Plano de Aula

Plano de aula: Mapa do corpo e as relações projetivas (esquerda-direita, em cima, embaixo, atrás-frente)

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a elaboração dessa aula disponha a sala em semicírculo, deixando um espaço livre para que os alunos possam se locomover para dançar e deitar uma vez que será necessária essa posição do corpo para realização de uma das atividades.

Materiais necessários: Rádio ou projetor com som, papel manilha, lápis de cor, lápis de escrever, cópia da atividade e da imagem disponível nos materiais complementares.

Material complementar:

Letra da música “Formiguinha”: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kxckqRnqnA4Y9DyHUxXPf8YHmkufyswz5wtj9FX4JuTuYQa5Up9dnvcMUWJM/geo1-09und05-letra-da-musica-formiguinha.pdf

Atividade Pistas para a formiguinha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GBaqtaHbxM8Zgk2Nw8v8RRAxjvDKSXAD8YMs5GYnWpwBHR6RCExfWcFsceh6/geo1-09und05-pistas-para-formiguinha.pdf

Formiguinha - Clipe Música Oficial - Galinha Pintadinha DVD 2. Youtube, 2015 (3min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=78xEaW5GJ0g>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Para realização desta atividade é necessário que os alunos já tenham tido contato com os conceitos referentes às relações projetivas (esquerda-direita, em cima, embaixo, atrás- em frente). Caso deseje retomar os conceitos poderá trabalhar previamente os planos de aula disponíveis aqui no site da Nova Escola denominados:

BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula: Na frente e atrás - vivenciando o conceito. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5745/na-frente-e-atras-vivenciando-o-conceito>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Auxilie os alunos na leitura se julgar necessário. Questione-os se a partir do tema imaginam o que será que realizarão nesta aula. Pergunte também se já escutaram o termo “Mapa”, em que situação isso ocorreu e para que acham que ele serve. Ouça atentamente as respostas, mas não antecipe conceitos, pois ele será construído ao longo do plano.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos