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Plano de aula - Conhecendo a composição e estrutura de textos publicitários de conscientização infantil

POR: Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso 29/11/2018
Código: LPO2_06SQA04

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF12LP16) Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Conhecendo a composição e estrutura de textos publicitários de conscientização infantil

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica e no campo de atuação vida pública / Estudo e pesquisa / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística /Semiótica.

Materiais necessários: Computador, projetor multimídia, caixa de som; Textos impressos de campanhas publicitárias; Vídeos com publicidades.

Dificuldades antecipadas: Como os alunos do 2º ano estão no processo de alfabetização podem sentir dificuldade em fazer a leitura de partes escritas dos exemplos de textos de publicidade infantil que serão expostos na aula, além de não conseguirem identificar o sentido das palavras-chave desses textos.

Referências sobre o assunto:

ARAúJO, Luciana Kuchenbecker. Textos publicitários; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-publicitarios.htm>. Acesso em 07 de setembro de 2018.

ALVES,Rosângela Aparecida;CALVO, Luciana Cabrini Simões. O gênero textual anúncio publicitário: análise de sua implantação em sala de aula. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/333-4.pdf. Acessado em: 07 de setembro de 2018.

LARA,Ana Gabriela da Costa; SOUZA, Lívia Cristina Pereira de. O gênero propaganda na escola: uma análise de aulas de leitura. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2009/12/O-gnero-propaganda-na-escola-Artigo-Gatilho1.pdf. Acessado em: 07 de setembro de 2018.

SCHIMIEGUEL, Ótávio. O TEXTO PUBLICITÁRIO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE. Disponível em : http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/392-4.pdf. Acessado em 07 de setembro de 2018.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula em voz alta.

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em uma grande roda e divida os alunos em duplas e/ou trios. O ideal é que as duplas ou trios sejam organizados observando o critério de leitura, ou seja, colocar um aluno leitor com outro não leitor.
  • Entregue a letra da música da campanha da Amil sobre obesidade infantil (segue como material complementar para impressão). Saiba mais sobre a campanha clicando aqui.
  • Apresente o vídeo da AMIL sobre a obesidade infantil e, ao término do vídeo, faça algumas perguntas para interpretação e compreensão do gênero publicitário em questão. (ARTPLAN. Super-heróis. Obesidade infantil: Não. Campanha- Heróis. Disponível em: http://obesidadeinfantilnao.com.br/video/campanha-herois/. acessado em: 02 de setembro de 2018).
  • As perguntas abaixo ajudarão a compreender alguns aspectos do contexto da enunciação: tipo de texto, autor, mensagem, público-alvo, veículo de divulgação.

  • Do que se trata esse vídeo que acabamos de assistir? (espera-se que os alunos respondam que se trata de uma campanha para orientação em relação ao poder que as crianças têm de comer alimentos saudáveis e, assim, serem saudáveis. De forma geral, busca alertar e combater a obesidade infantil).
  • Quem é o autor? (espera-se que os alunos respondam AMIL).
  • Qual é a mensagem que esse vídeo está transmitindo? ( Espera-se que o aluno identifique a ideia do texto em orientar as crianças a comer alimentos saudáveis)
  • Quem são os personagens? O que eles estão fazendo? Como esses personagens ajudam na questão da mensagem da campanha? Isto é, por que o autor utilizou a imagem de crianças lutando contra alimentos que fazem mal à saúde? (espera-se que os alunos digam que os personagens são super heróis que combatem os alimentos que fazem mal para saúde. A ideia dos personagens serem crianças e heróis ajudam a atingir ao público infantil)
  • Para quem esse vídeo, provavelmente, foi feito? (espera-se que eles digam que o vídeo está destinado, prioritariamente, para as crianças)
  • Onde essa campanha, provavelmente, foi transmitida? (aqui, professora, estaremos trabalhando o veículo de divulgação, que pode ser tv, internet. É importante que eles percebam que, por se tratar de um vídeo, não poderá ser divulgado, por exemplo, em uma revista impressa).

