Plano de aula: A sala de aula: Frente, Atrás, Esquerda e Direita

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GE09: elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Nesta aula os alunos deverão estar sentados em duplas e a sala disposta em fileiras e colunas (uma atrás da outra).

Materiais necessários: Cópia da imagem da contextualização (caso não seja possível a projeção), cola, tesoura, folha sulfite e cópia da atividade disponível no material complementar.

Material complementar:

Atividade “Minha sala de aula é assim”:

Contextos prévios: Para realização desta atividade é importante que os alunos saibam ou tenham noção dos conceitos de esquerda e direita, frente e atrás. Caso julgue importante retomar ou apresentar tais conceitos você poderá utilizar os planos de aula disponíveis aqui no site da Revista da Nova Escola denominados:

BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula: Na frente e atrás - vivenciando o conceito. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5745/na-frente-e-atras-vivenciando-o-conceito>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro, permita que a turma leia a temática da aula, se necessário os ajude. A partir do comando os questione o que acham que irão realizar nesta aula, a que se refere o termo observar e porque é importante realizar essa ação. Diga que este será o assunto de hoje e que falarão mais sobre ele no decorrer das atividades.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência