GEO1_09UND08- História guia para a elaboração de mapas
Plano de Aula
Plano de aula: MAPAS SIMPLES: ELABORAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento das atividades deste plano recomenda-se que os alunos trabalhem em quartetos, desta forma, já deixe a sala organizada dessa maneira desde o início da aula. Recomenda-se realizar agrupamentos mesclando alunos com maior domínio na leitura e escrita com alunos com mais dificuldades, assim um auxilia o outro.
Materiais necessários: Papel sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, caneta hidrocor, cópia das atividades complementares que poderão ser coladas no caderno.
Material complementar:
Atividade “História guia para elaboração de mapa”:
Imagens do campo de futebol:
Para você saber mais:
NEGRÃO, Patrícia. Desenhar hoje para ler mapas no futuro. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2267/desenhar-hoje-para-ler-mapas-no-futuro>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: Para esta atividade recomenda-se que os alunos já tenham internalizados conceitos referentes às relações projetivas: esquerda, direita, frente, atrás, em cima, embaixo, etc. Se desejar, previamente retome esses conceitos a partir do plano de aula disponibilizado no site da Nova Escola:
PARAGUAI, Elaine Ap. Plano de aula: Lateralidade e esquema corporal. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 20 mai 2019.
BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula - Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5746/em-cima-embaixo-dentro-e-fora-seguindo-as-pistas-para-se-localizar>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e se for necessário os auxilie. Motive as respostas para a indagação inicial da aula, ouça os exemplos dados, as explicações, mas não antecipe afirmações e nem conceitos, pois isso será construído ao longo do plano.
Para você saber mais:
Neste artigo você encontrará quatro pontos importantes sobre as utilidades dos mapas:
PENA, Rodolfo F. Alves. Importância dos Mapas. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/importancia-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA