Plano de Aula
Plano de aula: Sonorizando um conto indígena
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Músicas de diferentes povos
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cristiane Martins Soares
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: Traços, Sons, Cores e Formas. Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.
Objetivos e códigos da Base:
(EI03TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante brincadeiras de faz de conta, encenações, criações musicais, festas.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
Abordagem didática:
Uma das funções essenciais da Educação Infantil é promover a ampliação do repertório cultural da criança, por meio de vivências que respeitam a maneira delas aprenderem e se expressarem. O universo sonoro traz, em si, múltiplas possibilidades de aprendizagem sobre diversidade cultural, especialmente de gêneros e estilos musicais. Nesta sequência, os pequenos aprendem a valorizar diferentes formas de manifestação cultural, ampliam as referências, descobrem como pesquisar em fontes variadas e apuram a sensibilidade sonora e a expressão gestual.