15077
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Conhecer bichos de estimação

Nesta proposta, convide as famílias a apresentarem seus animais de estimação para a turma.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Nataly Gomes Ovando

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Som e imagem de pássaros com bebês (link)

Brincar com bichos de brinquedo (link)

Imitar bichos com os bebês (link)

Explorar os bichos do jardim (link)

Conhecer bichos de estimação (link)

É interessante que você conheça e tenha realizado os Planos anteriores pois eles favorecem um melhor contexto para a proposta desta atividade.

Para essa atividade, você vai precisar organizar previamente uma agenda com as famílias do grupo de bebês que tenham bichos de estimação e possam apresentá-los na escola. A ideia é que ao longo de um período de tempo a ser estipulado por você, os animais possam visitar a escola, um por vez. Busque organizar essa agenda já trazendo uma periodicidade para as visitas, por exemplo, uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias. Oriente sobre a importância dos bichos estarem higienizados e serem dóceis, evitando qualquer tipo de perigo aos bebês.

Materiais:

Você precisará de um espaço amplo e arejado onde possam circular livremente e conhecerem os bichos de estimação de outros bebês .

Espaços:

Organize um espaço amplo com colchonetes ou tapetes onde os bebês possam ser acomodados e convidados à descoberta do bicho de estimação.Leve ao espaço uma caixa com bichos de pelúcia de diferentes tamanhos e texturas que possam ser utilizados, caso necessário, durante ou ao final da proposta.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês exploram o ambiente? Que descobertas fazem através da ação e observação ao manipular, fazer contato e investigar os bichos de estimação?

2. Como os bebês imitam gestos e movimentos de outros bebês, adultos e animais?

3. Como os bebês interagem com os pares e os adultos durante a observação dos bichos de estimação?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Nesse contexto, cuide para que os bebês muito pequenos e que não sentam com autonomia tenham o apoio necessário e estejam dispostos junto ao grande grupo. Garanta um espaço seguro para aqueles que sentam com autonomia e um espaço de mobilidade para os que engatinham e andam com ou sem autonomia. Organize de forma que todos possam estar em atividade de acordo com suas preferências, ritmos e possibilidades.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide o grupo todo de bebês para uma conversa em roda.Com entusiasmo, comece falando sobre a família do bebê visitante. Peça que eles contem sobre o bicho de estimação de forma instigante e o apresente aos bebês. Oriente-os a contar para as crianças sobre as características do bicho: como é chamado,o que gosta de comer, como gosta de brincar e quais carinhos gosta de receber. Convide os bebês a observarem os movimentos, forma, som e cor do bicho em destaque. Se possível, faça pequenos vídeos das reações dos bebês. Você também pode solicitar que um adulto faça esse registro para você nesse momento. O bebê se aproxima do bicho, quer segurar, apertar, fazer carinho. Balbucia o som de seu nome, sorri e expressa suas descobertas com palmas e gritos. Converse com eles, aguçando a curiosidade:

“Vamos descobrir juntos como é esse bicho? Que som ele faz? Vamos tocá-lo?”


2

Os bebês exploram com curiosidade o bicho em destaque. Investigam os movimentos, observam o modo como faz para se locomover, assim como o som que emitem. Querem tocar e se expressam com o corpo, gestos e olhares. Observe atentamente e intervenha a partir de suas ações, favorecendo que ampliem suas pesquisas exploratórias e interações. Apoie e valide suas iniciativas. Acompanhe de perto e interaja comexpressões faciais, sorrisos, falas e gestos. Registre as novas descobertas e incentive-os a se aproximarem cada vez mais do bicho de estimação, para se relacionar com ele.

Possíveis ações dos bebês nesse momento:

O bebê se aproxima do bicho. Tenta tocá-lo, mas o bicho se move. O bebê fica curioso e aos poucos se aproxima novamente. Acaricia o bicho, balbucia, se expressa com sorrisos e palmas e observa cada detalhe.

3

Proponha ao grupo de bebês a brincadeira de imitar o bicho em destaque. Convide-os a imitar gestos e movimentos do bicho com o corpo, levando-os a engatinhar, se arrastar e pular pelo espaço de acordo com os movimentos percebidos na observação do grupo. Imite o som do bicho e proponha a imitação do som de sua voz. Os bebês engatinham pelo espaço explorando gestos, movimentos e sons. Registre a descoberta com pequenos vídeos a fim de refletir a atividade posteriormente.


Para finalizar:

Para encerrar a atividade, comunique aos bebês que em alguns minutos o bicho de estimação retornará para casa e vocês precisarão se despedir. Cante uma canção que costuma determinar o momento de transição de uma atividade para outra! Utilize o cesto de brinquedos até que organize a próxima proposta e garanta que todos estejam em atividade de acordo com suas preferências.

Desdobramentos

Garanta que esta atividade se repita de acordo com a periodicidade possível de ser aplicada e programada. Dessa forma, as famílias dos bebês que possuem bichos de estimação poderão participar através dessa vivência repleta de descobertas ao se relacionarem na escola.Organize um varal de fotos na própria sala com as imagens dos bichos de estimação que visitaram a turma. O varal seria um elemento de lembrança, memória, relacionando as vivências e mantendo contato com os bichos de casa.

Caso seja possível na sua escola, você pode propor aos bebês de terem um animal de estimação para cuidarem, como por exemplo, um peixe ou um porquinho da índia, ou qualquer outro animal de seu contexto regional.

Engajando as famílias

Organize um painel na altura dos bebês com fotos das interações e conte para as famílias como foi a experiência de cada um com o bicho de estimação. Exponha no painel uma sequência de acontecimentos com as imagens fotográficas dos momentos de exploração. Faça com que essas imagens captem as diversas expressões dos bebês nos mais variados momentos propostos pela atividade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01ET03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano