
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09 - Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para o desenvolvimento das atividades deste plano recomenda-se que os alunos trabalhem em quartetos, desta forma, já deixe a sala organizada dessa maneira desde o início da aula.
Materiais necessários: Papel sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, papel manilha e caneta hidrocor.
Para você saber mais:
ARCHELA, R.S.; GRATÃO, L.H.B.; TROSTDORF, M.A.S. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Revista Geografia, vol.13, n.1, jan/jun 2004, Londrina-PR. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/geografia/v13n1eletronica/7.pdf>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: Para esta atividade recomenda-se que os alunos já tenham internalizados conceitos referentes às relações projetivas: esquerda, direita, frente, atrás, em cima, embaixo, etc. Se desejar, previamente retome esses conceitos a partir do plano de aula disponibilizado no site da Nova Escola:
PARAGUAI, Elaine Ap. Plano de aula: Lateralidade e esquema corporal. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/4991/lateralidade-e-esquema-corporal>. Acesso em: 20 mai 2019.
BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula - Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar. Nova Escola. Disponível em: < https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5746/em-cima-embaixo-dentro-e-fora-seguindo-as-pistas-para-se-localizar>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos o leiam e caso necessário os auxilie. Pergunte o que imaginam que irá ocorrer nesta aula, escute atentamente as respostas e em seguida dê início a contextualização.
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente o novo momento da aula, peça que se atentem, pois você lerá um poema e depois conversarão sobre ele. Realize a leitura do poema abaixo:
Atenção, detetive…
(Autor: José Paulo Paes, livro Brincando com as palavras)
Se você for detetive
descubra por mim
que ladrão roubou o cofre
do banco do jardim.
E que padre disse amém
para o amendoim.
Se você for detetive
faça um bom trabalho.
Me encontre o dentista
que arrancou o dente do alho.
E a vassoura sabida
que deixou a louca varrida.
Se você for detetive
um último lembrete.
Onde foi que esconderam
as mangas do colete?
E quem matou o piolho
Da cabeça do alfinete?
Ao findar a leitura pergunte aos alunos se gostaram do poema lido, aproveite para realizar um trabalho interdisciplinar e questione sobre as rimas percebidas (mim, jardim, amendoim, lembrete, colete, alfinete, trabalho, alho). Feito isso questione:
Conclua dizendo que aprofundaremos mais esta discussão no decorrer das atividades.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a discussão retomando a ideia presente no poema lido: e se nós fossemos um detetive com certeza precisaríamos de um mapa para descobrir o tesouro que estivéssemos procurando em uma ilha.
Em seguida projete a questão presente no slide. Permita que se expressem livremente. Escute atentamente o que disserem a respeito. Diga que para responder a questão todos devem pensar nas informações que o mapa deveria conter para que pudesse ajudar na busca de algo ou no deslocamento de alguém. Esclareça que um dos fatores mais importantes é que o mapa deve conter informações claras para ajudar seu leitor a extrair as informações que deseja.
É importante destacar que ao elaborar um mapa simples, os alunos localizam elementos principais, os que percebem como referenciais espaciais, sejam de localização ou deslocamento.
Tempo sugerido: 60 minutos
Orientações: Para realizar esta atividade é importante que você faça um tour pela escola solicitando aos alunos que prestem atenção em todos os lugares pelos quais vocês passarão ao sair da sala de aula: jardins, pátio, outras salas de aulas, sala da diretora, secretaria, etc. É importante que verbalize para a turma o nome desses locais e se desejar relembre ou explique qual a função de determinado ambiente para o bom funcionamento da escola. Retorne à sala de aula e explique aos alunos a atividade que deverão criar juntamente com seu grupo:
Trata-se da elaboração de um mapa mental, ou seja, desenhos que representam a imagens espacial que os alunos têm de lugares da escola conhecidos por eles. Cada grupo deverá decidir e elaborar um único mapa mental (desenho) indicando um trajeto com saída da sala de aula até o local que guardará um tesouro escondido. Esse tesouro poderá ser um cartão com uma frase de incentivo nos estudos, frases sobre a importância da amizade, do respeito, etc. Permita que os alunos decidam entre si o local da escola em que o tesouro ficará escondido, medie possíveis desavenças e incentive o grupo a chegar em uma única definição quanto a este ambiente.
Feito isso entregue a cada equipe um cartão para que juntos elaborem o tesouro (Mensagens de incentivo), auxilie-os na escrita das frases e peça que enfeitem esse tesouro com muito capricho. Dê 15 minutos para a elaboração do cartão. Permita que um aluno de cada grupo saia para esconder o cartão (tesouro) no local combinado com a equipe.
Em seguida entregue a folha sulfite aos grupos e oriente os alunos a desenhar o caminho que os detetives de outros grupos deverão seguir da sala de aula até o local em que o tesouro estará escondido. Quando todos terminarem troquem os mapas mentais entre os grupos e permita que saiam seguindo o percurso desenhado pela outra equipe a procura do tesouro.
Estipule 20 minutos para essa procura. Tendo os grupos encontrado, ou não, o tesouro solicite que retornem à sala de aula para dar prosseguimento a próxima atividade.
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Ao retornar à sala realize uma roda de conversa, questionando os grupos:
Escute atentamente as respostas dos grupos. É possível que eles associem as dificuldades ou facilidades ao desenho elaborado pelos colegas no mapa mental e/ou a algum erro na representação do trajeto que deveriam seguir. Informe-os que neste último momento da aula terão a oportunidade de reparar as dificuldades percebidas auxiliando o professor a elaborar um mapa mental.
Fixe um pedaço de papel manilha no quadro, de aproximadamente 90 cmx80 cm de maneira que todos alunos consigam enxergar os desenhos realizados. Defina um trajeto (sugira um trajeto curto, devido ao tempo destinado a essa etapa- aqui o exemplo é o Pátio da escola). Com a caneta hidrocor faça o primeiro desenho representando a sala de aula e em seguida questione os alunos:
· Para ir da sala de aula ao pátio devo seguir por qual caminho, em frente, atrás, direita, etc…
· Passamos por quais lugares da escola?
Realize essas intervenções até desenhar todo mapa mental que os leva da sala de aula ao pátio. Para verificar se de fato elaboraram o mapa mental de maneira correta você poderá realizar o percurso com os alunos mostrando a representação coletiva que eles te orientaram a desenhar.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; Paint; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Meet, Youtube, Google Desenhos ou o software de desenho livre Flochdraw
Valores trabalhados
- Cidadania
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (30 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os alunos desenvolvam técnicas para representar o espaço e para ler e interpretar representações gráficas e cartográficas em geral. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet. Os materiais para realização do plano serão os de uso comum no ambiente escolar, como papel sulfite, lápis de escrever, borracha, lápis de cor, papel manilha e caneta hidrocor.
Para o desenvolvimento das atividades deste plano, recomenda-se que os alunos trabalhem em quartetos. Por isso, organize os grupos previamente e avise que eles terão que se encontrar por meio de videochamada. Encaminhe o tema da aula enviando o slide que consta no plano original ou grave um áudio falando. Pergunte o que eles imaginam que irá ocorrer na aula. Escute atentamente as respostas (que podem ser enviadas por áudio ou mensagem de texto) e, em seguida, dê início à contextualização.
Recomenda-se que os alunos já tenham internalizadas as relações projetivas: esquerda, direita, frente, atrás, em cima, embaixo etc. Se desejar, retome esses conceitos a partir do plano de aula "Lateralidade e esquema corporal" disponível aqui.
Contextualização (40 minutos)
Este momento pode ser realizado totalmente de forma assíncrona. Por meio de vídeo ou áudio, peça que os alunos se atentem à leitura do seguinte poema de José Paulo Paes, do livro "Brincando com as palavras". Realize a gravação:
Atenção, detetive…
Se você for detetive
descubra por mim
que ladrão roubou o cofre
do banco do jardim.
E que padre disse amém
para o amendoim.
Se você for detetive
faça um bom trabalho.
Me encontre o dentista
que arrancou o dente do alho.
E a vassoura sabida
que deixou a louca varrida.
Se você for detetive
um último lembrete.
Onde foi que esconderam
as mangas do colete?
E quem matou o piolho
Da cabeça do alfinete?
Após gravar o poema, pergunte aos alunos se gostaram do que foi lido. Aproveite para realizar um trabalho interdisciplinar e questione-os sobre as rimas (mim, jardim, amendoim, lembrete, colete, alfinete, trabalho, alho). Feito isso, pergunte:
- Quem é o personagem principal desse poema? (Detetive)
- O que faz um detetive? (Desvenda mistérios, descobre as coisas etc.)
- O que ele precisa para encontrar tesouros e resolver mistérios? (Instrumentos como lupa, mapas, pistas etc)
- Se o detetive precisasse encontrar um tesouro perdido em uma ilha deserta, um mapa ajudaria? O que vocês acham que deveria constar neste mapa? (Possíveis respostas: os desenhos dos locais nos quais ele deverá chegar para pegar as pistas etc.)
Conclua dizendo que a discussão será aprofundada no decorrer das atividades.
Problematização (50 minutos)
Este momento deve ser realizado de forma síncrona por meio de videochamada no WhatsApp ou Google Meet. Inicie a discussão retomando a ideia do poema: se nós fossemos detetives, com certeza precisaríamos de mapas para descobrir tesouros em uma ilha.
Em seguida, apresente a questão que está no slide do plano original, enviando à turma o arquivo ou projetando a imagem na tela. Permita que os alunos se expressem livremente, ligando seus microfones ou por mensagens de texto. Escute atentamente e anote o que disserem no Google Docs.
Diga que para responder à questão, todos devem pensar nas informações que o mapa deveria conter para que pudesse ajudar na busca de algo ou no deslocamento de alguém. Esclareça que um dos fatores mais importantes é que o mapa traz informações claras. É importante destacar que ao elaborar um mapa simples, os alunos devem localizar os elementos principais que percebem como referenciais espaciais, sejam de localização ou deslocamento.
Você pode enviar fotos de diferentes mapas para os alunos observarem essas características.
Ação propositiva
Atividade a ser realizada de forma assíncrona. Grave um vídeo em formato de tour dos espaços da escola, levando em consideração que os alunos estão em isolamento social. Grave a sala de aula, os jardins, o pátio, outras salas, a sala da diretora, a secretaria etc. Narre as características dos espaços e explique as funções de cada ambiente para o bom funcionamento da escola.
Agora, em grupos, conforme a orientação inicial, os alunos deverão criar um mapa mental, utilizando ferramentas de desenho. Sugere-se que utilizem o Google Desenhos, o Paint ou o software de desenho livre Flochdraw. Eles deverão fazer desenhos que representem a imagem espacial que têm dos lugares da escola, com base no vídeo que você enviou. Cada grupo deverá decidir e elaborar um único mapa mental (desenho) indicando um trajeto com saída da sala de aula até o local que guardará um tesouro escondido. Deixe certo um lugar com o tesouro, demarque este espaço. Esse tesouro poderá ser indicado com um cartão ou com uma frase de incentivo nos estudos, frases sobre a importância da amizade, do respeito etc.
Sistematização (60 minutos)
Peça que os alunos peguem uma folha sulfite e desenhem um caminho, trocando o lugar do tesouro que você havia escolhido na etapa anterior. É necessário que retomem ao vídeo que você disponibilizou no início da aula. Quando todos terminarem, troque os mapas mentais entre os grupos. Para isso, eles deverão enviar uma fotografia de suas produções e você irá fazer uma nova distribuição. Peça que eles gravem áudios contando como seria procurar o tesouro nos mapas criados pelos colegas, que divergem dos da etapa da ação propositiva.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos dois vídeos abaixo, que complementam os conceitos abordados:
- "Minha escola", disponível aqui.
- "O Mapa", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Elaborar mapas mentais de trajetos da escola (desenhos) para demonstrar caminhos.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: