Plano de Aula

Plano de aula: Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia que consta na BNCCEF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades estão previstas para serem realizadas em sala de aula.

Materiais necessários: Objetos da rotina escolar: lápis, estojo, caderno, livros.

Material complementar: Atividade “O que tem?” disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7rjrp6Up9WjGaaCsXVuK4jKkUX4Rpbt3KxPJNGxrxustsncMrEKjtwsfW55q/geo1-09und2-o-que-tem.pdf

Para saber mais: Estes conteúdos relacionam-se a Geometria e as habilidades EF01MA11, caso deseje poderá explorar outras atividades com a temática, como por exemplo, o plano de aula “Trilha das posições - em cima e embaixo, dentro e fora e longe e perto” disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1074/trilha-das-posicoes-em-cima-e-embaixo-dentro-e-fora-e-longe-e-perto

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente este slide ou escreva no quadro o tema da aula. Permita que os alunos leiam. Se necessário proponha a leitura coletiva. Pergunte o que acham que irão discutir hoje, baseados na temática que acabaram de ler. Permita que alguns alunos se manifestem. Não antecipe conceitos, eles serão abordados e aprofundados no decorrer da atividade.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos