GEO1_09UND3 - Música Direita-Esquerda
Plano de Aula
Plano de aula: Esquerda e Direita: o corpo em ação
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GE09 - Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades presentes nesse plano são possíveis de serem realizadas em sala de aula, sugere-se deixar a sala disposta em círculo para que os alunos tenham espaço para realizar os comandos e se movimentar. Se desejar, no momento das atividades de problematização e da ação propositiva saia com os alunos para um espaço mais amplo da escola.
Materiais necessários: Rádio ou projetor com som, atividade quebra cabeça, uma fita vermelha para cada aluno (pode ser cetim, fitilho, barbante colorido ou tiras de EVA)
Material complementar:
Letra da música Direita e Esquerda:
Atividade quebra cabeça:
Vídeo com a letra da música Direita e Esquerda:
Direita, Esquerda. Youtube, 2009 (3min34seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sEt6qk93iSc>. Acesso em: 20 mai 2019.
Para você saber mais:
As atividades que envolvem lateralidade e orientação espacial também fazem parte dos conteúdos de Geometria, caso deseje acesse os planos abaixo para complementar o conteúdo:
FREITAS, Juliana Portella. Plano de aula: Utilizando a direita e a esquerda com a brincadeira da bomba. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1154/utilizando-a-direita-e-a-esquerda-com-a-brincadeira-da-bomba>. Acesso em: 20 mai 2019.
______________. Plano de Aula: O piquenique da direita e esquerda. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1087/o-piquenique-da-direita-e-esquerda>. Acesso em: 20 mai 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente este slide ao aluno, ou escreva o tema no quadro. Permita que leiam e se necessário os ajude neste momento. Questione se já escutaram essas palavras e em que momentos acreditam que as utilizam ou utilizariam. Diga que este será o tema de nossa aula e ao longo das atividades poderão entender melhor a importância desse conceito.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Inicie este momento recordando com os alunos a história do Chapeuzinho Vermelho, caso não as conheçam realize a contação para turma. Feito isso, apresente este slide ou mostre a imagem impressa do mesmo, diga que depois de todo o ocorrido Chapeuzinho aprendeu a lição e só quer ir até a casa da vovó por um caminho seguro, no entanto foi informada que deverá seguir pela floresta pelo caminho da direita, mas que ficou perdida já que não havia nenhuma placa indicando essa direção. Questione:
- Como ela pode proceder?
Escute atentamente as respostas e estratégias, mas não antecipe a resposta. O conceito será construído ao longo do plano.
Para você saber mais:
Chapeuzinho Vermelho. QDivertido. Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=1>. Acesso em: 20 mai 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Leia a questão presente no slide, em seguida oriente os alunos a se posicionarem no centro da sala de aula, certifique-se de que possuem espaço suficiente para se movimentarem. Diga que agora, para responderem a questão, eles escutarão uma música e que indicará alguns comandos. Trata-se da música “Direita e Esquerda! da cantora Jacky, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=sEt6qk93iSc. Todos devem estar atentos aos comandos cantados e segui-los. Ou seja, o que a música falar, eles têm que fazer.
Repita a música duas vezes, permita que eles observem os colegas, mas não realize nenhum movimento para que copiem. Ao findar essa etapa pergunte:
- Foi fácil seguir todos os comandos?
- Todos dançaram da mesma maneira?
- Quais movimentos acharam mais complicados?
É provável que os alunos relatem dificuldades com os movimentos de direita ou esquerda; ou que digam que mesmo realizando os movimentos solicitados perceberam que alguns amigos não estavam fazendo os movimentos iguais aos dele.
É importante que aluno identifique não só qual o lado esquerdo e direito, mas consiga perceber que eles existem sempre a partir de um referencial que é o corpo.
Caso não possua equipamento de som você poderá aprender a melodia, seguir a letra (abaixo) e cantar a melodia para a turma:
Para você saber mais:
ROCHA, Helena Gonçalves. Direita ou esquerda: a importância da lateralidade no desenvolvimento da criança. Disponível em: <http://lisbonsouthbayblog.pt/direita-ou-esquerda-a-importancia-da-lateralidade-no-desenvolvimento-da-crianca/>. Acesso em: 20 mai 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 55 minutos
Orientações: Esta etapa da aula será realizada em dois momentos, conforme explicações a seguir:
1º momento: Nestas atividades os alunos serão levados a realizar situações que propiciem vivências e execução de gestos considerando o lado esquerdo e direito do corpo. Realize uma roda de conversa solicitando que ergam a mão direita, é provável que muitos alunos tenham dificuldade neste momento, diante disso, se posicione de costas para eles e erga seu braço direito, solicitando que sigam o modelo.
Explique que agiu dessa forma, pois queria se colocar na mesma posição deles a fim de mostrar que o seu lado direito é o mesmo deles, mas que de acordo com a posição do seu corpo pode causar a impressão de ser outro, o que de fato não ocorre. Demonstre isso, se posicionando de costas novamente, erga seu braço direito, realize um giro de 90º e possibilite que os alunos percebam que ao mudar sua posição o braço direito continuou levantado.
Decorridas as explicações, solicite aos alunos que observem a parte direita do seu corpo, os braços, as pernas, as mãos. Peça para tentarem identificar algo que sirva como referência de que aquele é o lado direito, como por exemplo, uma pintinha, uma cicatriz, etc. Depois amarre uma fitinha vermelha no punho direito de cada aluno.
Feito isso realize alguns comandos:
- Pegue o estojo com a mão direita;
- Pegue um lápis com a mão esquerda;
- Abra o caderno com a mão direita,
- Feche o caderno com a mão esquerda;
- Encoste o braço direito na cabeça,
- Encoste o braço esquerdo na cabeça;
- Toque a orelha direita, depois à esquerda;
Solicitem que fiquem em pé, orientem a:
- Dar um pulinho com a perna direita;
- Dar um pulinho com a perna esquerda;
- Toque no pé direito,
- Toque no pé esquerdo,
A ideia da fitinha vermelha amarrada no punho servirá como uma referência para que o aluno adquira confiança e assimile as posições corretas de seu corpo. Após realizar uma rodada dos comandos acima mencionados, retire as fitas e repita as mesmas orientações visando compreender se os alunos identificam com mais segurança os lados direito e esquerdo.
2º momento: Projete este slide ou escreva o tema no quadro, permita que leiam auxiliando na leitura se necessário. Entregue a cada aluno um quebra cabeça do corpo humano. Diga que agora eles irão recortar as peças que corresponde a cada membro do corpo, montá-las sobre o caderno e posteriormente colá-las. Provavelmente não terão dificuldade neste momento, mas caso necessário os auxiliem instigando-os a pensar na posição de cada membro do corpo quando ficamos em posição semelhante. Feito isso questione:
- O garoto que acabaram de montar está na mesma posição que vocês?
Escute as respostas e se conseguiram perceber que a posição do boneco está oposta à deles, ou seja, um está de frente para o outro. Prossiga solicitando que apontem e circulem a mão direita do garotinho do quebra cabeça, depois a perna esquerda, o olho direito, o pé esquerdo, e demais comandos que desejar. Neste momento observe e auxilie os alunos que não conseguiram compreender que a sua posição direita e esquerda é contrária à do garoto uma vez que estão em posições opostas. É interessante que você exemplifique a situação realizando o movimento do corpo colocando-se na posição do aluno e na posição do garoto do quebra cabeça.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Retome o slide 3 e pergunte aos alunos qual dica dariam a Chapeuzinho Vermelho para se guiar na floresta agora que já realizaram várias atividades envolvendo os conceitos de direita e esquerda. Espera-se que os alunos respondam que ela deverá se guiar pela sua direita, ou seja identificar qual o lado direito de seu corpo e seguir.
Em seguida, projete ou apresente a imagem deste slide. Contextualize dizendo que, ao invés de doces, desta vez Chapeuzinho está levando frutas para a vovozinha, peça para observarem a cesta e tendo a banana como referência respondam:
- Quais as frutas que estão à direita da banana? (Morango e maçãs)
- Quais as frutas que estão à esquerda da banana? (Uva, laranja e maçã)
Observe se ao mudar a referência os alunos conseguirão aplicar os conceitos de esquerda e direita. Auxilie-os em suas dificuldades reforçando os conceitos. Para finalizar coloque novamente a música “Direita e esquerda” e deixem que dancem seguindo os comandos e movimentos de acordo com a posição adequada.
Como adequar à sua realidade: Você poderá levar uma cesta de frutas com frutas variadas para exemplificar a atividade colocando àquelas mais fáceis de encontrar em sua região; caso não tenha projetor e não queira imprimir a imagem poderá desenhar uma cesta com frutas no quadro.
Material Complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp e celular, tablet ou webcam de um computador para gravação de vídeo
- Optativas: Google Meet e Youtube
Valor trabalhado
- Cidadania
- Protagonismo
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Este plano de aula tem por objetivo que os alunos identifiquem lado esquerdo e direito do corpo em atividades que o utilizem como referência. O professor poderá se valer de ferramentas como WhatsApp ou e-mail para adaptar sua aula. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se o docente preferir, pode realizar a aula utilizando o Google Meet.
Envie o que está no slide desta etapa no plano original para a turma. Se preferir, grave um áudio para isso. Questione se os alunos já escutaram essas duas palavras e em que momentos acreditam que são utilizadas. Diga que esse será o tema da aula e que, ao longo das atividades, eles entenderão melhor a importância dos conceitos.
Uma sugestão para apresentar o tema da aula às crianças é mostrar o vídeo "Direita, esquerda", disponível aqui.
Contextualização (20 minutos)
Recorde com os alunos a história da Chapeuzinho Vermelho. Caso não a conheçam, realize a contação para a turma. É importante gravar um vídeo, se possível tematizado, com o uso de fantoches, por exemplo.
Feito isso, apresente o slide que consta no plano original aos alunos. Diga que depois de todo o ocorrido, Chapeuzinho aprendeu a lição e agora quer ir à casa da vovó por um caminho seguro. Para isso, ela foi informada que deveria seguir o caminho da direita na floresta, mas ficou perdida, já que não havia uma placa indicando a direção. Questione: como ela pode proceder?
Escute-os atentamente, mas não antecipe a resposta. O conceito será construído ao longo do plano. Para esta etapa, você pode usar o conto "Chapeuzinho Vermelho" disponível aqui.
Problematização (50 minutos)
Encaminhe a questão apresentada no slide desta etapa no plano original. Em seguida, oriente os alunos a se posicionarem no centro de algum cômodo da residência. Peça que eles certifiquem-se de que possuem espaço suficiente para se movimentarem.
Diga que, para responderem à questão, eles escutarão uma música que indicará alguns comandos. Trata-se da canção "Direita e esquerda!", da cantora Jacky, disponível aqui. Todos devem estar atentos aos comandos e segui-los. Ou seja, o que a música falar, eles têm que fazer. Peça que um adulto acompanhe as crianças nesta atividade para gravar um vídeo e, posteriormente, enviá-lo a você.
Ao término, pergunte e peça para registrarem as respostas no caderno:
- Foi fácil seguir todos os comandos?
- Todos dançaram da mesma maneira?
- Quais movimentos acharam mais complicados?
É provável que os alunos relatem dificuldades com os movimentos de direita ou esquerda, ou que digam que mesmo realizando o que foi solicitado, perceberam que alguns amigos não estavam fazendo os movimentos iguais. Nesta etapa, se desejar, envie a letra da música, que está disponível aqui.
Ação propositiva (60 minutos)
Atividade a ser realizada de forma assíncrona. Encaminhe para os alunos o quebra-cabeça do corpo humano disponível aqui. Explique que eles devem recortar as peças que correspondem a cada membro do corpo, montar o quebra-cabeça sobre o caderno e, posteriormente, colá-lo. É provável que eles tenham dificuldade neste momento. Caso seja necessário, auxilie instigando-os a pensar na posição de cada membro do corpo quando ficamos em posição semelhante.
Feito isso, questione: o garoto que montaram está na mesma posição que vocês? A pergunta não precisa ser feita de forma síncrona. Você pode organizar esta etapa por meio de vídeos feitos previamente. Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou por áudio. Oriente que apontem e circulem a mão direita, depois a perna esquerda, o olho direito, o pé esquerdo e outras partes que desejar.
Sistematização (60 minutos)
Retome a história da Chapeuzinho Vermelho. Pergunte aos alunos qual dica dariam a ela para se guiar na floresta agora que já realizaram várias atividades envolvendo os conceitos de direita e esquerda. Espera-se que eles respondam que ela deverá se guiar pela sua direita, ou seja, identificar qual o lado direito de seu corpo e seguir.
Depois, apresente a imagem do slide da sistematização. Contextualize, por meio de vídeo ou áudio, dizendo que ao invés de doces, dessa vez, Chapeuzinho está levando frutas para a vovó. Peça para observarem a cesta e que, tendo a banana como referência, respondam:
- Quais as frutas que estão à direita da banana? (Morango e maçãs)
- Quais as frutas que estão à esquerda da banana? (Uva, laranja e maçã)
Para finalizar, coloque novamente a música “Direita e esquerda” e deixe que dancem em suas residências, seguindo os comandos e movimentos de acordo com a posição adequada. Com a ajuda de algum adulto, esses momentos devem ser gravados e enviados como registro para você.
Convite às famílias
Oriente que os familiares assistam com as crianças aos vídeos:
- "Chapeuzinho Vermelho - História completa em português", disponível aqui.
- "Música da Chapeuzinho", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objetivo(s) de aprendizagem: Identificar lado esquerdo e direito do corpo em atividades que o utilizem como referência.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.