GEO1_09UND06 - Encontre Aqui
Plano de Aula
Plano de aula: REFERENCIAIS ESPACIAIS A PARTIR DA REPRESENTAÇÃO DA SALA DE AULA
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Materiais de uso do aluno: lápis de cor, borracha, lápis de escrever e cópia das atividades.
Material complementar:
Representação da sala de aula vista de cima: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gxUtRycZvDZHg2J6C2km8TBPNu83pUc783uxDrf5hzpjEmhGGdgzkTP5xqRk/geo1-09und06-representacoes-da-sala-de-aula.pdf
Atividade – Referenciais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mw7u6J8Bj6m3mCgWTDexNBX84JeyCM5PP5heJeFvxca86DCDbn8yuvdeUBNR/geo1-09und06-referencias-espaciais.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete este slide, ou escreva o tema no quadro. Permita que os alunos o leia e os ajude se julgar necessário. Questione-os se já fizeram perguntas desse tipo ou em que momentos já escutaram essa interrogativa. Permita que dois ou três alunos se expressem livremente relatando os exemplos. Conclua dizendo que nesta aula haverá o aprofundamento das discussões sobre essa temática.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete este slide ou o apresente de forma impressa. Leia os diálogos para a turma e os questione se já presenciaram situações parecidas. Deixe que se manifestem e que um ou dois alunos exemplifique a situação por eles observada.
Ouça atentamente as respostas, mas não antecipe nenhum conceito. Ele será construído ao longo do plano.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente este slide aos alunos, caso julgar necessário imprima-o e mostre a imagem. Se desejar poderá desenhar no quadro um móvel semelhante a este com diversos itens em suas prateleiras. Em seguida diga aos alunos que eles deverão dar duas dicas de qual o seu produto predileto, mas sem revelar seu nome ou característica, apenas poderão dizer sua localização e dar pistas de sua referência.
Chame a frente da sala alguns alunos. Diga a eles para oferecerem informações do objeto escolhido aos demais colegas da turma, mas para isto deverão utilizar os referenciais direita e esquerda. Ao término eles deverão indicar um colega para tentar adivinhar o objeto da estante escolhido. É provável que tenham dificuldades quanto à expressão de algumas referencias espaciais, mas neste momento não os auxilie, permita a construção e elaboração da ideia ao longo das atividades.
Como adequar à sua realidade: Você poderá propor os itens que desejar na prateleira e realizar essa composição de maneira real, levando para sala de aula itens de higiene, frutas de sua região, objetos escolares, etc. Ou utilizando objetos da própria sala de aula (carteiras, cadeiras, cestos de lixo etc).
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 45 minutos
Orientações: As atividades desta etapa serão construídas em alguns passos.
Em um 1º momento projete este slide ou apresente impressa as três representações de sala de aula aparecidas aqui. Explique a eles que são representação de uma sala de aula vista de cima. Diga que uma delas provavelmente é semelhante à disposição real da sala de aula ao qual pertencem. Solicite que após a observação indiquem qual a que melhor representa a sua sala.
2º momento: Entregue a cada aluno uma imagem impressa com a representação da sala de aula identificada. Diga que eles deverão observar a localização dos colegas neste espaço e escrever o nome dos mesmos em seus lugares correspondentes. Também deverão desenhar elementos que estejam faltando, como armários, lixeiras, quadros, etc. Como trata-se de uma representação vista de cima combine com a turma e exemplifique no quadro os desenhos que poderão utilizar para representar estes elementos, como por exemplo, um círculo para a lixeira, entre outros.
3º momento: A partir da observação e representação dos elementos que estão faltando e dos nomes dos colegas em seus respectivos lugares, entregue aos alunos a atividade “Referenciais Espaciais”, nela há a indicação da posição de elementos da sala de aula, além de um espaço para que o aluno escreva e desenhe os objetos utilizando os referenciais à direita e à esquerda dela.
4º momento: Socialize as respostas e permita que os alunos validem ou não os desenhos dos outros colegas, considerando a observação do espaço e a definição dos elementos.
Na conclusão desta etapa é importante que você se atente aos possíveis erros da turma e recorra sempre a observação do espaço da sala de aula para definir o ponto de observação mais próximo ao local determinado. Se necessário faça os trajetos dentro da sala de aula com os alunos para que eles avaliem distâncias e proximidades.
Representação da sala de aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gxUtRycZvDZHg2J6C2km8TBPNu83pUc783uxDrf5hzpjEmhGGdgzkTP5xqRk/geo1-09und06-representacoes-da-sala-de-aula.pdf
Atividade – Referenciais: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mw7u6J8Bj6m3mCgWTDexNBX84JeyCM5PP5heJeFvxca86DCDbn8yuvdeUBNR/geo1-09und06-referencias-espaciais.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete este slide aos alunos, possibilite a leitura e os auxilie se julgar necessário. Explique que agora receberão um jogo que deverá ser realizado em duplas. Entregue a cada dupla uma cópia da atividade “Encontre aqui”, nela há uma tabela com vários desenhos e uma tabela idêntica para recorte. As peças recortadas deverão ficar viradas para baixo, um aluno da dupla deve pegar uma carta, observar o desenho exposto nela e dar duas dicas sobre a localização, utilizando os referenciais espaciais, para que o outro a encontre. Repita as rodadas até o fim das cartas.
