Plano de aula: Na Frente e atrás: vivenciando o conceito

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano inicialmente ocorrerá no espaço da sala de aula, com as mesas e cadeiras dispostas como habitualmente você conduz, contudo a partir do slide 4 é importante que você leve os alunos a um local aberto como pátio, quadra esportiva, sala de dança, etc.

Materiais necessários: 20 folhas de jornal, dado, imagem do slide 3 ou semelhante

Material complementar: Molde do dado disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X5ETPurvvRKQhZH2HDyV9F8aSPKuTWKhPq5NhZduQ3AzJvwMWRBt5csqgYSy/geo1-09und1-acao-propositiva-molde-dado.pdf

Tema da aula

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione se eles já escutaram essas palavras e em quais momentos foram. Comente que este será o tema da aula e que participarão de diversos momentos nos quais os termos serão requisitados.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência