Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo tradições das famílias do grupo

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre História das famílias

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Os materiais em áudio e vídeo trazidos pelas crianças na segunda atividade desta sequência precisam ser socializados anteriormente a esta proposta (em vários momentos para não se perder o interesse). A partir das tradições das famílias já conhecidas pelo grupo, as crianças devem eleger um tema para ser aprofundado, possibilitando que todas as famílias, ou a maioria, sejam contempladas nesta pesquisa. Exemplos de temas: festas típicas, brinquedos e brincadeiras da infância, receitas tradicionais etc. É interessante editar um pequeno vídeo com partes das histórias de todas as famílias, constituindo um dos materiais de pesquisa para essa proposta. É necessário selecionar previamente bons materiais de pesquisa para investigação das crianças, como livros de literatura infantil que contem histórias e tradições de diferentes povos e regiões do Brasil, revistas, trechos de documentários, imagens etc.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Toda família tem sua história

Histórias das famílias das crianças

Conhecendo tradições das famílias do grupo

Familiares contam suas histórias

Concluindo o livro das famílias do grupo

Materiais:

Materiais para pesquisa: áudios e vídeos trazidos pelas crianças nas atividades anteriores, livros de literatura infantil que contem histórias e tradições de diferentes povos e regiões do Brasil, revistas, trechos de documentários, imagens,computador, celular ou tablet com acesso à internet, relatos e vídeos das crianças e de suas famílias etc.

Materiais para registro: lápis, caneta, papel, canetinhas, lápis de cor, tinta, pincéis etc.

Espaços:

A atividade pode ser realizada na sala de atividades, biblioteca ou sala de informática, onde for possível o acesso à internet.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. De que forma as crianças se organizam para a realização da pesquisa e como interagem com os materiais selecionados para a investigação?

2. Como as crianças realizam os registros de suas descobertas?Como expressam suas hipóteses de leitura e escrita?

3. Como elas interagem expressando opiniões e considerando as dos colegas? De qual modo as crianças colaboram na produção do livro?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.

Os materiais selecionados para a pesquisa devem propiciar a participação de todas as crianças. Portanto, providencie materiais com diversidade em termos de linguagem e tipologia: escritos, orais, vídeos, táteis, com acesso a diferentes mídias. Esteja atento às individualidades, oferecendo suportes variados quando necessário.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

No grande grupo converse com as crianças sobre a pesquisa que foi proposta nos Contextos Prévios e compartilhe que agora será o momento de investigarem mais sobre a tradição das famílias que elas escolheram. Dessa forma, elas as conhecerão melhor e com isso construirão mais uma parte do livro do grupo. Combinem que elas irão trabalhar em pequenos grupos e cada grupo fará sua pesquisa, elaborando algumas páginas do livro.

Problematize onde elas podem obter mais informações sobre as tradições. As crianças provavelmente indicarão a internet e livros. Apresente os diversos materiais que selecionou previamente, como livros e revistas, além de apresentar os recursos para pesquisa na internet. Se conseguiu editar o material trazido pelas crianças, aproveite este momento para compartilhar o vídeo/apresentação que elaborou.


2

Proponha que combinem como farão essa investigação, sobre o que desejam saber para compor o livro, e elaborem perguntas sobre o tema que escolheram. Dialoguem sobre como farão essa investigação, buscando que o tema escolhido contemple todas as famílias, pois assim terão uma diversidade de culturas. Por exemplo, se desejam conhecer mais sobre festas tradicionais, é interessante saber um pouco de cada família sobre isso. Levante com as crianças quais festas são estas e proponha que apontem aspectos que podem pesquisar, como comidas, danças, roupas, músicas etc. Se optaram por conhecer sobre comidas típicas de alguns locais do Brasil, antecipem o que podem buscar como referência, como receitas, fotos, vídeos etc. Registre as indagações das crianças no quadro, cartaz, caderno ou bloco de anotações, para que possam orientar os pequenos grupos no momento das pesquisas. Sugira que elas se organizem em relação ao trabalho nos grupos, se definirão qual parte cada grupo irá pesquisar ou se ficarão livres para fazer a pesquisa, definindo apenas o tema. Se a pesquisa for sobre festas, um grupo pode pesquisar as roupas, outro as comidas, outro as músicas etc. Elas também podem optar que todos os grupos fiquem livres para pesquisa apenas o tema e registrar tudo que for do interesse do grupo.


3

Nos pequenos grupos, solicite que as crianças se reúnam e escolham os materiais que gostariam de consultar para realizar sua parte da pesquisa. Para facilitar o acesso de todos os grupos aos materiais, disponha cada tipo de material em uma mesinha e combine com as crianças uma forma para utilizarem todos os recursos disponíveis, combinando um tempo para cada grupo ocupar essas mesas com os materiais. Ou seja, uma mesinha pode conter os materiais impressos (livros, revistas), outra os recursos tecnológicos (computador, celular, tablet), um cantinho para reproduzir os vídeos ou áudios trazidos de casa ou editado pelo professor etc. Caso alguma criança não saiba pesquisar as informações na internet, oriente a usar a pesquisa por voz, pois assim poderão ouvir as informações e trabalhar de forma mais autônoma.


4

Para melhor gestão do tempo, a atividade pode ser realizada em dias diferentes com cada grupo. Enquanto um grupo realiza a pesquisa, os outros ficam envolvidos em atividades autônomas como jogos, brincadeiras, leituras etc. Acompanhe cada grupo, instigue as crianças a buscarem as informações necessárias para compor a página do livro que ficou atribuído ao grupo organizar. Auxilie-as no que for necessário para a realização da pesquisa, incentivando a procura de detalhes que sejam relevantes sobre o tema que estão pesquisando. Por exemplo: se estiverem pesquisando sobre comidas típicas, qual é a origem da comida, os ingredientes utilizados etc.Propicie que as crianças utilizem de suas hipóteses de leitura, se pautando em imagens, palavras que têm de memória etc. Leia os títulos para que elas façam antecipações e complemente com a leitura de algumas informações contidas nos textos.


5

Disponha os materiais de registros em cada mesinha para facilitar o acesso de todas as crianças. Cada grupo decidirá como registrar o que descobriu sobre as tradições das famílias, podendo se expressar através de desenhos, escritas espontâneas, pinturas, pedindo auxílio do professor para ser escriba etc.

Cada pequeno grupo elaborará as páginas do livro conforme combinaram no início da atividade. Isso dependerá de como as crianças definiram suas pesquisas, se escolheram apenas um tema ou se pesquisaram informações sobre vários temas. Por exemplo: se pesquisaram apenas um tema, cada pequeno grupo fará uma parte da pesquisa. Se for uma festa, um grupo pesquisará a origem, outro as músicas, e assim por diante. Se for mais de um tema, várias páginas poderão ser elaboradas.

Caso seja apenas uma página para todos os grupos, será preciso que as crianças organizem as informações para que todas sejam contempladas.


Para finalizar:

Sugira que, ao concluir o registro, as crianças exponham suas produções em um painel ou varal para apreciação de todas. Oportunize que elas comentem sobre suas pesquisas e produções. Observe com as crianças se as informações se complementam ou se precisa de algo a mais, fazendo combinados para isso, se necessário.

Conteúdos relacionados