GEO1_09UND2- O QUE TEM_
Plano de Aula
Plano de aula: Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia que consta na BNCCEF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades estão previstas para serem realizadas em sala de aula.
Materiais necessários: Objetos da rotina escolar: lápis, estojo, caderno, livros.
Material complementar: Atividade “O que tem?” disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7rjrp6Up9WjGaaCsXVuK4jKkUX4Rpbt3KxPJNGxrxustsncMrEKjtwsfW55q/geo1-09und2-o-que-tem.pdf
Para saber mais: Estes conteúdos relacionam-se a Geometria e as habilidades EF01MA11, caso deseje poderá explorar outras atividades com a temática, como por exemplo, o plano de aula “Trilha das posições - em cima e embaixo, dentro e fora e longe e perto” disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1074/trilha-das-posicoes-em-cima-e-embaixo-dentro-e-fora-e-longe-e-perto
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente este slide ou escreva no quadro o tema da aula. Permita que os alunos leiam. Se necessário proponha a leitura coletiva. Pergunte o que acham que irão discutir hoje, baseados na temática que acabaram de ler. Permita que alguns alunos se manifestem. Não antecipe conceitos, eles serão abordados e aprofundados no decorrer da atividade.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA