Plano de Aula

Plano de aula: MAPAS SIMPLES: O USO DE REPRESENTAÇÕES PARA ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO.

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Recomenda-se já deixar a sala disposta em duplas para o desenvolvimento das atividades. A escolha dos pares poderá seguir critérios produtivos como, por exemplo, hipóteses de leitura e escritas diferentes para que assim um aluno auxilie o outro.

Materiais necessários: Rádio ou aparelho de reprodução de som, data show, atividades impressas do material complementar, lápis de cor, uma bolinha de papel de aproximadamente 1 cm.

Material complementar:

Moldes de dados utilizados no jogo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WsyDeDthZJVPJKTF6aUnXCSfAqbfePbc6sRDsHyhF4nbVmQ6EvJarjzgADXU/geo1-09und09-molde-de-dados.pdf

Jogo: Proximidades da escola (jogo com malha quadriculada):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zUbpSd4p7Vyht2NjgUKTKvGUzyqqsVgzx6fzyvVDXtb8ankaTt8SyyNXTe9r/geo1-09und9-jogo-as-proximidades-da-escola.pdf

Atividade de sistematização: Elaborando mapa de percurso:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GepWcCvdzmbhBXkfGpJG4e54HZEC2hzZgRQEDsTBWHZmpJsrbehU9tuBrvUT/geo1-09und09-elaborando-um-mapa-de-percurso.pdf

Link para acesso da canção:

A música do mapa, Playkids. Youtube, 2017 (2min27seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2S8zMVJxfcc>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Para a realização desta atividade recomenda-se o domínio dos referenciais espaciais frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete este slide, permita que os alunos realizem a leitura e se necessário ajude-os. Caso deseje escreva o tema no quadro e proceda da mesma forma.

Questione-os se já estiveram diante de algum mapa, em qual situação isso ocorreu, ou caso não tenham tido nenhuma experiência com o material, se sabem qual a utilização deste recurso e sua importância.

Permita que os alunos se manifestem e dê oportunidade para que tanto os alunos que já conhecem algum tipo de mapa, como os que nunca tiveram contato se manifestem. Não antecipe respostas, este momento é destinado a perceber os conhecimentos prévios sobre o assunto, a elaboração do conceito será desenvolvida ao longo do plano.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos