GEO1_09UND08- História guia para a elaboração de mapas
Plano de Aula
Plano de aula: MAPAS SIMPLES: ELABORAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento das atividades deste plano recomenda-se que os alunos trabalhem em quartetos, desta forma, já deixe a sala organizada dessa maneira desde o início da aula. Recomenda-se realizar agrupamentos mesclando alunos com maior domínio na leitura e escrita com alunos com mais dificuldades, assim um auxilia o outro.
Materiais necessários: Papel sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, caneta hidrocor, cópia das atividades complementares que poderão ser coladas no caderno.
Material complementar:
Atividade “História guia para elaboração de mapa”:
Imagens do campo de futebol:
Para você saber mais:
NEGRÃO, Patrícia. Desenhar hoje para ler mapas no futuro. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2267/desenhar-hoje-para-ler-mapas-no-futuro>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: Para esta atividade recomenda-se que os alunos já tenham internalizados conceitos referentes às relações projetivas: esquerda, direita, frente, atrás, em cima, embaixo, etc. Se desejar, previamente retome esses conceitos a partir do plano de aula disponibilizado no site da Nova Escola:
PARAGUAI, Elaine Ap. Plano de aula: Lateralidade e esquema corporal. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 20 mai 2019.
BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula - Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5746/em-cima-embaixo-dentro-e-fora-seguindo-as-pistas-para-se-localizar>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e se for necessário os auxilie. Motive as respostas para a indagação inicial da aula, ouça os exemplos dados, as explicações, mas não antecipe afirmações e nem conceitos, pois isso será construído ao longo do plano.
Para você saber mais:
Neste artigo você encontrará quatro pontos importantes sobre as utilidades dos mapas:
PENA, Rodolfo F. Alves. Importância dos Mapas. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/importancia-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA