Plano de Aula

Plano de aula: Lateralidade e esquema corporal

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Contornos de dois alunos em tamanho real feitos em papel kraft, EVA ou papelão para dar firmeza às partes do corpo que serão encaixadas no kraft, velcro para fixar as partes do corpo no kraft. Duas vendas de tecido para os olhos das crianças.

Material complementar:

Quebra-cabeças em tamanho real: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thZ5gK5UBUeb66tsPjr8Th8qZwgncKd7YRc7qdV8vrdWFuYHgQpJgBwr9NBg/geo1-08und02-1.pdf

Quebra cabeças para montar no papel https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/naV64MVSq7yBAj55GZWqmGCnFrzRgaW6p7ruGSg6xXvX4AZkVv398athvJ2M/geo1-08und02.pdf

Para você saber mais:

O esquema corporal e a lateralidade permitem que os estudantes desenvolvam com segurança as noções topológicas e projetivas, essenciais para a compreensão e interpretação de mapas e imagens, além de garantir a percepção do espaço com maior autonomia. Trata-se de passo inicial da alfabetização cartográfica. O corpo é nosso primeiro espaço de vivência e, como tal, é parte fundamental dos estudos em Geografia.

Neste link, um texto muito importante de TEIXEIRA, Christiano Correa e CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos explica o desenvolvimento das relações topológicas, projetivas e euclidianas: http://anaisenpegsul.paginas.ufsc.br/files/2014/11/CHRISTIANO-CORREA-TEIXEIRA-e-ANTONIO-CARLOS-CASTROGIOVANNI.pdf

A construção da noção de espaço segundo Jean Piaget: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/viewFile/9205/5667

Contextos prévios: Na brincadeira, os estudantes estarão de olhos vendados e receberão indicações aos colegas de para onde deverão se movimentar, portanto, ficará a seu critério (conforme diagnóstico dos estudantes) decidir se essas orientações já abordarão noções de lateralidade (projetivas) como esquerda e direita ou se serão apenas as topológicas (frente, trás, lado). O nível de aprofundamento variará conforme o conhecimento prévio.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou escreva na lousa o tema da aula. Em seguida faça perguntas às crianças sobre o corpo. Vocês conhecem todas as partes do corpo? Saberiam onde elas estão mesmo de olhos fechados?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência