Habilidade focal relacionada
(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
Objeto de conhecimento relacionado
- Localização espacial.
(Extraído do Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Objetivos de aprendizagem
- Tomar consciência de partes do seu corpo.
- Orientar o corpo em relação a objetos e pessoas.
- Desenvolver coordenação visomotora.
- Explorar e desenvolver relações de medida, direção e posição no espaço.
- Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço dado um ponto de referência.
- Utilizar termos referentes à localização espacial, tais como à direita de, à esquerda de, em cima, embaixo.
(Extraído dos Mapas de Foco - Instituto Reúna)
Conhecimentos prévios
- Não há.
Comentários para os professores
Para que seja possível localizarmos algo ou alguém, é necessário identificar um referencial e saber explicar como ele foi usado para efetuar a localização de outros objetos. Usar elementos da sala de aula (porta, janela, quadro, lixo) ou o próprio corpo como referencial é muito comum entre estudantes desta faixa etária. Além disso, é necessário que os estudantes se apropriem de um vocabulário que expresse a localização dos objetos em relação ao referencial adotado. Termos como acima, abaixo, à esquerda, à direita, perto, longe, antes, depois, primeiro e último são algumas sugestões para auxiliar na composição desse vocabulário. Também é muito comum, no momento da descrição da localização, os estudantes utilizarem diferentes tipos de representações numa mesma fala como palavras, figuras ou ambos.
(Adaptado dos Mapas de Foco e Avalia e Aprende - Instituto Reúna)
Sugestões de atividades
Avaliações Diagnósticas – (extraído do Avalia e Aprende - Matemática – Caderno 2 - 1º ano - Item 3 - Instituto Reúna)
Descrição das atividades:
Esta atividade tem como objetivo identificar se o estudante é capaz de descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço dado um ponto de referência.
Plano de aula: Organizando as Frutas (longe ou perto?) (Extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Organizando as Frutas (longe ou perto?), produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Posicionar objetos e identificá-los utilizando a linguagem posicional.
Plano de aula: Dentro e Fora da Caixa Misteriosa (Extraído da Nova Escola)
Descrição das atividades:
O plano de aula Dentro e Fora da Caixa Misteriosa, produzido pelo time de autores da Nova Escola, tem como objetivo de aprendizagem:
- Fazer uso da linguagem posicional dentro e fora.