GEO1_09UND09 - Elaborando um mapa de percurso
Plano de Aula
Plano de aula: MAPAS SIMPLES: O USO DE REPRESENTAÇÕES PARA ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO.
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: introdução de referenciais báscios de lateralidade e localização.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Recomenda-se já deixar a sala disposta em duplas para o desenvolvimento das atividades. A escolha dos pares poderá seguir critérios produtivos como, por exemplo, hipóteses de leitura e escritas diferentes para que assim um aluno auxilie o outro.
Materiais necessários: Rádio ou aparelho de reprodução de som, data show, atividades impressas do material complementar, lápis de cor, uma bolinha de papel de aproximadamente 1 cm.
Material complementar:
Moldes de dados utilizados no jogo:
Jogo: Proximidades da escola (jogo com malha quadriculada):
Atividade de sistematização: Elaborando mapa de percurso:
Link para acesso da canção:
A música do mapa, Playkids. Youtube, 2017 (2min27seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2S8zMVJxfcc>. Acesso em: 20 mai 2019.
Contextos prévios: Para a realização desta atividade recomenda-se o domínio dos referenciais espaciais frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete este slide, permita que os alunos realizem a leitura e se necessário ajude-os. Caso deseje escreva o tema no quadro e proceda da mesma forma.
Questione-os se já estiveram diante de algum mapa, em qual situação isso ocorreu, ou caso não tenham tido nenhuma experiência com o material, se sabem qual a utilização deste recurso e sua importância.
Permita que os alunos se manifestem e dê oportunidade para que tanto os alunos que já conhecem algum tipo de mapa, como os que nunca tiveram contato se manifestem. Não antecipe respostas, este momento é destinado a perceber os conhecimentos prévios sobre o assunto, a elaboração do conceito será desenvolvida ao longo do plano.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Coloque a canção “A música do mapa” para que todos os alunos a apreciem. Solicite que prestem atenção e em seguida realize a leitura da letra, posteriormente coloque a música mais uma vez:
A música do mapa (Play Kids)
Hoje eu vou te visitar
Mas não sei como encontrar
A tua casa, a tua rua
O endereço que você me deu
Lembro histórias de piratas
Navegando com seus mapas
Imagino uma aventura
E que a sua casa é um tesouro
Sigo em frente
Volto atrás
Atravesso por detrás
Com o mapa
Eu não me perco mais
Por cima da ponte
Embaixo de um monte
Depois do parque
Antes da fonte
Com esse mapa
Eu não me perco mais?.
Com base no que escutaram pergunte se saberiam dizer qual a importância do mapa e porque que agora a criança da canção não se perderia mais. Possibilite que alguns alunos se manifestem, ouça atentamente as respostas, mas não antecipe validações.
Se não possuir o recurso do rádio ou projetor de som leia a letra da música como se fosse uma narrativa e depois realize os questionamentos acima.
Link para acesso da canção:
A música do mapa, Playkids. Youtube, 2017 (2min27seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=2S8zMVJxfcc>. Acesso em: 20 mai 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente este slide a turma, caso não possua data show você poderá imprimir essa imagem ou desenhar a proposta no quadro. Contextualize a cena informando que o garoto desta imagem está querendo realizar um desejo de seu irmão que quer ganhar um brinquedo novo e para isso lhe deu uma pista dizendo que este brinquedo estava em uma prateleira próximo a bola. Solicite que observem bem a cena e questione:
- Somente com estas informações, ele encontrará o brinquedo predileto do irmão? (Resposta: Não, pois há vários brinquedos próximos a bola).
- Quais podem ser o brinquedo predileto do irmão? (Resposta: Barco, ursinho e avião)
- Qual brinquedo não deve ser o predileto do irmão? (Resposta: Patinho, pois está distante da bola)
- Quais outras informações, além do nome do brinquedo predileto, seriam importantes saber para realizar o desejo do irmão? (Resposta: Em qual prateleira está este brinquedo, por exemplo).
Permita que os alunos se manifestem de maneira espontânea. A intenção nesta etapa é que percebam a necessidade de comunicar as coordenadas de localização de objetos e lugares, seja de forma escrita, desenhada (representada) ou falada de forma clara para que assim os objetivos sejam alcançados sem que ocorra dúvidas.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Neste momento apresente aos alunos o jogo “As proximidades da escola”, disponível abaixo. Cada dupla de alunos deverá ficar com um tabuleiro e dois dados, um que representa a quantidade de casas que caminhará a cada rodada e outro que determina a direção (esquerda, direita, em cima, embaixo, para a frente e para trás). Esses dados também estão disponíveis no material complementar.
Inicie este momento solicitando as duplas que recortem os moldes dos dados e os monte. Auxilie possíveis dificuldades percorrendo toda a sala de aula. Com a sobra do papel de recorte dos moldes, cada aluno deverá fazer uma bolinha de aproximadamente 1 cm que servirá como peça do tabuleiro, poderão pintar esse papel com cores diferenciadas antes de amassá-lo e criar a bolinha.
Em seguida explique as regras do jogo:
Jogo: As proximidades da escola
Participantes: 2 ou mais
Material: 2 dados (um que representa a quantidade de casas que caminhará a cada rodada e outro que determina a direção) e o tabuleiro
Modo de jogar: O tabuleiro do jogo é uma representação, em malha quadriculada, dos arredores de uma escola fictícia. Em seu trajeto os alunos serão convidados a percorrer as linhas (indicadas com números) e as colunas (indicadas com letras) e neste percurso estão dispostos alguns lugares, como por exemplo, na posição 4-G está a sorveteria.
O início do jogo é a escola, posição 1-D, desta forma os jogadores devem posicionar suas peças (bolinhas) neste local. O objetivo do jogo e conseguir que seu jogador visite o maior número de locais ao redor da escola em um tempo determinado, no entanto para isso deverão contar com a sorte, já que a quantidade de casas e a direção serão determinadas pelos dados.
Explique que terão três rodadas, de 10 minutos cada, para cumprirem esse desafio, solicitem que decidam quem será o primeiro a jogar (deixe que as duplas exerçam a autorregulação e decidam da melhor forma como se dará essa escolha, medie possíveis situações de conflitos).
Explique também o que significam os símbolos, ou a ausência dele, no dado número 2: as setas representam as direções esquerda, direita, em cima, embaixo, para a frente e para trás e a ausência de setas indica que ele não se movimenta naquela rodada.
A cada rodada o jogador deve lançar os dois dados e associar suas informações, por exemplo, andar duas casas à direita, andar cinco casas para trás, etc. Se a quantidade de casas que aparecer no dado for maior que as casas do tabuleiro o jogador deve caminhar até o limite da malha na direção determinada.
Sempre que chegar a um local com sua peça o jogador deverá ler o nome do local, registrá-lo no caderno seguido de sua posição, exemplo SORVETERIA- 4-G, em forma de lista, pois assim que se dará a contagem de pontos ao final das três rodadas. Durante todo o tempo os alunos devem ir se alternando, mas o outro só poderá iniciar sua jogada quando o oponente terminar de escrever o local que chegou (caso isso ocorra).
Durante o jogo percorra a sala corrigindo possíveis erros de entendimento e ao final de cada rodada faça intervenções para saná-las. Ao findar o tempo das três rodadas peça aos alunos que realize a contagem de locais pelos quais passaram e assim indiquem quem venceu o jogo.
Finalize com uma roda de conversa perguntando sobre as facilidades e dificuldades encontradas na leitura dessa representação. Como desafio final solicite que encontrem e apontem com o dedo os locais por você narrado de acordo com a posição, desta forma: Coloque o dedo no local que está na posição 3-A; 2-G; 5-D e assim por diante.
Moldes de dados utilizados no jogo:
Jogo: Proximidades da escola (jogo com malha quadriculada):
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Entregue a cada aluno uma atividade “Elaborando um mapa de percurso”, disponível abaixo. Solicite que pintem um possível caminho para que a menina representada na malha quadriculada, posição 1-E, chegue à escola na posição 7-A. No entanto, como estão sentados em duplas, o desafio é traçar um percurso diferente do colega. Dê um tempo para que realizem a atividade, percorra a sala de aula intervindo em possíveis erros. Quando todos terminarem permita que socializem as estratégias utilizadas para cumprir o objetivo e oriente para que utilizem o vocabulário esquerda, direita, em cima, embaixo, para a frente e para trás para explicar a estratégia pensada, ou seja, deverão verbalizar “a menina deverá seguir três casas para cima, virar à direita duas casas, etc).
Para exemplificar o próximo momento chame alguns alunos no quadro e a partir do mapa de percurso por ele realizado escreva as posições pintadas para levar a menina até à escola, exemplo: 6 casas para cima até a posição 7-E e quatro casas para esquerda até a posição 7-A. Solicite que tentem verbalizar dessa forma seu percurso a sua dupla e oriente possíveis dúvidas. Para encerrar esta aula, associe as situações vivenciadas com o jogo de malha (representação dos arredores de uma escola), a situação do slide 4, em que faltavam elementos mais claros para encontrar o brinquedo na prateleira, bem como a letra da música que diz que com a leitura do mapa a criança não se perde mais e questione: “É possível se guiar a partir de mapas? ”; “O que devemos nos atentar no momento da leitura de um mapa? ”
Espera-se que os alunos respondam que é possível se guiar a partir da leitura de mapas, e que para isso é necessário obter as coordenadas corretas (informações) para a localização do local ou daquilo que se procura.
Elaborando mapa de percurso:
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail, celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Meet, Google Docs e Youtube
Valores trabalhados
- Cidadania
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
Neste plano de aula, o objetivo é que os alunos leiam mapas simples para se localizarem em um jogo de tabuleiro. Para isso, eles deverão usar as referências espaciais frente e atrás, esquerda e direita e em cima e embaixo. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Meet.
Recomenda-se já deixar a sala dividida em duplas para o desenvolvimento das atividades. O encontro dos alunos poderá ser por chamada de vídeo. A escolha dos pares deve seguir critérios produtivos como, por exemplo, hipóteses de leitura e escritas diferentes. Assim, um pode auxiliar o outro. Os materiais necessários são um aparelho de reprodução de som, lápis de cor e uma bolinha de papel de aproximadamente 1 centímetro.
Encaminhe à turma o tema da aula que consta no slide do plano original. Questione os alunos se eles já estiveram diante de algum mapa e em qual situação isso ocorreu. Caso não tenham tido nenhuma experiência com o material, pergunte se eles sabem para que o recurso é usado e qual sua importância.
Grave um áudio ou vídeo com essas instruções. Permita que eles se manifestem por mensagens de texto ou áudio. Dê a oportunidade para que tanto os alunos que já conhecem algum tipo de mapa quanto os que nunca tiveram contato se expressem.
Contextualização (40 minutos)
Envie o vídeo “A música do mapa”, disponível aqui, para que todos os alunos ouçam. Solicite que prestem atenção. Em seguida, grave um áudio ou vídeo fazendo a leitura da canção. Você encontra a letra da música no plano original.
Com base no que escutaram, pergunte se saberiam dizer qual a importância do mapa e por que agora a criança da canção não está mais perdida. Permita que alguns alunos se manifestem e os ouça atentamente, mas não antecipe validações. Anote as respostas que poderão vir por mensagens de texto ou áudios. Utilize o Google Docs ou uma cartolina para suas anotações.
Problematização (50 minutos)
Esta etapa poderá ser feita de forma síncrona por meio do Google Meet ou do WhatsApp.
Apresente à turma o slide que você encontra no plano original. Contextualize a cena informando que o garoto quer dar a seu irmão seu brinquedo favorito e que esse objeto está na prateleira, próximo à bola. Solicite que observem a imagem e os questione:
- Ele encontrará o brinquedo predileto do irmão somente com essas informações? (Resposta: não, pois há vários brinquedos próximos à bola)
- Quais podem ser o brinquedo predileto do irmão? (Resposta: barco, ursinho e avião)
- Qual brinquedo não deve ser o predileto do irmão? (Resposta: patinho, pois está distante da bola)
- Quais outras informações além do nome seriam importantes para localizar o objeto? (Resposta: em qual prateleira o brinquedo está, por exemplo)
Permita que os alunos se manifestem de maneira espontânea por mensagens de texto ou áudios. A intenção nesta etapa é que eles percebam a necessidade de comunicar as coordenadas de localização — seja de forma escrita, desenhada (representada) ou falada claramente — para que o objeto seja encontrado.
Ação propositiva
Atividade a ser realizada de forma assíncrona. Peça que as famílias os auxiliem nesta etapa.
Apresente aos alunos o jogo “As proximidades da escola”, disponível aqui. Cada dupla deverá ficar com um tabuleiro e dois dados: um que representa a quantidade de casas que eles caminharão a cada rodada e outro que determina a direção do movimento (esquerda, direita, em cima, embaixo, para a frente e para trás). Você encontra o modelo para a confecção dos dados aqui.
Solicite que as duplas recortem e montem os dados. Com a sobra da folha de recorte, cada aluno deverá fazer uma bolinha de aproximadamente 1 centímetro para servir como peça do tabuleiro. Eles poderão pintar esse papel antes de amassá-lo.
Grave um vídeo explicando as regras do jogo (que constam no plano original). Se preferir, encaminhe as instruções também por e-mail ou mensagem de texto no WhatsApp. O jogo deverá ocorrer por videochamada entre a dupla, cada aluno com seu tabuleiro e dado. Depois da brincadeira, peça que gravem um áudio contando como foi realizar a atividade.
Sistematização (60 minutos)
Encaminhe para todos os alunos um mapa de percurso, disponível aqui. Solicite que pintem um possível caminho para que a menina representada na posição 1-E chegue à escola na coordenada 7-A. Oriente que utilizem o vocabulário “esquerda”, “direita”, “em cima”, “embaixo”, “para frente” e “para trás” para explicar o trajeto, ou seja, que eles deverão verbalizar “a menina deverá seguir três casas para cima, virar duas casas à direita...”
Espera-se que os alunos respondam que é possível se guiar a partir da leitura de mapas e que, para isso, é necessário obter as coordenadas (informações) de localização corretas daquilo que se procura. Eles deverão criar um vídeo para sistematizar suas atividades. Para isso, você pode organizar um momento síncrono pelo Google Meet.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças durante o jogo de tabuleiro e que gravem vídeos. Além disso, eles podem ouvir a música “Quem precisa de mapas”, disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Realizar leitura de mapas simples para localizar-se em jogo de tabuleiro usando as referências espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo)
Habilidade (s) da Base: (EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.