Neste momento transite pela sala para verificar se os alunos elaboraram o conceito de ponto de referência. Se necessário os auxilie a partir da observação do tabuleiro. Ao término da brincadeira lance o questionamento ao grupo “Por que os referenciais espaciais são importantes? “E permita que se manifestem e relacione as respostas aos momentos vividos na aula. Perceba se as respostas mobilizam corretamente os referenciais espaciais, se relatam a localização específica ou aproximada de algum objeto. Reforce a utilização dos referenciais trabalhados com diferentes exemplos.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Meet, Youtube, Google Desenhos, Paint ou o software de desenho livre Flochdraw.
Valor trabalhado
- Cidadania
- Protagonismo
- Participação
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os alunos apliquem princípios para utilizar referenciais espaciais em mapas simples, a começar pelo ponto de referência da sala de aula. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Grave um áudio ou envie uma foto do slide de apresentação do tema de aula que está disponível na proposta original desta etapa. Questione os alunos se já fizeram perguntas desse tipo ou em que momentos já escutaram essa interrogativa. Permita que eles se expressem livremente relatando os exemplos por mensagens de texto ou áudio. Conclua dizendo que nesta aula haverá o aprofundamento das discussões sobre essa temática.
Contextualização (40 minutos)
Encaminhe a imagem do plano original. Grave um áudio com os diálogos para a turma e questione se eles já presenciaram situações parecidas. Deixe que se manifestem. Escolha um ou dois alunos para exemplificar a situação que já observaram. Você pode fazer isso em um momento síncrono ou pode pedir que eles encaminhem áudios. Ouça atentamente as respostas, mas não antecipe nenhum conceito. Ele será construído ao longo do plano.
Problematização (60 minutos)
Apresente o slide do plano original aos alunos. Em seguida diga que eles deverão dar duas dicas de qual seu produto predileto sem revelar seu nome ou característica. Eles apenas poderão dizer sua localização e dar pistas de sua referência. Chame-os por chamada de vídeo ou por áudio. Peça que eles deem as informações do objeto escolhido aos demais colegas usando os referenciais "direita" e "esquerda", com base na imagem desta etapa.
Em seguida, eles deverão indicar um colega para adivinhar o objeto escolhido. É provável que as crianças tenham dificuldades para expressar algumas referências espaciais, mas, neste momento, não as auxilie. Permita a construção e elaboração da ideia ao longo das atividades.
Você poderá propor os itens que desejar na prateleira e realizar essa composição de maneira real, montando-a em sua casa com itens de higiene, frutas de sua região, objetos escolares etc. Esse espaço pode ser um bom cenário para você fazer uma videoaula problematizando o tema do plano.
Ação propositiva
Atividade a ser realizada de forma assíncrona.
Em um primeiro momento, mostre as três representações de sala de aula que estão disponíveis no slide do plano original. Explique a eles que se tratam de representações de uma sala de aula vista de cima. Diga que uma delas provavelmente é semelhante à disposição real da sala de aula em que estudam.
Em seguida, solicite que eles indiquem qual imagem representa melhor a sala de aula da turma. Incentive os alunos a relembrarem do espaço, já que estão há um tempo sem frequentar a escola devido ao isolamento social. Se houver, envie uma fotografia da sala de aula das crianças para facilitar a lembrança.
No segundo momento, envie a cada aluno uma imagem com a representação da sala de aula escolhida. Diga que eles deverão observar a localização dos colegas e escrever o nome nos lugares correspondentes. Encaminhe anexo à esta etapa o espelho de classe da turma, considerando que será necessário adaptar este momento devido à pandemia. Eles também deverão desenhar elementos que estejam faltando, como armários, lixeiras, quadros etc.
Caso eles não possam fazer a impressão das plantas da sala, oriente que façam desenhos. Indique como ferramentas possíveis para isso o Google Desenhos, o Paint ou o software de desenho livre Flochdraw. Você encontra a representação da sala de aula aqui. O software de desenhos está disponível aqui.
No terceiro momento: a partir da observação e representação dos elementos que estão faltando e dos nomes dos colegas em seus respectivos lugares, entregue aos alunos a atividade “referenciais espaciais”. Nela há a indicação da posição de elementos, além de um espaço para que o aluno escreva e desenhe os objetos utilizando os referenciais. O material "Atividade – Referenciais" está disponível aqui.
Na conclusão desta etapa é importante que você se atente aos possíveis erros da turma e recorra sempre à observação das atividades finalizadas. Por isso, é importante criar um mecanismo onde eles façam as devoluções e você realize o feedback por áudio ou videochamada. Se a turma tiver muitos alunos, faça o retorno por meio Google Meet.
Sistematização
Esta etapa deverá ser orientada por meio de um vídeo e feita, pelos alunos, de forma assíncrona. Dê um prazo de dois dias para sua realização.
Explique que as crianças irão realizar um jogo com outro colega de forma virtual. Encaminhe à turma uma cópia da atividade “Encontre aqui”, disponível neste link. Nela, há duas tabelas: uma com vários desenhos e outra idêntica para recorte. Durante a brincadeira, as peças recortadas deverão ficar viradas para baixo. Um aluno da dupla deverá pegar uma carta, observar o desenho e dar duas dicas sobre a localização, utilizando os referenciais espaciais. As rodadas se repetem até que as cartas terminem.
Forme as duplas e oriente os alunos a se encontrem por chamada de vídeo. Um irá projetar o jogo, e o outro vai escolher as cartas. Ao término do jogo, faça o questionamento ao grupo: por que os referenciais espaciais são importantes? Permita que se manifestem e relacionem as respostas aos momentos vividos no encontro virtual com os colegas.
Convite às famílias
Oriente que as famílias ajudem as crianças a marcar o momento da videochamada com os colegas e na confecção do jogo de tabuleiro.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Utilizar referenciais espaciais (à direita, à esquerda) na elaboração de um mapa simples da sala de aula.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.