17215
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - Em cima, embaixo, dentro e fora: seguindo as pistas para se localizar

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Desenvolver noções de lateralidade como em cima, embaixo, dentro e fora tendo o corpo e outros elementos como referencial.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Pereira Ramirez Barbosa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia que consta na BNCCEF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades estão previstas para serem realizadas em sala de aula.

Materiais necessários: Objetos da rotina escolar: lápis, estojo, caderno, livros.

Material complementar: Atividade “O que tem?” disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7rjrp6Up9WjGaaCsXVuK4jKkUX4Rpbt3KxPJNGxrxustsncMrEKjtwsfW55q/geo1-09und2-o-que-tem.pdf

Para saber mais: Estes conteúdos relacionam-se a Geometria e as habilidades EF01MA11, caso deseje poderá explorar outras atividades com a temática, como por exemplo, o plano de aula “Trilha das posições - em cima e embaixo, dentro e fora e longe e perto” disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1074/trilha-das-posicoes-em-cima-e-embaixo-dentro-e-fora-e-longe-e-perto

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente este slide ou escreva no quadro o tema da aula. Permita que os alunos leiam. Se necessário proponha a leitura coletiva. Pergunte o que acham que irão discutir hoje, baseados na temática que acabaram de ler. Permita que alguns alunos se manifestem. Não antecipe conceitos, eles serão abordados e aprofundados no decorrer da atividade.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente este slide, imprima-o e entregue um a cada aluno. Realize a leitura coletiva do poema “Pontinho de vista”, de Pedro Bandeira. Ao término questione:

  • Por que o menino do poema fica zangado?
  • Quando ele diz “tenho que olhar todo mundo com o queixo levantado” qual é o movimento que ele faz com a cabeça? (Deixe que reproduzam)
  • E ao olhar a formiga, qual a posição que ele faz com o corpo? (Permita a reprodução também)
  • Por que ao olhar para o garoto a formiga o acharia grandão?

Neste momento não antecipe respostas, nem corrija possíveis erros. Diga aos alunos que estes assuntos se relacionam ao tema da aula de hoje.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha projetor de slide você poderá entregar a cópia do poema aos alunos e passar no quadro o texto escrito. Se desejar, realize a leitura mais de uma vez, permitindo aos alunos que realizem a leitura por ajustes.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente este slide, realize a leitura coletiva do comando. Mostre aos alunos a representação do corpo humano e solicite que observem as marcações (linhas e tracejados) que estão presentes em algumas partes dessa representação, como na divisão do quadril e tronco, da cabeça e do tronco e embaixo dos pés. Demonstre e relembre a qual parte do corpo refere-se o termo tronco.

Solicite aos alunos que, em seus lugares, fiquem em pé e observem seu corpo. Peça para imaginarem que também há linhas como a da representação do slide demarcando os corpos. Feito isso diga que agora você fará alguns comandos e eles deverão tocar em alguma parte do corpo que corresponda ao ditado. Diga também que você escolherá alguns alunos para explicar a escolha. Comece os comandos e repita os duas vezes alternando-os.

  • Toque uma parte do seu corpo que está em cima do tronco.
  • Toque uma parte do corpo que esteja embaixo da cabeça.
  • Toque uma parte do corpo que esteja embaixo do tronco.
  • Toque uma parte do corpo que esteja em cima do chão.

Sempre a cada rodada permita que o aluno escolhido justifique o motivo da escolha, solicite a turma que valide ou não a escolha.

Para finalizar, pergunte se os alunos sabem o nome de algum órgão que fique dentro do corpo. Possivelmente dirão coração, já que é mais familiar a faixa etária. Caso não apontem este órgão dê dicas que os levem a ele, como por exemplo: é um órgão que se colocarmos as mão do lado esquerdo do peito podemos escutar; órgão que bombeia sangue para todo corpo, etc.

Solicite que retornem aos lugares para dar prosseguimento a próxima atividade.

