GEO1_09UND08- História guia para a elaboração de mapas
Plano de Aula
Plano de aula: MAPAS SIMPLES: ELABORAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento das atividades deste plano recomenda-se que os alunos trabalhem em quartetos, desta forma, já deixe a sala organizada dessa maneira desde o início da aula. Recomenda-se realizar agrupamentos mesclando alunos com maior domínio na leitura e escrita com alunos com mais dificuldades, assim um auxilia o outro.
Materiais necessários: Papel sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, caneta hidrocor, cópia das atividades complementares que poderão ser coladas no caderno.
Material complementar:
Atividade “História guia para elaboração de mapa”:
Imagens do campo de futebol:
Para você saber mais:
NEGRÃO, Patrícia. Desenhar hoje para ler mapas no futuro. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2267/desenhar-hoje-para-ler-mapas-no-futuro>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: Para esta atividade recomenda-se que os alunos já tenham internalizados conceitos referentes às relações projetivas: esquerda, direita, frente, atrás, em cima, embaixo, etc. Se desejar, previamente retome esses conceitos a partir do plano de aula disponibilizado no site da Nova Escola:
PARAGUAI, Elaine Ap. Plano de aula: Lateralidade e esquema corporal. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 20 mai 2019.
BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula - Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5746/em-cima-embaixo-dentro-e-fora-seguindo-as-pistas-para-se-localizar>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos leiam e se for necessário os auxilie. Motive as respostas para a indagação inicial da aula, ouça os exemplos dados, as explicações, mas não antecipe afirmações e nem conceitos, pois isso será construído ao longo do plano.
Para você saber mais:
Neste artigo você encontrará quatro pontos importantes sobre as utilidades dos mapas:
PENA, Rodolfo F. Alves. Importância dos Mapas. Disponível em: <https://escolakids.uol.com.br/geografia/importancia-dos-mapas.htm>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete este slide ou apresente as imagens impressas, elas estarão disponíveis no material complementar em tamanho ampliado, solicite que verbalizem o que cada imagem representa.
É provável que os alunos opinem que tanto a imagem 1 quanto a 2 referem-se a campos de futebol, no entanto a imagem 3 poderá causar dúvida por se tratar de uma representação com formas geométricas que representam os campos.
Aproveite esse momento para relatar aos alunos que as 3 imagens se referem a um campo de futebol. Feito isso questione:
- Em qual das imagens aparece a imagem real de um campo de futebol?
- Em qual das imagens aparece um desenho do campo de futebol?
- Em qual das imagens aparece uma representação com símbolos (formas geométricas) do campo de futebol?
Espera-se que os alunos compreendam que um mesmo lugar, uma mesma paisagem pode ter diversas representações.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete ou apresente este slide impresso. Caso opte pela segunda opção, se possível disponibilize aos grupos uma cópia para que fique mais fácil a visualização dessa planta baixa. Leia com os alunos o enunciado acima da representação. Permita que observem os diferentes espaços que compõem essa escola. Questione-os:
Quantos espaços diferentes há nessa escola? Resposta 15
- Há quantas salas de aula? (Resposta: 6)
- O jardim está representado por qual forma geométrica? (Resposta: círculo)
- E a quadra da escola, qual foi a forma geométrica utilizada para sua representação? (Resposta: retângulo)
- Essa escola se parece com a sua? Por quê? (Resposta: pessoal)
Terminado esse momento informe que Fernanda, aluna dessa escola, perdeu sua garrafinha de água. Solicite que os alunos observem a representação da escola e informe em qual local da escola está a garrafinha de água de Fernanda. (Resposta: secretaria).
Peça que expliquem verbalmente à Fernanda, que estuda na sala 1, como ela deverá fazer para chegar até à secretaria. Neste momento não auxilie na elaboração do raciocínio, permita que diferentes alunos se expressem e complementem as respostas uns dos outros, ou informe diferentes trajetos.
Caso deseje, ao invés de projetar ou imprimir o slide, você poderá desenhar uma planta semelhante a esta, ou que corresponda a sua escola e realidade no quadro.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Dando continuidade à atividade anterior explique aos alunos que agora cada grupo receberá uma breve história e que a partir dela deverá criar uma representação em forma de mapa desta cena, poderão utilizar desenhos ou realizar a planta baixa, usando formas geométricas, como na representação da escola de Fernanda. Diga que eles devem caprichar nessa criação e combinar entre si como será essa representação. Entregue a cada grupo uma atividade “História guia para mapa”, você verá que nos materiais complementares há 7 histórias, escolha apenas 1 para cada grupo.
Neste momento percorra todos os grupos e auxilie na leitura da história caso os alunos tenham dificuldades. É importante que anteriormente ao desenho final do mapa eles conversem, troquem sugestões e validem as ideias uns dos outros. Incentive a tomada de decisões entre o grupo, bem como a autorregulação. Se necessário entregue uma folha rascunho para que esbocem a representação e em seguida façam a atividade na “folha oficial”.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Converse com os alunos e explique que cada grupo irá ler sua história guia e apresentar o mapa que elaborou para ela explicando aos demais colegas. Você poderá solicitar que os grupos vão até a frente da sala, falem de seus lugares ou realize uma roda de conversa com os alunos sentados no chão e em círculo para partilharem este momento. Neste ato, permita que os colegas intervenham e proponham melhorias aos mapas apresentados. Terminada esta etapa volte a questão inicial desta aula “Mapas, para que servem? ”
Permita que se expressem e exemplifiquem relacionando as situações vivenciadas nesta aula. Observe se os alunos perceberam e verbalizaram que os mapas servem para demonstrar alguma realidade, para comunicar algo a partir de sua representação e assim contribuir para a localização de lugares, objetos, etc. Reforce essa ideia retomando e relacionando essa ideia a cada momento deste plano.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; Google Formulários; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Meet, Youtube, Paint e Google Desenhos
Valores trabalhados
- Cidadania
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os alunos elaborem e realizem a leitura de mapas simples utilizando desenhos ou plantas baixas relacionados a um contexto pré-definido. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona.
Para o desenvolvimento das atividades, recomenda-se que os alunos trabalhem em quartetos. Por isso, faça essa organização previamente e oriente-os a fazerem videochamadas. Ao fazer os agrupamentos, recomenda-se mesclar alunos com maior domínio na leitura e escrita com alunos com mais dificuldades, para que um auxilie o outro.
Oriente que materiais de uso comum no ambiente escolar, como papel sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor e caneta hidrocor, serão necessários para a execução das atividades. Encaminhe o slide do plano original aos alunos, enviando uma foto ou gravando um vídeo ou áudio dando todas as instruções necessárias de uma única vez.
Para esta atividade, recomenda-se que os alunos já tenham internalizadas as relações projetivas: esquerda, direita, frente, atrás, em cima, embaixo etc. Se desejar, retome esses conceitos a partir do plano de aula "Lateralidade e esquema corporal" disponibilizado aqui no site de Nova Escola.
Contextualização (40 minutos)
Encaminhe o slide do plano original aos alunos. Se preferir, envie o arquivo em tamanho ampliado, por meio deste link. Solicite que digam o que cada imagem representa por áudio ou por mensagens de texto. É provável que as crianças digam que tanto a imagem um quanto a dois referem-se a campos de futebol. A imagem três poderá causar dúvidas por se tratar de formas geométricas que representam os campos. Aproveite esse momento para relatar aos alunos que as três imagens se referem a um campo de futebol. Feito isso, questione:
- Em qual das imagens aparece a imagem real de um campo de futebol?
- Em qual das imagens aparece um desenho do campo de futebol?
- Em qual das imagens aparece uma representação com símbolos (formas geométricas) do campo de futebol?
Espera-se que os alunos compreendam que um mesmo lugar, uma mesma paisagem, pode ter diversas representações.
Problematização (50 minutos)
Encaminhe o slide do plano original por foto ou grave um áudio com o enunciado da representação. Permita que os alunos observem os diferentes espaços que compõem essa escola. Questione-os: quantos espaços diferentes há nessa escola? Aguarde as respostas por meio de mensagens de texto. Fica a sugestão que as perguntas abaixo sejam feitas com o auxílio do Google Formulários. Assim, você pode ter uma dimensão das respostas para organizar um diagnóstico desta etapa.
- Há quantas salas de aula? (Resposta: 6)
- O jardim está representado por qual forma geométrica? (Resposta: círculo)
- E a quadra da escola, qual foi a forma geométrica utilizada para sua representação? (Resposta: retângulo)
- Essa escola se parece com a sua? Por quê? (Resposta: pessoal)
Neste link você encontra um tutorial de como usar o Google Formulários. Já no vídeo disponível aqui, há orientações de como elaborar um formulário.
Terminado esse momento, informe que Fernanda, aluna dessa escola, perdeu sua garrafinha de água. Solicite que as crianças observem a representação da escola e informem em qual local está o objeto perdido. A resposta é secretaria. Peça que expliquem verbalmente à Fernanda, que estuda na sala um, como poderá chegar à secretaria.
Neste momento, não os auxilie na elaboração do raciocínio. Eles devem gravar áudios, explicando como fariam. Caso prefira, ao invés de enviar a imagem proposta no plano original, você poderá mandar alguma outra que seja semelhante ou até mesmo a da sua escola.
Ação propositiva
Atividade a ser realizada de forma assíncrona. Explique por meio de um vídeo que cada grupo receberá uma breve história e que, a partir dela, deverão criar uma representação em forma de mapa da cena. Eles poderão fazer desenhos ou a planta baixa usando formas geométricas, como na representação da escola de Fernanda. Diga que eles devem caprichar nessa criação.
Entregue a cada grupo uma atividade “História guia para mapa”. No arquivo, que está disponível aqui, entre os materiais complementares deste plano, você encontrará sete histórias. Escolha apenas uma para cada grupo.
Os grupos podem utilizar ferramentas de desenho como o Paint ou o Google desenhos. Não esqueça de orientá-los que um aluno irá utilizar a ferramenta, mas que os demais precisam auxiliar na produção, uma vez que deverão se encontrar por meio de uma videochamada. Ao término, eles devem salvar ou tirar uma foto da atividade e encaminhá-la a você.
Sistematização (50 minutos)
Explique que cada grupo irá ler sua história e apresentar o mapa que elaborou para os demais colegas. Oriente que eles gravem um vídeo ou utilizem o Google Meet para um encontro síncrono. Terminada esta etapa, volte à questão inicial da aula: mapas, para que servem?
Permita que os alunos se expressem e exemplifiquem relacionando as situações vivenciadas nesta aula. Observe se eles perceberam que os mapas servem para demonstrar alguma realidade, para comunicar algo a partir de sua representação e, assim, contribuir para a localização de lugares, objetos etc. Reforce essa ideia retomando e relacionando-a a cada momento deste plano.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças nas duas propostas de jogos que seguem abaixo:
- "Mapa-mundí", disponível aqui.
- "Jogo Mapa Brasil", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Elaborar e realizar leitura de mapas simples utilizando desenhos ou planta baixa relacionado a um contexto pré definido.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.