As perguntas abaixo ajudarão na análise dos recursos utilizados: recursos verbais, visuais e organização do texto

  • Que elementos o autor utilizou para compor a campanha? (espera-se que os alunos identifiquem os aspectos de formatação (música/letra, imagens das crianças como super-heróis, alimentos que fazem mal à saúde sendo eliminados, onomatopeia como “pow”, uma frase no final a qual você irá escrevê-la no quadro para que todos identifiquem na letra da música ( Obesidade infantil: Não), escolha de determinadas cores. Lembrar também que essa questão da formatação (no caso vídeo/imagens em movimento está vinculada ao suporte escolhido da campanha (vídeo/tv/youtube)).

  • Como comentamos agora pouco, o texto é um dos elementos que o autor usa para fazer a campanha. Vamos ver esse texto novamente (aqui é importante pausar o vídeo exatamente na análise que quer fazer. Pode-se usar também a letra da música, no entanto, ela não traz os elementos gráficos-visuais escolhidos para alcançar determinado objetivo, como, por exemplo, chamar a atenção para algo - como a escrita do NÃO).
  • A forma como esse texto foi escrito ajuda o autor transmitir a mensagem da campanha? Como foram colocados os elementos escritos no vídeo? (espera-se que a criança consiga perceber o destaque para a frase que aparece no final com as letras grandes e em amarelo da frase : o exagero é o grande vilão).

Observação: Como o objetivo da aula é identificar a estrutura e os elementos que compõem os anúncios e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, pela análise de sua formatação, diagramação, textos e imagens, para compreender a regularidade na composição desses gêneros, é importante ir realizando alguns registros com as crianças, de modo que elas consigam visualizar, bem objetivamente, os elementos que os compõem, conseguindo, então, perceber essa regularidade. Uma forma de realizar isso é já ir anotando, no quadro, alguns elementos vistos ao longo das análises. Isso pode ser feito por meio de uma tabela/lista comparativa e/ou outra forma que você, professor, julgar que é eficaz para seus alunos. Aqui, sugerimos uma lista comparativa:

CAMPANHA EM VÍDEO AMIL

  • TÍTULO DO VÍDEO: OBESIDADE INFANTIL, NÃO.
  • TIPO DE IMAGEM: QUE SE MOVIMENTAM, POR SER UM VÍDEO
  • AUTOR/ASSINATURA: AMIL (SLOGAN: UMA VIDA DE SAÚDE PARA VOCÊ)

2.TEXTO ESCRITO: ONOMATOPEIA - POW, O EXAGERO É O GRANDE VILÃO, OBESIDADE NÃO

3 TIPO DE LETRAS E CORES DO TEXTO ESCRITO: LETRAS GRANDES E AMARELAS.

4.MEIO DE DIVULGAÇÃO: TV E YOUTUBE

5. ORGANIZAÇÃO DA CAMPANHA: APARECE MAIS IMAGENS EM MOVIMENTO DO QUE TEXTO. HÁ O USO DE UMA MÚSICA DE FUNDO, VISANDO CONTEXTUALIZAR AS IMAGENS APRESENTADAS.

  • Ouça 2 ou 3 estudantes e siga para o desenvolvimento.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Exponha a campanha em cartolina ou em slides e faça algumas perguntas, elas ajudarão na análise do contexto da enunciação: tipo de texto, autor, mensagem, público-alvo, veículo de divulgação.

  • Vocês sabem que tipo de texto é esse? (espera-se que os alunos identifiquem que se trata de uma campanha publicitária sobre obesidade infantil).
  • Qual é a mensagem que esse texto está transmitindo? Como vocês descobriram isso? (peça que um dos alunos faça a leitura da parte escrita do texto. Espera-se que os alunos compreendam que se trata de uma anúncio do dia de conscientização contra a obesidade)
  • Quem é o autor do texto? (atente para as siglas que ficam em tamanhos pequenos na parte inferior do texto como SUS - Sistema Único de Saúde)
  • Para quem é a mensagem do texto ? (espera-se que os alunos identifiquem que o público- alvo, de certa forma, poderia ser todas as pessoas, no entanto, o foco está mais nas crianças, podemos dizer até, em especial, nos pais de crianças acima do peso)
  • Quais as formas de divulgação deste texto? Isto é, onde podemos encontrá-lo? (neste caso, seria cartazes expostos em postos de saúde, hospitais, clínicas pediátricas, jornais e revistas de saúde, em especial)

  • As perguntas abaixo ajudarão na análise dos recursos utilizados: recursos verbais, visuais e organização do texto.

  • O que podemos visualizar no texto que vocês receberam? (espera-se que os alunos identifiquem que a parte escrita trata-se da data do dia da conscientização contra a obesidade infantil e a imagem transmite duas crianças, uma obesa comendo alimentos prejudiciais à saúde e a outra magra e comendo alimentos saudáveis)
  • Quais imagens o autor usou para passar a ideia? ( espera-se que as crianças compreendam que há duas crianças: uma gorda comendo alimentos que fazem mal à saúde e outra magra comendo alimentos saudáveis. Além disso, há o uso de uma régua abdominal para mostrar a diferença corporal entre as crianças. Outro recurso que contribui para a persuasão da imagem é a cor utilizada.)
  • Vamos olhar agora só para a parte escrita do texto: o que vocês entenderam dessa parte? (Quanto ao texto os alunos precisam identificar que trata-se da campanha do dia da conscientização contra a obesidade mórbida infantil).
  • Qual a relação entre a data e o texto escrito? (aqui, professora, leia e trabalhe com as crianças o significado de algumas palavras, em especial, da palavra Mórbida. Comente com as crianças a questão de ser uma campanha para enfatizar uma data voltada exclusivamente para a conscientização contra a obesidade infantil).
  • Por que precisamos ter um dia só para isso? ( Reforce a ideia de que a obesidade é um problema sério de saúde e que é preciso a prevenção devido ao alto número de crianças que se encontram acima do peso, por isso a necessidade de um dia para a efetivação/conscientização sobre a importância deste combate)
  • Vimos que existe uma estratégia do autor de colocar as duas crianças. Por que o autor fez isso? Qual a mensagem que ele quis passar para a pessoa que iria visualizar essa campanha? ( espera-se que os alunos identifiquem que se trata de duas crianças ingerindo alimentos e uma régua na parte abdominal indicando a espessura da barriga, nas quais a criança do lado esquerdo está comendo alimentos prejudiciais a saúde, por isso, a sua medida da barriga é maior do que a criança do lado direito, que está se alimentando de alimentos saudáveis)
  • Como se dá a relação entre a parte escrita e a parte visual (imagem)? (espera-se que os alunos entendam que o texto publicitário tem uma maneira própria de ser formatado que pode ser identificado nas fontes, cores utilizadas de forma geral (tanto nas palavras, quanto no contraste do fundo com as outras imagens utilizadas. A cor escura, por exemplo, na imagem da criança obesa não foi escolhida aleatoriamente), nas imagens escolhidas, na linguagem utilizada visando causar um efeito do receptor, no caso em questão, tem a finalidade de orientar contra a obesidade infantil. Ou seja, é importante que eles percebam que há uma relação entre as imagens e os textos: as imagens auxiliam/reforçam/contextualizam/exemplificam o discurso explicitado na parte verbal).

3. Ouça 2 ou 3 duplas ou trios.

4. Como o objetivo da aula é identificar a estrutura e os elementos que compõem os anúncios e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, pela análise de sua formatação, diagramação, textos e imagens, para compreender a regularidade na composição desses gêneros, é importante ir realizando alguns registros com as crianças, de modo que elas consigam visualizar, bem objetivamente, os elementos que os compõem, conseguindo, então, perceber essa regularidade. Uma forma de realizar isso é já ir anotando, no quadro, alguns elementos vistos ao longo das análises. Isso pode ser feito por meio de uma tabela/lista comparativa e/ou outra forma que você, professor, julgar que é eficaz para seus alunos. Aqui, sugeriremos uma lista comparativa:

CAMPANHA DO SUS

  • TEXTO ESCRITO OU TÍTULO: 03 DE JUNHO DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A OBESIDADE INFANTIL
  • IMAGEM/TIPO DE IMAGEM: DESENHO EM CARTAZ.
  • AUTOR/ASSINATURA: SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

4. TIPO DE LETRAS E CORES DO TEXTO ESCRITO: LETRAS PEQUENAS E BRANCAS

5.MEIO DE DIVULGAÇÃO: CARTAZES EXPOSTOS EM POSTOS DE SAÚDE, HOSPITAIS, CLÍNICAS PEDIÁTRICAS,JORNAIS E REVISTAS DE SAÚDE.

6. ORGANIZAÇÃO DA CAMPANHA: APARECE MAIS A IMAGEM DOS MENINOS SE ALIMENTANDO DO QUE TEXTO COM A DATA DA CONSCIENTIZAÇÃO.

5. Estimule algumas reflexões sobre o vídeo inicial e os dois textos.

  • Qual é a relação entre o vídeo da campanha da AMIL com essa campanha publicitária que analisamos? Como vocês descobriram isso? (aqui,enfatize que a temática é a mesma: falar sobre a obesidade infantil. Uma, mais diretamente fala sobre a ação da criança e do "poder" que tem de fazer boas escolhas, visando ficar saudável. A segunda, no entanto, embora divulgue a data escolhida para conscientizar as pessoas sobre a obesidade infantil, também, ao trazer as imagens, consegue, de certa forma, falar sobre o poder de se escolher bons alimentos para ter boa saúde. Assim, embora utilizando estratégias diferentes, as duas buscam alertar sobre os problemas da obesidade infantil e do quanto evitá-la está relacionado às escolhas alimentares que fazemos no dia a dia.)
  • Vimos, ao longo das análises, que as campanhas possivelmente foram divulgadas em lugares diferentes (uma na tv, youtube, internet) e outra em jornais, revistas, murais de postos de saúde, etc. Qual a relação entre esses lugares utilizados para divulgação e a forma como as campanhas foram construídas? (aqui, professora, enfatize a questão do vídeo/imagem em movimento e da parte "estática" da campanha 2, disposição das letras/textos, escolha de cores/sons, etc.).

Observação: nesta última parte você deve utilizar as anotações do quadro para ajudar as crianças a compreenderem as questões que diferenciam e aproximam as duas campanhas.

7. Ouça 2 ou 3 duplas e trios.

Materiais complementares: Imagem da campanha do SUS impressa.

Tempo sugerido: 06 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula, fazendo uma duas perguntas:

  • o que aprendemos hoje sobre as campanhas publicitárias? (espera-se que o aluno diga que aprendeu sobre alguns elementos que há em um texto publicitário de conscientização infantil. Faça a leitura das anotações do quadro sobre as duas campanhas analisadas para que eles consigam perceber os elementos que se repetem. É importante que eles percebam que a repetição/uso desses elementos é constitutiva do gênero, auxiliando para que seu objetivo persuasivo seja atingido). Solicite que eles registrem no caderno os principais elementos constitutivos do gênero: título, texto, ilustração, assinatura/autoria, slogan e comente rapidamente sobre cada um deles (já que conseguiram visualizá-los nas campanhas analisadas durante a aula)
  • vocês acham que a temática abordada pelas duas campanhas é importante? Por quê? (enfatize, aqui, a importância de ter uma alimentação saudável para combater a obesidade, por questões de saúde e não de estética. Além da questão da alimentação, é interessante tocar na questão do bullying com crianças que são obesas, enfatizando a necessidade de combater o preconceito e a exclusão).

  • Ouça 3 ou 4 crianças (4 minutos no máximo).

  • Ao final faça uma breve observação sobre a formatação das campanhas analisadas, fazendo a seguinte observação (2 minutos no máximo):

  • Vimos que cada campanha usou uma maneira diferente nas questões de imagem e texto. No vídeo, vimos a imagem em movimento de crianças, super-heróis, eliminando os alimentos que fazem mal a saúde; na campanha do SUS vimos que eles usaram mais imagem do que texto e que as letras do texto eram pequenas e remetendo a ideia de que a mensagem principal é a conscientização contra a obesidade infantil e não a data. Os dois textos, embora organizados de forma diferente, apresentaram, como vimos, os mesmos elementos (título, imagens, autoria) e tinham o mesmo objetivo: passar uma mensagem contra a obesidade infantil.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Lílian Bárbara Cavalcanti
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Conhecendo a composição e estrutura de textos publicitários de conscientização infantil
Finalidade da aula:Identificar a estrutura e os elementos que compõem os anúncios e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, pela análise de sua formatação, diagramação, textos e imagens, para compreender a regularidade na composição desses gêneros.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Campanha publicitária de conscientização infantil (textos); reportagens, notícias, slogans, cartazes, anúncios publicitários, textos expositivo de divulgação científica.
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos
Prática de linguagem: Análise Linguística /Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP16
Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

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