Como adequar à sua realidade: Caso não possua projetor desenhe no quadro o esboço de um corpo semelhante ao do slide e faça as linhas que demarcam as divisões.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 55 minutos

Orientações: Informe os alunos que nesta etapa da aula eles deverão seguir algumas pistas para encontrar um objeto escondido. Combine previamente qual será este objeto, pode ser um estojo, um livro, a sugestão é que não seja algo muito grande e que chame muita atenção. Explique à turma que você retirará um aluno da sala, ou seja o deixará do lado de fora e que o grupo esconderá o objeto. Ao retornar para dentro da sala o aluno terá livre acesso aos espaços podendo se movimentar como desejar, no entanto como o objeto estará escondido ele poderá realizar algumas perguntas aos colegas que responderão apenas com “sim” ou “não”. Ele poderá se dirigir a um local em que acha que o objeto foi guardado e realizar as perguntas permitidas que são:

  • Está dentro?
  • Está fora?
  • Está em cima?
  • Está embaixo?

A turma deverá estar atenta a movimentação do colega e a posição do corpo dele para dar as respostas afirmativas ou negativas.

Estabeleça um tempo de 3 minutos a cada aluno e caso não encontre revele o local e inicie nova rodada.

Quando faltar 5 minutos para o término do tempo previsto para essa atividade realize uma roda de conversa e solicite aos alunos que relatem quais foram as dificuldades e facilidades encontradas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com os alunos já sentados em seus lugares retome os momentos da aula: o poema “Pontinho de vista”, de Pedro Bandeira, a brincadeira de tocar as partes do corpo e de caçar objetos. Pergunte se notaram algo comum entre elas, provavelmente os alunos apontarão os conceitos estudados hoje já que permearam todas os momentos.

Comente que assim como no poema e durante as brincadeiras eles tinham que usar o corpo como referência para compreender o que estava em cima, embaixo, bem como identificar através da visão que não havia nada fora do armário, por exemplo, inferindo que pudesse estar dentro.

Diga que agora, para este exercício final terão que ter a sua mesa da sala de aula como referência e assim desenhar o que é solicitado na atividade “O que tem?” disponível no material complementar.

Enquanto os alunos observam, a partir do seu ponto de vista a sua mesa e representa o que está em cima, embaixo, dentro do estojo e fora do estojo caminhe pela sala observando e intervindo em possíveis erros.

Exponha os desenhos para que todos observem e conclua retomando que para compreendermos informações relacionadas a localização precisamos entender os conceitos de dentro, fora, em cima, embaixo e nos atentar sempre à referência para compreendermos a posição.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia que consta na BNCCEF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades estão previstas para serem realizadas em sala de aula.

Materiais necessários: Objetos da rotina escolar: lápis, estojo, caderno, livros.

Material complementar: Atividade “O que tem?” disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7rjrp6Up9WjGaaCsXVuK4jKkUX4Rpbt3KxPJNGxrxustsncMrEKjtwsfW55q/geo1-09und2-o-que-tem.pdf

Para saber mais: Estes conteúdos relacionam-se a Geometria e as habilidades EF01MA11, caso deseje poderá explorar outras atividades com a temática, como por exemplo, o plano de aula “Trilha das posições - em cima e embaixo, dentro e fora e longe e perto” disponível em https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1074/trilha-das-posicoes-em-cima-e-embaixo-dentro-e-fora-e-longe-e-perto

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente este slide ou escreva no quadro o tema da aula. Permita que os alunos leiam. Se necessário proponha a leitura coletiva. Pergunte o que acham que irão discutir hoje, baseados na temática que acabaram de ler. Permita que alguns alunos se manifestem. Não antecipe conceitos, eles serão abordados e aprofundados no decorrer da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente este slide, imprima-o e entregue um a cada aluno. Realize a leitura coletiva do poema “Pontinho de vista”, de Pedro Bandeira. Ao término questione:

  • Por que o menino do poema fica zangado?
  • Quando ele diz “tenho que olhar todo mundo com o queixo levantado” qual é o movimento que ele faz com a cabeça? (Deixe que reproduzam)
  • E ao olhar a formiga, qual a posição que ele faz com o corpo? (Permita a reprodução também)
  • Por que ao olhar para o garoto a formiga o acharia grandão?

Neste momento não antecipe respostas, nem corrija possíveis erros. Diga aos alunos que estes assuntos se relacionam ao tema da aula de hoje.

Como adequar à sua realidade: Caso não tenha projetor de slide você poderá entregar a cópia do poema aos alunos e passar no quadro o texto escrito. Se desejar, realize a leitura mais de uma vez, permitindo aos alunos que realizem a leitura por ajustes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente este slide, realize a leitura coletiva do comando. Mostre aos alunos a representação do corpo humano e solicite que observem as marcações (linhas e tracejados) que estão presentes em algumas partes dessa representação, como na divisão do quadril e tronco, da cabeça e do tronco e embaixo dos pés. Demonstre e relembre a qual parte do corpo refere-se o termo tronco.

Solicite aos alunos que, em seus lugares, fiquem em pé e observem seu corpo. Peça para imaginarem que também há linhas como a da representação do slide demarcando os corpos. Feito isso diga que agora você fará alguns comandos e eles deverão tocar em alguma parte do corpo que corresponda ao ditado. Diga também que você escolherá alguns alunos para explicar a escolha. Comece os comandos e repita os duas vezes alternando-os.

  • Toque uma parte do seu corpo que está em cima do tronco.
  • Toque uma parte do corpo que esteja embaixo da cabeça.
  • Toque uma parte do corpo que esteja embaixo do tronco.
  • Toque uma parte do corpo que esteja em cima do chão.

Sempre a cada rodada permita que o aluno escolhido justifique o motivo da escolha, solicite a turma que valide ou não a escolha.

Para finalizar, pergunte se os alunos sabem o nome de algum órgão que fique dentro do corpo. Possivelmente dirão coração, já que é mais familiar a faixa etária. Caso não apontem este órgão dê dicas que os levem a ele, como por exemplo: é um órgão que se colocarmos as mão do lado esquerdo do peito podemos escutar; órgão que bombeia sangue para todo corpo, etc.

Solicite que retornem aos lugares para dar prosseguimento a próxima atividade.

Como adequar à sua realidade: Caso não possua projetor desenhe no quadro o esboço de um corpo semelhante ao do slide e faça as linhas que demarcam as divisões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 55 minutos

Orientações: Informe os alunos que nesta etapa da aula eles deverão seguir algumas pistas para encontrar um objeto escondido. Combine previamente qual será este objeto, pode ser um estojo, um livro, a sugestão é que não seja algo muito grande e que chame muita atenção. Explique à turma que você retirará um aluno da sala, ou seja o deixará do lado de fora e que o grupo esconderá o objeto. Ao retornar para dentro da sala o aluno terá livre acesso aos espaços podendo se movimentar como desejar, no entanto como o objeto estará escondido ele poderá realizar algumas perguntas aos colegas que responderão apenas com “sim” ou “não”. Ele poderá se dirigir a um local em que acha que o objeto foi guardado e realizar as perguntas permitidas que são:

  • Está dentro?
  • Está fora?
  • Está em cima?
  • Está embaixo?

A turma deverá estar atenta a movimentação do colega e a posição do corpo dele para dar as respostas afirmativas ou negativas.

Estabeleça um tempo de 3 minutos a cada aluno e caso não encontre revele o local e inicie nova rodada.

Quando faltar 5 minutos para o término do tempo previsto para essa atividade realize uma roda de conversa e solicite aos alunos que relatem quais foram as dificuldades e facilidades encontradas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com os alunos já sentados em seus lugares retome os momentos da aula: o poema “Pontinho de vista”, de Pedro Bandeira, a brincadeira de tocar as partes do corpo e de caçar objetos. Pergunte se notaram algo comum entre elas, provavelmente os alunos apontarão os conceitos estudados hoje já que permearam todas os momentos.

Comente que assim como no poema e durante as brincadeiras eles tinham que usar o corpo como referência para compreender o que estava em cima, embaixo, bem como identificar através da visão que não havia nada fora do armário, por exemplo, inferindo que pudesse estar dentro.

Diga que agora, para este exercício final terão que ter a sua mesa da sala de aula como referência e assim desenhar o que é solicitado na atividade “O que tem?” disponível no material complementar.

Enquanto os alunos observam, a partir do seu ponto de vista a sua mesa e representa o que está em cima, embaixo, dentro do estojo e fora do estojo caminhe pela sala observando e intervindo em possíveis erros.

Exponha os desenhos para que todos observem e conclua retomando que para compreendermos informações relacionadas a localização precisamos entender os conceitos de dentro, fora, em cima, embaixo e nos atentar sempre à referência para compreendermos a posição.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano