GEO1_09UND1 - Ação Propositiva - Molde dado
Plano de Aula
Plano de aula: Na Frente e atrás: vivenciando o conceito
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano inicialmente ocorrerá no espaço da sala de aula, com as mesas e cadeiras dispostas como habitualmente você conduz, contudo a partir do slide 4 é importante que você leve os alunos a um local aberto como pátio, quadra esportiva, sala de dança, etc.
Materiais necessários: 20 folhas de jornal, dado, imagem do slide 3 ou semelhante
Material complementar: Molde do dado disponível em https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X5ETPurvvRKQhZH2HDyV9F8aSPKuTWKhPq5NhZduQ3AzJvwMWRBt5csqgYSy/geo1-09und1-acao-propositiva-molde-dado.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Questione se eles já escutaram essas palavras e em quais momentos foram. Comente que este será o tema da aula e que participarão de diversos momentos nos quais os termos serão requisitados.
Contextualização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Projete a imagem aos alunos. Permita que observem a cena e manifestem-se individualmente sobre o que estão vendo. Questione-os: Quem provavelmente vencerá a corrida? Por quê?
É provável que os alunos respondam que o menino chegará primeiro, questione o motivo para tal constatação. Possivelmente dirão que isso ocorrerá devido o garoto estar na frente e a menina atrás na disputa.
Como adequar à sua realidade: Se necessário apresente a imagem deste slide impressa. Você também poderá apresentar uma imagem semelhante que retrate uma situação de ordem como uma corrida esportiva, imagem de uma fila, etc.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete este slide ou realize a problematização verbalmente mostrando a imagem aos alunos. Para auxiliá-los a pensar na problematização solicite que um ou mais alunos descreva a cena que estão visualizando. Neste momento observe se usam o termo frente, atrás, ao lado, etc., bem como se observam e descrevem a posição dos objetos presentes neste espaço, como os livros, por exemplo. Em seguida lance dois questionamentos:
- Quantas crianças estão sentadas à frente da professora?
- O que há atrás da professora?
Ouça atentamente as respostas e volte a problematização refazendo a pergunta. Não antecipe respostas nem conceitos, elas serão construídas ao longo do plano.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Informe aos alunos que os mesmos participarão de uma atividade semelhante a um jogo de tabuleiro. Contudo neste jogo o tabuleiro é a quadra da escola (ou o pátio, a sala de dança, etc), as casas serão as folhas de jornal e as peças do tabuleiro serão eles, os alunos. Forme duas fileiras com as folhas de jornal, cada uma com 10 folhas dispostas pelo local em que estão de modo que fiquem com aproximadamente 5 cm de distância uma da outra. Divida a turma em duplas, e peça que estas duplas formem duas equipes, uma atrás de cada fileira de jornal. Solicite que um participante de cada dupla jogue o dado, aquele que tirar o número maior inicia o jogo.
A dupla que iniciar o jogo deverá jogar o dado e andar para frente a quantidade de casas indicadas pelo número. Sempre que terminarem de andar o número de casas estabelecidos pelo dado deverão retirar um envelope que estará sobre o poder do professor que realizará a leitura em voz alta a todos. Nestes envelopes estarão os seguintes comandos:
- Duas casas para trás
- Uma casa para frente
- Três casas para trás
- Dê um comando para a dupla adversária.
- Duas casas para frente.
Desta forma, até que a dupla passe por todas as folhas de jornal deverá sempre jogar o dado, avançar a quantidade de casas indicadas pelo número, retirar um envelope e seguir o comando. Ganhará o jogo a equipe que primeiro conseguir passar todas as duplas pelo tabuleiro.
Ao término desta atividade solicite que os alunos sentem-se em círculo e proponha a conversa sobre a atividade. Pergunte quais foram as dificuldades e as facilidades, bem como a direção que seguiam quando o comando indicava para frente e quando indicava para trás.
Material complementar:
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Com os alunos ainda sentados, oriente que para retornar à sala de aula você fará duas filas, mas que a montagem das mesmas deverá seguir alguns comandos e que os mesmos devem ficar atentos.
Comece chamando um aluno, por exemplo o aluno “Pedro”, em seguida chame outro aluno, ”José” e dê o comando: José você deverá ficar a frente de “Pedro”, chame mais um aluno, dê outro comando, por exemplo “Você deverá ficar atrás de José” e assim por diante até que as duas fileira sejam organizadas e você retorne para a sala. Ao chegar à sala, solicitem que desenhe no caderno o amigo que estava a sua frente na fila e o que estava atrás. Permita também que escrevam os nomes dos amigos. Verifique se estão realizando os desenhos conforme a orientação e se conseguiram perceber e guardar a posição frente e atrás da vivência que participaram.
Por fim possibilite que observem a sala de aula e considerando o corpo deles como referência respondam alguns questionamentos: “o que tem na frente da sala de aula”, “e atrás”. Com respostas divergentes, visto que cada um senta-se em um ponto da sala de aula, conclua dizendo que temos que nos posicionar sempre a partir do nosso corpo e campo de visão para compreendermos a posição frente a trás. Para finalizar, solicite aos alunos que desenhem no caderno um objeto da sala de aula que esteja a frente e um que esteja atrás.
Para saber mais: Leia o artigo “Orientação espacial e movimentos corporais” disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/orientacao-espacial-e-movimentos-corporais/42220
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp e celular ou tablet para gravação de vídeos
- Optativas: Google Meet e Google Docs
Valor trabalhado
- Cidadania
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Este plano de aula tem por objetivo que os alunos sejam capazes de elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência da Geografia, o que consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. O envio das atividades poderá ser realizado por meio de WhatsApp ou e-mail. Se você preferir, pode realizar a aula utilizando o Google Meet.
Envie o questionamento proposto na etapa de apresentação do plano original aos alunos por meio de áudio. Pergunte se eles já escutaram essas palavras e em quais momentos. Comente que este será o tema da aula e que participarão de diversos momentos nos quais os termos serão requisitados.
Contextualização (20 minutos)
Encaminhe a imagem que está na etapa de contextualização do plano original aos alunos. Permita que eles observem a cena e manifestem-se individualmente sobre o que estão vendo. Questione-os: quem provavelmente vencerá a corrida? Por quê? Você pode pedir que eles escrevam mensagens de texto ou enviem áudios.
É provável que os alunos respondam que o menino chegará primeiro. Questione o motivo para tal constatação. Possivelmente dirão que isso ocorrerá porque o garoto está à frente e a menina, atrás. Você também poderá apresentar uma imagem semelhante que retrate uma situação de pessoas em ordem, como numa corrida esportiva, numa fila etc.
Problematização (50 minutos)
Envie o slide que está no plano original para a turma. Realize a problematização verbalmente, mostrando a imagem (grave um vídeo para esta etapa). Para auxiliá-los a pensar, solicite que alguns alunos descrevam a cena que estão visualizando. Eles devem enviar as mensagens por WhatsApp ou pela ferramenta que for adotada para a comunicação da classe.
Neste momento observe se os alunos usam os termos "frente", "atrás", "ao lado" etc., e se observam e descrevem a posição dos objetos presentes, como os livros. Em seguida, faça dois questionamentos:
- Quantas crianças estão sentadas à frente da professora?
- O que há atrás da professora?
Ação propositiva (60 minutos)
Esta atividade ocorrerá de forma assíncrona. Informe aos alunos que eles jogarão um tipo diferente de jogo de tabuleiro. Nesta brincadeira, o tabuleiro deverá ser algum cômodo da residência, as casas serão feitas com folhas de jornal e as peças serão eles próprios.
Oriente os alunos que formem duas fileiras com 10 folhas de jornal cada, dispostas de modo que fiquem com aproximadamente cinco centímetros de distância uma da outra. É muito importante que um adulto auxilie a criança em todas as etapas e que participe da brincadeira. Solicite que os jogadores lancem o dado. Quem tirar o número maior inicia o jogo.
Ao iniciar, o jogador deverá jogar o dado e andar para frente a quantidade de casas indicadas no lançamento. É importante enviar aos alunos algumas cartas que tragam informações como: "ande duas casas para trás", "ande uma casa para frente", "volte três casas para trás", "dê um comando para a dupla adversária", "avance duas casas para frente". Ao término, pergunte quais foram as dificuldades e as facilidades, bem como a direção que seguiam quando o comando indicava para frente e quando indicava para trás. Nesta etapa é necessário gravar um vídeo com todas as orientações e enviar o molde do dado, disponível aqui.
Sistematização (40 minutos)
Nesta etapa, peça que os alunos enviem um vídeo, áudio ou uma fotografia de um desenho sobre como foi organizado o tabuleiro com o auxílio de um familiar.
Convite às famílias
Professor, oriente que um adulto auxilie os alunos na confecção e organização da trilha. É imprescindível que a família esteja orientando a atividade, considerando que as crianças precisarão das coordenadas das cartas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade Temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Propiciar situações nas quais as noções espaciais: frente-atrás sejam vivenciadas tendo o corpo como elemento de localização.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.