Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Compreendendo Sequências
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sequências numéricas e geométricas
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
Reconhecer padrões de uma sequência para identificação dos próximos elementos, em sequências de formas ou padrões numéricos simples.
Conceito-chave
Identificação de padrões de uma sequência.
Recursos necessários
- Data-show;
- Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
- Atividades impressas em folha;
- Lápis, borracha, quadro, giz;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer padrões de uma sequência para identificação dos próximos elementos, em sequências de formas ou padrões numéricos simples.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Orientações: Neste momento inicial da aula, questione os alunos sobre os conhecimentos prévios acerca das operações já trabalhadas em sala de aula.
Propósito: Verificar os conhecimentos prévios da turma acerca de situações que envolvem as operações.Discuta com a turma:
- Quais operações utilizamos para resolver determinadas situações?
- Como saber qual operação utilizar?
- Alguém conhece outra maneira de adicionar, subtrair ou multiplicar?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)Orientações: Oriente para que, em duplas, os alunos tracem estratégias e comecem as tentativas de resolução, fazendo seus registros para discussões posteriores. Perceber se os alunos identificam o padrão de regularidade presente na sequência da distribuição das fichas, sabendo dizer qual seria a próxima quantidade na sequência.
Propósito: Verificar as diversas formas de registro dos alunos e incentivar a troca de ideias entre as duplas.
Discuta com a turma:
- Quem conseguiu descobrir a quantidade de fichas de Pedro?
- Como você chegou ao resultado?
- Só chegamos ao dobro através da multiplicação, ou existe outra maneira?
- E como vocês chegaram à quantidade de fichas de João?
- O que foi preciso fazer para descobrir a diferença de fichas entre Pedro e João?
- Qual a quantidade de fichas de Júlia? E como descobrimos o dobro da diferença?
- Como vocês calcularam a quantidade de fichas da Carla?
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade principal
Atividade
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 4 e 5)Orientações: Oriente para que, em duplas, os alunos tracem estratégias e comecem as tentativas de resolução, fazendo seus registros para discussões posteriores. Perceber se os alunos identificam o padrão de regularidade presente na sequência da distribuição das fichas, sabendo dizer qual seria a próxima quantidade na sequência.
Propósito: Verificar as diversas formas de registro dos alunos e incentivar a troca de ideias entre as duplas.
Discuta com a turma:
- Quem conseguiu descobrir a quantidade de fichas de Pedro?
- Como você chegou ao resultado?
- Só chegamos ao dobro através da multiplicação, ou existe outra maneira?
- E como vocês chegaram à quantidade de fichas de João?
- O que foi preciso fazer para descobrir a diferença de fichas entre Pedro e João?
- Qual a quantidade de fichas de Júlia? E como descobrimos o dobro da diferença?
- Como vocês calcularam a quantidade de fichas da Carla?
Para enriquecer o seu trabalho e lhe dar dicas sobre a melhor forma de agrupar seus alunos e mediar o trabalho, leia aqui a entrevista feita com Rachel Lotan, uma professora da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que defende o trabalho em grupo e a mínima intervenção do professor como prática essencial na sala de aula.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
- Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
- E o dobro dessa quantidade, quanto é?
- Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
- Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
- E o dobro dessa quantidade, quanto é?
- Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
- Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
- E o dobro dessa quantidade, quanto é?
- Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
- Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
- E o dobro dessa quantidade, quanto é?
- Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
- Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
- E o dobro dessa quantidade, quanto é?
- Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
- Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
- E o dobro dessa quantidade, quanto é?
- Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 6, 7, 8, 9, 10 e 11)
Orientações: Para iniciar a resolução da atividade, questione os alunos sobre a forma como resolveram e chegaram às suas conclusões em duplas. É importante ressaltar que não existe somente uma forma de descobrir o dobro de uma quantidade. Para isso, podemos utilizar tanto a adição quanto a multiplicação, além do registro por meio de desenho, demonstrando a relação entre as duas operações. Para chegar nas fichas de João, após ouvir as respostas dos estudantes, peça que um aluno registre no quadro a forma como calculou. Pergunte se alguém calculou de maneira diferente e peça que demonstre no quadro também se possível. Nesta situação, podemos exemplificar a associatividade da adição, sem mencionar a propriedade. Mostre aos alunos como fazer a sistematização dos dados coletados passo a passo na interpretação e resolução da atividade, colocando esses dados organizados em um quadro. Isso facilita a organização do pensamento, a resolução e o registro da atividade.
Propósito: Fazer com que a turma compartilhe seus raciocínios e caminhos que os levaram à solução.
Discuta com a turma:
- Alguém resolveu ou calculou de outra forma?
- Como vocês fizeram para descobrir quantas fichas João tem a mais do que Pedro?
- E o dobro dessa quantidade, quanto é?
- Agora que já sabemos o dobro da diferença entre as fichas de Pedro e João, o que precisamos fazer para descobrir a quantidade de fichas de Júlia?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Ler com a turma a sistematização do conceito trabalhado nesta aula.
Propósito: Sistematizar as aprendizagens da aula.
Resolução:
4 + _____ = 9?
9 + _____ = 14?
14 + _____ = 19?
19+ _____ = 24?
24 + _____ = 29?
