14835
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Explorar os bichos do jardim

Nesta atividade, as crianças procuram por animais no jardim da escola, discutem sobre suas descobertas e apreciam poesias.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Nataly Gomes Ovando

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Escolha previamente um espaço externo com gramado, terra, árvores, flores onde os bebês possam explorar com segurança os bichos que por ali se encontrem. Selecione alguns poemas para serem recitados ao grupo de bebês no decorrer da exploração, como: Leilão de Jardim, de Cecília Meireles, O menino e o Rio, de Manoel de Barros, As borboletas, de Vinicius de Moraes e O apanhador de desperdícios, de Manoel de Barros. Peça às famílias o empréstimo de lupas, tubos de papel toalha ou PVC e lanternas para que os bebês as utilizem como recurso de exploração.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Som e imagem de pássaros com bebês (link)

Brincar com bichos de brinquedo (link)

Imitar bichos com os bebês (link)

Explorar os bichos do jardim (link)

Conhecer bichos de estimação (link)

Materiais:

Você precisará de: lupas, tubos de papel toalha ou PVC e lanternas. Imprima os poemas previamente selecionados: Leilão de Jardim, de Cecília Meireles, O menino e o Rio, de Manoel de Barros, As borboletas, de Vinicius de Moraes e O apanhador de desperdícios, de Manoel de Barros e deixe-os em local de fácil acesso.

Espaços:

Em ambiente externo, organize em um local com sombra um espaço seguro, onde os bebês possam ser acomodados e convidados para uma exploração.Leve para lá um cesto com materiais de largo alcance e elementos naturais como: pinha seca, cabaça, blocos de madeira e pedras grandes que possam ser utilizados, caso sejam necessários, durante ou ao final da proposta.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês observam e reagem ao estarem imersos em espaço externo no contato com os bichos ? Como a proposta instiga os bebês a avançarem em suas pesquisas exploratórias descobrindo mais a respeito das propriedades dos bichos como odor, cor, temperatura?

2. Como os bebês exploram o ambiente? Quais descobertas fazem por meio da ação e da observação, da manipulação e experimentação com os bichos de jardim?

3. Como a participação nessa proposta contribui para o cuidado corporal dos bebês gerando prazer e curiosidade pelos temas ligados ao meio ambiente?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Nesse contexto, cuide para que os bebês muito pequenos e que não sentam com autonomia tenham o apoio necessário e estejam dispostos com o grande grupo. Garanta um espaço seguro para aqueles que se sentam com autonomia e espaço de mobilidade para aqueles que engatinham e andam, com ou sem autonomia. Leve no colo, proporcione a experiência através do seu corpo, movimente e converse com os menores mostrando e possibilitando que vivenciem a pesquisa exploratória também, para que possam ver os bichos de pertinho.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Em espaço externo, convide o grupo todo de bebês para contemplar a natureza ao redor. Chame a atenção do grupo para o que há no entorno: árvores, gramado, terra, sol, nuvens, vento, flores, cheiro e tudo o que o ambiente proporcionar. Sensibilize o grupo a se voltar completamente à natureza e ao que ela oferece. Os bebês circulam pelo ambiente. Sentem o vento, tocam a grama, seguram a terra e, em alguns momentos, querem levá-la à boca. Garanta que eles explorem o que a natureza proporciona no espaço, livremente. Convide a turma para procurar bichos no jardim. Provoque entusiasmo no grupo toda vez que alguém encontrar um bicho habitante do espaço e as crianças a observar movimentos, formas, sons e cores dos bichos em destaque. Registre com vídeos as reações, descobertas e sensações. Instigue-os com as seguintes falas: Sintam o vento! Percebam, as folhas se movimentam quando o vento sopra? Será que os pássaros sentem o vento quando batem as asas? Existem bichos que moram nesse jardim! Vamos procurá-lo? O que podemos encontrar? Formigas, minhocas, besouros, joaninhas, aranhas?


2

Os bebês exploram com curiosidade o que encontram pelo jardim. Investigam os movimentos dos bichos, observam os pássaros e borboletas que se aproximam. Querem tocar e se expressam com o corpo e sons. Divida-os em pequenos grupos e conte com o auxílio de um outro adulto para procurar pelo espaço externo espécies de bichos. Medie as descobertas e ofereça outras novas. Observe atentamente e intervenha a partir das ações deles, favorecendo que ampliem suas pesquisas exploratórias e interações. Apoie e valide iniciativas. Acompanhe-os de perto e interaja comexpressões faciais, sorrisos, falas e gestos. Chame a atenção para semelhanças e diferenças entre os bichos, como os que caminham rápido ou devagar, que têm poucas patas, muitas patas, patas curtas ou longas, os que voam, se arrastam, que têm asas pequenas, transparentes, que saltam, se deixam marcas, possuem patas pequenas etc.


3

Enquanto os bebês investigam os bichos encontrados e se divertem explorando o que a natureza proporciona, traga para o contexto da exploração as poesias selecionadas. Recite-as com entusiasmo e propriedade nas palavras, provoque-os a sentir a essência que a literatura proporciona e instigue-os a perceber como os poetas se inspiram na natureza. Registre brevemente (imagens fotográficas) as expressões diante das sensações e dos sentimentos provocados pela natureza e pela literatura. Atue na brincadeira com os bebês, inserindo os objetos para a ampliação da investigação como lupas, tubos de papel toalha ou PVC e lanternas.Provoque-os a deixarem a exploração ainda mais desafiadora e divertida. Oriente-os exemplificando as possibilidades de uso que cada recurso dispõe.

Possíveis ações dos bebês nesse momento: um bebê menor que não anda visualiza uma joaninha sobre a folha. Aponta o dedo em direção a ela e balbucia como que chamando a atenção para sua descoberta. Outro bebê se aproxima engatinhando, senta para observar e sorri. Nesse momento, o bichinho é tocado e abre as asas para alçar voo. Os bebês gritam, balbuciam e apontam para o bicho ao observar essa reação diante de seu olhos. Continuam acompanhando o bicho, que sai voando rumo às plantas do jardim. Acompanham curiosos esse percurso vivenciando cada descoberta.

Para finalizar:

Para encerrar a atividade, comunique aos bebês que em alguns minutos vocês irão retornar à sala para iniciar a próxima proposta. Cante uma canção que costuma determinar o momento de retorno dos passeios com sua turma.Apoie e encoraje as iniciativas dos pequenos nesse momento!

Desdobramentos

Garanta que esta atividade se repita em outros momentos do cotidiano dos bebês, trazendo para o grupo maior vivência com a natureza cotidianamente. Medie passeios externos que contemplem a fauna e a flora local, momentos exploratórios no jardim ou no parque da escola, para a familiaridade com a proposta contribua com novas descobertas.

Engajando as famílias

Conte para as famílias como foi a experiência de cada bebê. Exponha, em um painel, uma sequência de acontecimentos, com fotografias dos momentos de exploração. Faça com que essas imagens captem as diversas expressões deles nas mais variadas propostas da atividade. Convide os familiares para visitar parques e jardins e peça que tragam registros dessas interações dos bebês com os espaços naturais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01ET01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01ET03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano