Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Contornos de dois alunos em tamanho real feitos em papel kraft, EVA ou papelão para dar firmeza às partes do corpo que serão encaixadas no kraft, velcro para fixar as partes do corpo no kraft. Duas vendas de tecido para os olhos das crianças.
Material complementar:
Quebra-cabeças em tamanho real: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/thZ5gK5UBUeb66tsPjr8Th8qZwgncKd7YRc7qdV8vrdWFuYHgQpJgBwr9NBg/geo1-08und02-1.pdf
Quebra cabeças para montar no papel https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/naV64MVSq7yBAj55GZWqmGCnFrzRgaW6p7ruGSg6xXvX4AZkVv398athvJ2M/geo1-08und02.pdf
Para você saber mais:
O esquema corporal e a lateralidade permitem que os estudantes desenvolvam com segurança as noções topológicas e projetivas, essenciais para a compreensão e interpretação de mapas e imagens, além de garantir a percepção do espaço com maior autonomia. Trata-se de passo inicial da alfabetização cartográfica. O corpo é nosso primeiro espaço de vivência e, como tal, é parte fundamental dos estudos em Geografia.
Neste link, um texto muito importante de TEIXEIRA, Christiano Correa e CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos explica o desenvolvimento das relações topológicas, projetivas e euclidianas: http://anaisenpegsul.paginas.ufsc.br/files/2014/11/CHRISTIANO-CORREA-TEIXEIRA-e-ANTONIO-CARLOS-CASTROGIOVANNI.pdf
A construção da noção de espaço segundo Jean Piaget: http://www.seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/viewFile/9205/5667
Contextos prévios: Na brincadeira, os estudantes estarão de olhos vendados e receberão indicações aos colegas de para onde deverão se movimentar, portanto, ficará a seu critério (conforme diagnóstico dos estudantes) decidir se essas orientações já abordarão noções de lateralidade (projetivas) como esquerda e direita ou se serão apenas as topológicas (frente, trás, lado). O nível de aprofundamento variará conforme o conhecimento prévio.
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete ou escreva na lousa o tema da aula. Em seguida faça perguntas às crianças sobre o corpo. Vocês conhecem todas as partes do corpo? Saberiam onde elas estão mesmo de olhos fechados?
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete e leia o poema e instigue as crianças a imaginar o que está sendo dito nos versos.
Converse sobre as impressões que tiveram. Como seria essa situação? Deixe que imaginem e dêem suas opiniões a respeito.
Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar o poema, pode ser escrito no quadro ou simplesmente declamado pelo professor.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete a imagem e incentive as crianças a responderem a pergunta. Eles deverão chegar à conclusão de que não têm como saber a resposta. Então, será hora de descobrirem o que se modifica no corpo conforme o lado - o hemisfério corporal.
Conduza-os na observação do próprio corpo ou do corpo dos colegas de diferentes lados. A atividade pode ser realizada no espelho ou eles poderão ficar de frente uns para os outros.
Então, chame a atenção das crianças para os hemisférios corporais (lados do corpo) e para a simetria bilateral.
Para facilitar a visualização dos hemisférios corporais, cubra um deles e peça que observem o outro.
Sugestões de perguntas para os estudantes: Quais as partes do corpo se repetem? Quais são os lados do nosso corpo? O que há do lado de cima do corpo? O que há do lado de baixo? Do lado esquerdo? Do lado direito?
Com os olhos fechados, você conseguiria localizar as partes do seu corpo? Vamos fechar os olhos e fazer um teste? Localize seu olho direito, seu olho esquerdo…
Após todas essas observações, retome a questão inicial:
O que podemos fazer no Senhor Palito para sabermos se ele está de frente ou de costas?
Pode deixar que as crianças desenhem ou à medida que ela forem sugerindo, o professor poderá fazer as ilustrações.
Como adequar à sua realidade: Se houver um espelho na sala ou em algum outro espaço da escola, é interessante usá-lo. Caso não haja, um deve observar o outro em diferentes posições, de frente, de costas, etc.
Para você saber mais:
Material do governo de São Paulo sobre alfabetização cartográfica com sugestões baseadas nos conceitos de hemisférios corporais de Castrogiovanni, Antônio Carlos: http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/ALFABETIZA%C3%87%C3%83O%20CARTOGR%C3%81FICA%20-%20POSSIBILIDADES.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Fixar os contornos do corpo em local firme para que as crianças fixem nele as partes do corpo. No material complementar estarão disponíveis os contornos e peças para impressão.
Você também poderá utilizar o contorno das próprias crianças da sua sala de aula se desejar e adaptar as peças para que se encaixem nele.
Sugere-se o encaixe das peças em velcro, pois, é um material mais seguro para as crianças. Porém, caso haja dificuldade em providenciar o velcro pode-se utilizar outro material, desde que seja verificada a questão da segurança das crianças no manuseio. Fita adesiva ou dupla face podem ser alternativas.
No caso do velcro - colocar uma das partes no contorno e a outra na peça para ser encaixada. Isso favorece também a durabilidade do material que poderá ser reaproveitado posteriormente.
Organize dois grupos em duas fileiras (em frente aos dois contornos) para realizar a brincadeira.
Distribua as peças entre as crianças que estiverem nas primeiras posições das filas. Cada criança deverá receber a mesma peça.
Utilize vendas de tecido para realizar a brincadeira.
As crianças deverão, uma de cada grupo/fileira, de olhos vendados, encaixar a peça no local correspondente.
Os colegas do grupo poderão orientá-la indicando para onde ela deverá se mover (pra frente, pra cima, pro lado, etc). Verifique outras orientações no slide inicial.
Caso o número de estudantes seja maior do que o número de peças, retire as peças já encaixadas e repita a brincadeira para dar oportunidade a todas as crianças de participar.
Depois da brincadeira, converse com as crianças sobre o resultado e sobre a posição das peças. Chame a atenção para os erros e acertos.
Fonte da imagem utilizada no slide - domínio público: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Blind_man%27s_bluff?uselang=pt#/media/File:Blindfold_(PSF).png
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações:
Entregue as peças do quebra-cabeças em tamanho reduzido sugerido no material complementar para montarem observando a imagem. Esta atividade está prevista para ser individual.
Caso haja dificuldade na impressão das peças, uma sugestão é solicitar que as crianças desenhem o corpo observando o quebra cabeças montado anteriormente ou o próprio corpo e o dos colegas.