- O padrão de regularidade na sequência é sempre acrescentar 5 unidades.
- Portanto, 29 + 5 = 34
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Ler a aprendizagem da aula e ilustrar com a sequência das maçãs, questionando se os alunos compreendem a regularidade na sequência de quantidades.
Propósito: Encerrar a aula, sintetizando os conceitos trabalhados.
Discuta com a turma:
- Quantas maçãs temos na primeira figura?
- E na segunda?
- O que muda na segunda em relação à primeira?
- É a mesma mudança na terceira em relação à segunda figura?
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Entregue a atividade impressa aos alunos e dê um tempo para que realizem a leitura. Peça que registrem os pontos da próxima peça da sequência, de acordo com o padrão de regularidade que perceberam.
Propósito: Verificar se os alunos conseguem identificar e expressar regularidades em sequências numéricas.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade complementar
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_11ALG01
Recursos
- Necessários: estojo, papel ou caderno do aluno para que faça as anotações pertinentes.
Algum meio de comunicação com alunos: Zoom, Meet, WhatsApp, e-mail ou impressão.
Atividade principal.
- Opcionais:
Celular, computador ou tablet
Formulários Google
Jogo online: Completando os números
Jogo online: Sequência com dados
Para este plano, foque na etapa da Atividade principal
Aquecimento
Apesar de o foco do plano ser na atividade principal, é interessante compartilhar com os alunos os questionamentos presentes no aquecimento, dessa forma você poderá verificar a compreensão dos alunos sobre as ideias de cada uma das operações. Você pode enviar os questionamentos por WhatsApp através de print da imagem ou através de um Formulário Google. A vantagem do uso do formulário é que você terá os resultados dos alunos em forma de planilha e poderá analisá-los melhor.
Atividade principal
O foco desta atividade principal é reconhecer padrões de uma sequência para identificação dos próximos elementos, em sequências de formas ou padrões numéricos simples. Para iniciar a atividade, disponibilize os slides 4 e 5 da atividade principal através do próprio slide, se estiver em uma videoconferência, ou pelo print ou arquivo da atividade, se estiver por WhatsApp ou similar. Envie as orientações para a realização da atividade por texto ou áudio. Se você se sentir confortável, grave um vídeo mostrando a situação problema e as instruções para realizá-la, entretanto, não dê respostas prontas. Os alunos devem elaborar suas próprias conclusões primeiramente de forma individual, para depois compartilhar com os grupos. Você pode enviar por escrito ou áudio algumas perguntas para guiar a discussão e a elaboração da atividade pelos alunos.
- Quem conseguiu descobrir a quantidade de fichas de Pedro?
- Como você chegou ao resultado?
- Só chegamos ao dobro através da multiplicação, ou existe outra maneira?
- E como vocês chegaram à quantidade de fichas de João?
- O que foi preciso fazer para descobrir a diferença de fichas entre Pedro e João?
- Qual a quantidade de fichas de Júlia? E como descobrimos o dobro da diferença?
- Como vocês calcularam a quantidade de fichas da Carla?
Os alunos deverão copiar a situação problema em seus cadernos e mostrar além dos resultados, a estratégia que poderão usar para chegar a esses resultados. Reforce que eles podem utilizar textos, cálculos ou desenhos para explicar essas estratégias.
Discussão da solução
Antes de começar a exibir os slides com as soluções, peça que os alunos compartilhem as suas resoluções, estratégias e respostas através de texto ou áudio. Enquanto um aluno apresenta como realizou a atividade, os outros podem comentar, complementar, concordar ou discordar da solução dos colegas. Incentive os comentários respeitosos entre os colegas baseados em fatos e não em opiniões. Depois, compartilhe os slides de 6 a 11 ao vivo ou por print e incentive os comentários dos alunos analisando as soluções de cada um deles. Peça novamente para os alunos comentarem esses resultados e compararem com os deles.
Sistematização do conceito
Conclua a aula com o slide ou com o que está escrito na sistematização do conceito para que os alunos copiem no caderno como forma de anotação para consultas posteriores. Realize a sequência junto com eles para que a anotem no caderno. Pergunte se os alunos gostariam de complementar o registro com alguma de suas descobertas.
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula já que retoma o conceito de sequência utilizando peças de dominó. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização. Você pode enviá-las todas ou escolher as que mais se adéquam a sua turma.
Convite às famílias
Envie uma mensagem de texto ou áudio explicando o que está sendo trabalhado em aula e pedindo a colaboração das famílias para auxiliar os alunos na organização de seus materiais.
Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade pode ser compartilhando estratégias para a resolução da situação problema. Os alunos podem perguntar para vários familiares como eles resolveriam a situação. Pode anotar ou gravar as respostas para que os alunos compartilhem com os colegas em classe e que possam criar um repertório de estratégias matemáticas.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Suzane Aline Proceke Maiorki
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
Objetivos específicos
Reconhecer padrões de uma sequência para identificação dos próximos elementos, em sequências de formas ou padrões numéricos simples.
Conceito-chave
Identificação de padrões de uma sequência.
Recursos necessários
- Data-show;
- Arquivo com slides da apresentação da aula para os alunos;
- Atividades impressas em folha;
- Lápis, borracha, quadro, giz;