Plano de Aula

Plano de aula: MAPAS SIMPLES: O USO DE REPRESENTAÇÕES PARA ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO.

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Recomenda-se já deixar a sala disposta em duplas para o desenvolvimento das atividades. A escolha dos pares poderá seguir critérios produtivos como, por exemplo, hipóteses de leitura e escritas diferentes para que assim um aluno auxilie o outro.

Materiais necessários: Rádio ou aparelho de reprodução de som, data show, atividades impressas do material complementar, lápis de cor, uma bolinha de papel de aproximadamente 1 cm.

Material complementar:

Moldes de dados utilizados no jogo:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WsyDeDthZJVPJKTF6aUnXCSfAqbfePbc6sRDsHyhF4nbVmQ6EvJarjzgADXU/geo1-09und09-molde-de-dados.pdf

Jogo: Proximidades da escola (jogo com malha quadriculada):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zUbpSd4p7Vyht2NjgUKTKvGUzyqqsVgzx6fzyvVDXtb8ankaTt8SyyNXTe9r/geo1-09und9-jogo-as-proximidades-da-escola.pdf

Atividade de sistematização: Elaborando mapa de percurso:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GepWcCvdzmbhBXkfGpJG4e54HZEC2hzZgRQEDsTBWHZmpJsrbehU9tuBrvUT/geo1-09und09-elaborando-um-mapa-de-percurso.pdf

Link para acesso da canção:

A música do mapa, Playkids. Youtube, 2017 (2min27seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2S8zMVJxfcc>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextos prévios: Para a realização desta atividade recomenda-se o domínio dos referenciais espaciais frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete este slide, permita que os alunos realizem a leitura e se necessário ajude-os. Caso deseje escreva o tema no quadro e proceda da mesma forma.

Questione-os se já estiveram diante de algum mapa, em qual situação isso ocorreu, ou caso não tenham tido nenhuma experiência com o material, se sabem qual a utilização deste recurso e sua importância.

Permita que os alunos se manifestem e dê oportunidade para que tanto os alunos que já conhecem algum tipo de mapa, como os que nunca tiveram contato se manifestem. Não antecipe respostas, este momento é destinado a perceber os conhecimentos prévios sobre o assunto, a elaboração do conceito será desenvolvida ao longo do plano.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos