégias.