Plano de Aula

Plano de aula: OBSERVAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA RUA DA ESCOLA

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia, EF01GE09- Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades estão distribuídas para serem realizadas na sala de aula e um estudo de meio (passeio) pela rua da escola.

Materiais necessários: Materiais recicláveis diversos que você poderá antecipadamente solicitar aos alunos que tragam à escola, como por exemplo: caixas de sapato, de remédios, produtos de higiene; tintas guache para pintura, papelão para base da maquete, papéis crepons de cores variadas, caneta hidrocor, lápis de cor; cópia da atividade e das imagens.

Material complementar:

Atividade de sistematização “O que tem nessa rua?: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nPCXzE6jc5cNAQknrAmfdhytrchXrcNkFjKRWGdFtQ7a2sZemmc6rkMQmnyA/geo1-09und10-atividade-o-que-tem-nessa-rua.pdf

Para saber mais:

SILVA. Eduardo R. Franco da. Utilização da maquete como recurso didático para o ensino da Geografia. In: IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade, Maceió-AL, 2018. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/educacaogeografica/article/download/4419/3189>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: É importante que os alunos já possuam noções dos referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) tendo o corpo como referência.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete este slide ou escreva o tema no quadro. Solicite que os alunos leiam e se necessário auxilie-os. Questione se sabem o que significa a palavra maquete, se já viram alguma e quais relações há entre as palavras observar, representar e maquete. Ouça com atenção as possíveis hipóteses, mas não antecipe conceitos. Diga que esse será o tema da aula de hoje e que no decorrer das atividades esse conceito será construído.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos