Para os Alunos
Plano de Aula
Plano de aula: O Zero na multiplicação
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sequências numéricas e geométricas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
- Identificar o zero como elemento nulo como um padrão de regularidade da multiplicação.
- Efetuar multiplicações que envolvem o zero como elemento nulo, reconhecendo a regularidade presente nestas situações.
Conceitos-chaves
- Padrões de regularidade do zero como elemento nulo da multiplicação.
Recursos necessários
- Data-show;
- Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
- Atividades impressas;
- Lápis, borracha, quadro, giz.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Identificar o zero como elemento nulo como um padrão de regularidade da multiplicação.
- Efetuar multiplicações que envolvem o zero como elemento nulo, reconhecendo a regularidade presente nestas situações.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Deixe que os alunos leiam o enunciado da atividade e oriente para que resolvam mentalmente ou utilizando o caderno para fazer os cálculos que julgarem necessários.
Resolução: 7 X 0 = 0 Portanto, ao final da semana não havia nenhum ovo.
Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem multiplicações com o zero.
Discuta com a turma:
- De que forma podemos resolver essa questão?
- Expliquem como vocês resolveram.
- E se tivesse passado mais tempo sem a galinha ter botado nenhum ovo, o resultado do cálculo mudaria?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Apresente a atividade à turma e deixe que os alunos realizem a leitura do enunciado. Se você tiver em sua sala de aula algum cartaz com a tabuada exposta aos alunos, pode utilizá-la para dar suporte. Reúna a turma em equipes de 5 alunos para que consigam juntos, com as mãos, representar a tabuada do zero. Sugira que podem trabalhar com as mãos dos colegas, conforme haja a necessidade de aumentar os fatores que estão multiplicando o zero. Após terem feito as representações, pergunte às equipes se conseguiram representar todos os termos da tabuada e questione se perceberam alguma regularidade nessas representações. Depois, com a ajuda da turma, faça a contagem dos alunos presentes na sala de aula e peça que todos levantem uma mão, como se fossem receber as balas. Discuta com a turma e leve-os a pensar no caso de todos ficarem sem nenhuma bala na mão, qual seria a multiplicação que representaria essa contagem.
Propósito: Realizar a construção da tabuada do zero, associando à ausência de quantidade e proporcionar o reconhecimento da regularidade presente em operações de multiplicação com o zero como elemento nulo.
Discuta com a turma:
- Que padrão podemos encontrar nos resultados na tabuada do zero?
- Vocês conseguiram chegar a alguma conclusão a respeito das multiplicações com o zero?
- Se cada aluno da turma estivesse sem nenhuma bala na mão, qual multiplicação representaria essa situação?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Leitura Complementar: Recomendamos a leitura de um artigo da Nova Escola, que traz dicas sobre o trabalho com a multiplicação por 10, 100 e 1000.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Apresente a atividade à turma e deixe que os alunos realizem a leitura do enunciado. Se você tiver em sua sala de aula algum cartaz com a tabuada exposta aos alunos, pode utilizá-la para dar suporte. Reúna a turma em equipes de 5 alunos para que consigam juntos, com as mãos, representar a tabuada do zero. Sugira que podem trabalhar com as mãos dos colegas, conforme haja a necessidade de aumentar os fatores que estão multiplicando o zero. Após terem feito as representações, pergunte às equipes se conseguiram representar todos os termos da tabuada e questione se perceberam alguma regularidade nessas representações. Depois, com a ajuda da turma, faça a contagem dos alunos presentes na sala de aula e peça que todos levantem uma mão, como se fossem receber as balas. Discuta com a turma e leve-os a pensar no caso de todos ficarem sem nenhuma bala na mão, qual seria a multiplicação que representaria essa contagem.
Propósito: Realizar a construção da tabuada do zero, associando à ausência de quantidade e proporcionar o reconhecimento da regularidade presente em operações de multiplicação com o zero como elemento nulo.
Discuta com a turma:
- Que padrão podemos encontrar nos resultados na tabuada do zero?
- Vocês conseguiram chegar a alguma conclusão a respeito das multiplicações com o zero?
- Se cada aluno da turma estivesse sem nenhuma bala na mão, qual multiplicação representaria essa situação?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Leitura Complementar: Recomendamos a leitura de um artigo da Nova Escola, que traz dicas sobre o trabalho com a multiplicação por 10, 100 e 1000.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4, 5 e 6)
Orientação: Apresente a atividade à turma e deixe que os alunos realizem a leitura do enunciado. Se você tiver em sua sala de aula algum cartaz com a tabuada exposta aos alunos, pode utilizá-la para dar suporte. Reúna a turma em equipes de 5 alunos para que consigam juntos, com as mãos, representar a tabuada do zero. Sugira que podem trabalhar com as mãos dos colegas, conforme haja a necessidade de aumentar os fatores que estão multiplicando o zero. Após terem feito as representações, pergunte às equipes se conseguiram representar todos os termos da tabuada e questione se perceberam alguma regularidade nessas representações. Depois, com a ajuda da turma, faça a contagem dos alunos presentes na sala de aula e peça que todos levantem uma mão, como se fossem receber as balas. Discuta com a turma e leve-os a pensar no caso de todos ficarem sem nenhuma bala na mão, qual seria a multiplicação que representaria essa contagem.
Propósito: Realizar a construção da tabuada do zero, associando à ausência de quantidade e proporcionar o reconhecimento da regularidade presente em operações de multiplicação com o zero como elemento nulo.
Discuta com a turma:
- Que padrão podemos encontrar nos resultados na tabuada do zero?
- Vocês conseguiram chegar a alguma conclusão a respeito das multiplicações com o zero?
- Se cada aluno da turma estivesse sem nenhuma bala na mão, qual multiplicação representaria essa situação?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Leitura Complementar: Recomendamos a leitura de um artigo da Nova Escola, que traz dicas sobre o trabalho com a multiplicação por 10, 100 e 1000.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)
Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.
Discuta com a turma:
- O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
- Por que os resultados foram sempre os mesmos?
- E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)
Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.
Discuta com a turma:
- O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
- Por que os resultados foram sempre os mesmos?
- E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)
Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.
Discuta com a turma:
- O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
- Por que os resultados foram sempre os mesmos?
- E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)
Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.
Discuta com a turma:
- O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
- Por que os resultados foram sempre os mesmos?
- E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 7 ao 11)
Orientação: Na resolução da atividade, verifique se as equipes conseguiram representar as multiplicações da tabuada do zero, utilizando as mãos. Depois de terem representado todos os termos da tabuada do zero, pergunte à turma o que eles puderam concluir através das representações feitas nas equipes.
Propósito: Proporcionar a reflexão sobre o padrão de regularidade que ocorre em todas as multiplicações com zero como elemento nulo.
Discuta com a turma:
- O que significa repetir várias vezes as quantidades representadas pelas mãos vazias?
- Por que os resultados foram sempre os mesmos?
- E quantas vezes temos o zero representado então, considerando todos os alunos da sala?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Ler com a turma a sistematização dos conceitos trabalhados nesta aula.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- “Multipliquem qualquer número por zero. Qual será o resultado?”
- “Isso ocorrerá sempre, com qualquer número multiplicado por zero?”
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Ler a aprendizagem da aula e exemplificar os conceitos trabalhados através das multiplicações expostas.
Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura, interpretação e resolução.
Propósito: Avaliar se o aluno atingiu o objetivo proposto para esta aula.
Discuta com a turma:
- Quantos bombons ele tem nas caixas rosa?
- Como você calculou a quantidade de bombons que ele tem nas caixas marrons?
- Explique como você calcularia o total de bombons que ele tem até agora?
Materiais complementares:
Para os Alunos
Para o Professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_11ALG09
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
Calculadora
Materiais manipulativos (botões, palitos, milho, moedas…)
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Google documentos
Jogo online: Tabuada do Dino
Jogo online: Factor
Um novo jeito de ensinar a tabuada
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Retomada
Apesar de o foco do plano ser na atividade principal, é interessante compartilhar com os alunos a situação problema, dessa forma, você poderá verificar a compreensão dos alunos sobre as ideias da multiplicação e os alunos podem começar a pensar sobre o assunto. Você pode enviar a situação por WhatsApp através de print da imagem antes da aula como se fosse um desafio. Os alunos podem resolver a situação problema e discutir entre eles sobre as soluções que encontraram.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é Identificar o zero como elemento nulo como um padrão de regularidade da multiplicação e efetuar multiplicações que envolvem o zero como elemento nulo, reconhecendo a regularidade presente nestas situações.
Os alunos precisam ter acesso ao enunciado da atividade principal e uma calculadora. Se você estiver em uma aula síncrona (Zoom, Meet…), pode apresentar os slides 4 a 6 para os alunos e deixar que eles leiam a situação problema e a resolvam. Você pode pedir que conversem abrindo o seu microfone ou no bate-papo para registrar suas opiniões e conclusões. Você pode pedir que peguem os materiais manipulativos para efetuar os cálculos como a professora do slide. Caso esteja em uma aula síncrona ou assíncrona por WhatsApp, nesta atividade, o compartilhamento dos slides não é necessário, você pode gravar um vídeo explicando e dramatizando a situação problema. Os questionamentos podem ser enviados em forma de texto ou áudio para que os alunos as copiem no caderno. Caso não seja possível gravar o vídeo, apresente a situação e os questionamentos em forma de texto ou de áudio e deixe que os alunos registrem os suas conclusões em seus cadernos. Realize os questionamentos um a um para que dê tempo para que eles os resolvam. No slide 6, os alunos devem efetuar os cálculos de forma independente. Se for possível peça que compartilhem os resultados que encontraram com um colega pelo WhatsApp antes de compartilhar com a turma para que possam discutir um pouco a forma de elaboração.
Discussão da solução
Antes de exibir os slides com as soluções, peça que os alunos compartilhem as suas resoluções, estratégias e respostas através de texto, imagem ou áudio. Se tiverem realizado no caderno, peça que fotografem as resoluções. Compartilhe então os slides de 7 a 11 ao vivo ou por print. Os alunos devem observar as soluções de cada um dos slides e comparar com as suas o a dos grupos. Os alunos podem gravar áudios ou enviar por textos concordando, discordando das resoluções dos slides a partir da comparação com os seus.
Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito no encerramento para que os alunos copiem as informações no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma de suas descobertas sobre o assunto. Você pode disponibilizar um documento coletivo para que escrevam e acrescentem as suas conclusões.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal por videoconferência, WhatsApp ou similar. Há também atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização. Você pode enviá-las todas ou escolher as que mais se adéquam a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser compartilhando estratégias para a resolução da situação problema. Os alunos podem gravar ou anotar as diferentes estratégias propostas por seus familiares. Dessa forma, poderão criar e registrar um repertório de estratégias.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
- Identificar o zero como elemento nulo como um padrão de regularidade da multiplicação.
- Efetuar multiplicações que envolvem o zero como elemento nulo, reconhecendo a regularidade presente nestas situações.
Conceitos-chaves
- Padrões de regularidade do zero como elemento nulo da multiplicação.
Recursos necessários
- Data-show;
- Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
- Atividades impressas;
- Lápis, borracha, quadro, giz.