GEO1_09UND05 - Pistas para Formiguinha
Plano de Aula
Plano de aula: Mapa do corpo e as relações projetivas (esquerda-direita, em cima, embaixo, atrás-frente)
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para a elaboração dessa aula disponha a sala em semicírculo, deixando um espaço livre para que os alunos possam se locomover para dançar e deitar uma vez que será necessária essa posição do corpo para realização de uma das atividades.
Materiais necessários: Rádio ou projetor com som, papel manilha, lápis de cor, lápis de escrever, cópia da atividade e da imagem disponível nos materiais complementares.
Material complementar:
Letra da música “Formiguinha”: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kxckqRnqnA4Y9DyHUxXPf8YHmkufyswz5wtj9FX4JuTuYQa5Up9dnvcMUWJM/geo1-09und05-letra-da-musica-formiguinha.pdf
Atividade Pistas para a formiguinha: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GBaqtaHbxM8Zgk2Nw8v8RRAxjvDKSXAD8YMs5GYnWpwBHR6RCExfWcFsceh6/geo1-09und05-pistas-para-formiguinha.pdf
Formiguinha - Clipe Música Oficial - Galinha Pintadinha DVD 2. Youtube, 2015 (3min09seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=78xEaW5GJ0g>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: Para realização desta atividade é necessário que os alunos já tenham tido contato com os conceitos referentes às relações projetivas (esquerda-direita, em cima, embaixo, atrás- em frente). Caso deseje retomar os conceitos poderá trabalhar previamente os planos de aula disponíveis aqui no site da Nova Escola denominados:
BARBOSA, Aline Pereira R. Plano de aula: Na frente e atrás - vivenciando o conceito. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5745/na-frente-e-atras-vivenciando-o-conceito>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Auxilie os alunos na leitura se julgar necessário. Questione-os se a partir do tema imaginam o que será que realizarão nesta aula. Pergunte também se já escutaram o termo “Mapa”, em que situação isso ocorreu e para que acham que ele serve. Ouça atentamente as respostas, mas não antecipe conceitos, pois ele será construído ao longo do plano.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Projete este slide ou apresente a imagem. Peça aos alunos que observem e questione-os:
- Que espaço é este demonstrado nesta imagem? (Caso não compreendam que se trata de uma sala de aula, peça para observarem o que está sendo representado na cena, ou seja as carteiras, o quadro, a mesa do professor levando-os ao entendimento do que se trata essa representação)
- Como vocês perceberam que era uma sala de aula (caso tenha acertado a questão anterior)
- Essa é uma sala de aula em tamanho real? Como imaginam que ela foi observada: de lado ou de cima para baixo? Por que acham isso?
- Se ao entrar pela porta (mostre onde fica a porta na representação) quiser ir até a mesa amarela, qual caminho devo seguir? (Permita que um aluno responda e dê as indicações)
Ouça as respostas atentamente, não dê respostas. O objetivo deste momento é que os alunos percebam que está é uma imagem que representa um espaço e que a partir dela é possível nos orientarmos e guiarmos seguindo as indicações corretas, ou seja, um recurso visual que possibilita compreender a disposição de um determinado espaço.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para iniciar a discussão leia o questionamento presente no slide. Permita que os alunos expressem livremente. Em seguida diga aos alunos que para auxiliar na resposta, todos irão cantar/relembrar uma canção popular. Trata-se da música Formiguinha em que esse inseto percorre o corpo de uma criança. Coloque a música no aparelho de som, apresente-a no projetor ou cante-a para a turma. Permita que os alunos acessem o centro da sala e tenham espaço para se movimentar. Deixe que dancem seguindo os comandos da música. Repita a música 1 vez e depois solicite que se sentem. Feito isso questione-os:
- Quais locais a formiguinha percorreu? (Pé, coxa, mão, bumbum, nariz)
- Imaginem que outra formiguinha deseje passar pelos mesmos caminhos percorridos pela formiguinha da canção. Como você explicaria para que ela chegasse do pé ao nariz? E do nariz a mão direita?
Neste momento pode ser que os alunos não consigam expressar-se usando os termos referentes às relações projetivas (esquerda - direita, em cima, embaixo, frente - atrás), diante de tal dificuldade diga que na próxima etapa da aula vocês elaborarão um mapa do corpo, para que a formiguinha possa se guiar e chegar aos mesmos órgãos que a sua companheira chegou.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 60 minutos
Orientações: Essa atividade será realizada em duplas. Para a elaboração do mapa do corpo disponha o papel manilha já cortado no tamanho aproximado dos alunos no chão ao centro da sala. Explique que agora um da dupla se deitará sobre o papel e outro colega passará um lápis em todo o contorno do corpo, formando assim uma representação do corpo humano. Depois a dupla se reveza. Feito isso solicite que recortem no entorno. Logo após peça aos alunos que aderecem sua representação seguindo as suas características, ou seja que desenhe seus olhos, nariz, boca, pode desenhar a roupa, etc.
Com todos os mapas elaborados disponha para cada dupla a atividade “Pistas para a Formiguinha”, disponível em nosso material complementar. Há três conjuntos de pistas diferentes, escolha e entregue uma por dupla. Os nomes dos órgãos dos corpos estão escritos, caso necessário auxilie os alunos com a leitura. A diversidade de “lugares” que a formiguinha deverá chegar favorecerá a socialização no momento final da atividade.
De posse de suas pistas os alunos deverão se orientar em suas respectivas representações corporais, ou seja, no mapa do corpo, deverão realizar uma marcação nos órgãos em que a formiguinha partiu e em qual chegará e depois devem verbalizar uns para os outros o trajeto que ela realizará usando o vocabulário: esquerda - direita, frente - atrás, em cima, embaixo.
Oriente-os para o fato de que o boneco funciona também como um espelho e suas posições estão invertidas, ou seja à esquerda do boneco corresponde à direita do aluno e vice-versa. Neste momento percorra a sala de aula, observe as dificuldades e auxilie os alunos a lançar mão do vocabulário específico para se comunicar, bem como oriente-os quanto às relações projetivas se notar dificuldade.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Realize uma exposição dos mapas do corpo colando-os no quadro. Você poderá ordená-los usando a ordenação alfabética a partir dos nomes dos alunos, ordem crescente ou decrescente das alturas, entre outros. O importante é que comunique o critério a turma para que eles também se envolvam na organização.
Feito isso inicialmente peça que observem os mapas alinhados e depois questione:
- Quem está à direita de __________ (fale o nome de um aluno da sala)?
- Quem está à esquerda de ___________ (fale o nome de um aluno da sala)?
Em seguida chame as duplas de alunos segundo o conjunto de pistas que pegaram. Peça que socializem para os demais, mostrando no mapa do corpo da onde a formiguinha saiu e como deverá chegar aos órgãos de destino. Permita que as diferentes duplas validem ou complementem o que está sendo exposto e reforçe que sempre deverão usar o vocabulário referente às relações projetivas.
Para finalizar apresente novamente o slide 3 ou sua imagem. Questione os alunos como explicariam a questão lançada na contextualização desse plano: “Se ao entrar pela porta (mostre onde fica a porta na representação) quiser ir até a mesa amarela, qual caminho devo seguir? ” (Permita que os alunos respondam e dê as indicações).
Ouça atentamente as respostas, espera-se que utilizem o vocabulário e o entendimento das relações projetivas.
Conclua dizendo que ao se guiar por uma representação do espaço, ou do corpo, como nesta aula, é importante ter em mente as relações projetivas de direita - esquerda, frente - atrás, em cima - embaixo, partindo da observação e entendimento do próprio corpo, pois somente assim as orientações nos diversos lugares terão êxito.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp e celular, tablet ou webcam de um computador para gravação de vídeos
- Optativas: Google Meet e Youtube
Valor trabalhado
- Cidadania
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os alunos apliquem princípios de relação de esquerda/direita, em cima/embaixo e atrás/em frente, partindo da relação com o seu corpo. Sugere-se como ferramentas tecnológicas o WhatsApp ou e-mail para o envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se você preferir, pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Neste plano, você deverá orientar que os alunos tenham um espaço livre em suas residências para que possam se locomover para dançar e deitar. Os materiais serão os de uso comum na escola, como papel, lápis de cor, lápis de escrever etc. Também será necessário um equipamento para reproduzir som.
Na realização desta atividade é importante que os alunos já tenham tido contato com os conceitos referentes às relações projetivas (esquerda/direita, em cima/embaixo e atrás/em frente). Caso queira retomá-los, você poderá trabalhar previamente o plano de aula de Nova Escola denominado "Na frente e atrás - Vivenciando o conceito", de Aline Pereira R. Barbosa, disponível aqui.
Grave um áudio apresentando o tema. Questione-os o que imaginam que realizarão na aula. Pergunte também se já escutaram o termo “mapa”, em que situação isso ocorreu e para que acham que ele serve.
Contextualização (40 minutos)
Encaminhe a imagem desta etapa que está disponível no plano original. Peça aos alunos que observem e questione-os: que espaço está demonstrado? Caso não compreendam que se trata de uma sala de aula, peça para prestarem atenção aos elementos da cena, como as carteiras, o quadro, a mesa do professor etc., levando-os ao entendimento do que se trata a representação. Prossiga com as questões:
- Como vocês perceberam que era uma sala de aula?
- Essa é uma sala de aula em tamanho real?
- Como imaginam que ela foi observada: de lado? De cima para baixo? Por que acham isso?
- Se eu entrar pela porta (mostre a localização da porta na imagem) e quiser ir até a mesa amarela, qual caminho devo seguir? (Permita que um aluno responda dando as indicações)
Peça que gravem em áudio ou enviem por mensagens de texto suas respostas. O objetivo deste momento é que os alunos percebam que a imagem representa um espaço e que a partir dela é possível nos orientarmos e nos guiarmos seguindo as indicações corretas, ou seja, um recurso visual que possibilita compreender a disposição de um determinado espaço.
Problematização (50 minutos)
Grave um vídeo ou áudio perguntando: como podemos indicar a posição das partes do nosso corpo? Diga aos alunos que para auxiliar na resposta todos irão relembrar uma canção popular. Trata-se da música "Formiguinha", em que o inseto percorre o corpo de uma criança. Encaminhe o link da música disponível aqui.
No vídeo, incentive os alunos a dançarem em casa com sua família. Ao término, questione-os:
- Quais locais a formiguinha percorreu? (Pé, coxa, mão, bumbum, nariz)
- Imaginem que outra formiga deseja passar pelos mesmos caminhos percorridos pela formiguinha da canção. Como você explicaria a ela o trajeto para ir do pé ao nariz? E do nariz até a mão direita?
Neste momento pode ser que os alunos não consigam expressar-se usando os termos referentes às relações projetivas. Diante dessa dificuldade, diga que na próxima etapa da aula vocês elaborarão um mapa do corpo para que a formiguinha possa se guiar. Envie a letra da música disponível aqui.
Ação propositiva
Atividade a ser realizada de forma assíncrona. Disponibilize um tempo de dois dias para o retorno desta etapa.
Para a elaboração do mapa do corpo, peça às crianças que tenham uma folha de papel sulfite tamanho A3, se não for possível, pode ser A4. Solicite que desenhem o que consideram ser o seu corpo, procurando representar suas características, ou seja, que desenhem seus olhos, nariz, boca, roupa etc.
Com todos os mapas elaborados em mãos, encaminhe o arquivo “Pistas para a formiguinha”, disponível aqui (material complementar deste plano). Há três conjuntos de pistas diferentes. Escolha e encaminhe de forma aleatória. Os nomes das partes do corpo estão escritos, então, caso necessário auxilie os alunos na leitura, enviando áudios. A diversidade de “lugares” que a formiguinha deverá chegar favorecerá a socialização no momento final da atividade.
De posse de suas pistas, os alunos deverão se orientar em suas respectivas representações corporais, ou seja, no mapa do próprio corpo que fizeram. Eles deverão realizar uma marcação nos órgãos dos quais a formiguinha partiu e em quais ela chegará. Depois, peça para as crianças verbalizarem o trajeto que o inseto realizará, usando o vocabulário esquerda/direita, frente/atrás e em cima/embaixo. Eles devem gravar um vídeo ou áudio.
Sistematização (60 minutos)
Organize com o recurso do PowerPoint uma exposição dos mapas do corpo produzidos pelos alunos. Peça que observem e, depois, questione-os por meio de áudio ou vídeo:
- Qual trabalho está à direita de __________ (fale o nome de um aluno)?
- Quem está à esquerda de ___________ (fale o nome de um aluno)?
Peça que eles socializem seus trabalho com os demais, mostrando no próprio mapa de onde a formiguinha saiu e qual seu destino. Permita que validem ou complementem o que está sendo exposto e reforce que eles sempre deverão usar o vocabulário referente às relações projetivas. Aqui, você pode sugerir a gravação de vídeos e o que envio ocorra no grupo de WhatsApp. Se preferir, realize de forma síncrona pelo Google Meet.
Conclua dizendo que ao se guiar por uma representação do espaço ou do corpo, como nesta aula, é importante ter em mente as relações projetivas de esquerda/direita, frente/atrás e em cima/embaixo, partindo da observação e entendimento do próprio corpo, pois somente assim as orientações nos diversos lugares terão êxito.
Convite às famílias
Oriente que os familiares assistam com as crianças aos dois vídeos abaixo, que complementam os conceitos abordados na adaptação do plano:
- "Música da formiguinha", disponível aqui.
- "Desenho da Dona Aranha", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Aplicar princípios das relações projetivas (esquerda-direita, em cima, embaixo, atrás- em frente) partindo da representação do corpo humano.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.