Apresentado por

Logotipo parceiro Movimento Pela BaseLogotipo parceiro Reúna

Habilidade focal relacionada

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Objeto de conhecimento relacionado

  • Compreensão de números com até três ordens: representação escrita e comparação de quantidades usando diferentes estratégias.

(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Objetivos de aprendizagem

  • Ler, interpretar e produzir escritas numéricas e, com base na observação de regularidades, levantar hipóteses sobre elas, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.
  • Identificar regularidades na série numérica para nomear, ler e escrever números naturais até a ordem de centena.
  • Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais pela compreensão das características do sistema de numeração decimal, agrupamentos de dez em dez e valor posicional.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Conhecimentos prévios

  • (EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras e materiais da sala de aula, entre outros.

(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)

Comentários para os professores

Para que o estudante seja capaz de comparar números até a ordem das centenas, é necessário que ele tenha se apropriado da sequência numérica e que compreenda as regras do sistema de numeração decimal. Os estudantes podem utilizar os conhecimentos sobre agrupamentos na base dez para comparar e ordenar números, bem como pensar na decomposição do número. Descobrir padrões na sequência numérica (por exemplo, que os números entre 40 e 50 sempre se iniciam pelo algarismo 4) também pode auxiliar o estudante na comparação e ordenação de números. Utilizar a representação na reta numérica das quantidades e verificar suas posições também podem colaborar com o desenvolvimento desta habilidade.

(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)

Sugestões de atividades

Avaliações Diagnósticas (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 2º ano - Item 1 - Instituto Reúna)

Descrição das atividades:

Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Plano de aula: Formando e Ordenando Números com o Dado (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Formando e Ordenando Números com o Dado, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.

Plano de aula: Identificando Números de Três Ordens (extraído da Nova Escola)

Descrição das atividades:

O plano de aula Identificando Números de Três Ordens, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:

  • Identificar números de até três ordens.

Ainda precisa de ajuda na defasagem dos alunos?

Confira outras fichas de recomposição com as habilidades prioritárias de Língua Portuguesa e Matemática