Plano de Aula

Plano de aula: Lendo os títulos para escolher a leitura do dia

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Nomes próprios e outras palavras estáveis

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para a realização dessa atividade é necessário que você tenha o hábito de ler histórias diariamente para as crianças e que já tenha percebido quais são as preferidas do seu grupo. Também é necessário que você observe e anote previamente os diferentes saberes das crianças para pensar nos possíveis agrupamentos intencionais. Neste caso a intenção é que as crianças se apoiem durante a leitura dos títulos. Portanto, reunir crianças em pequenos grupos que possuem conhecimentos diferentes e estratégias distintas de leitura é uma boa alternativa.

Materiais:

Selecione três livros entre os preferidos da turma. Se atente para que, entre os escolhidos, tenha um título grande (várias palavras), um título pequeno (uma palavra), e que eles possuam algumas semelhanças, como partes ou letras iguais. O objetivo é que as crianças possam fazer comparações entre eles, até mesmo com os nomes e outras palavras estáveis (considere os saberes que as crianças já possuem para fazer essa seleção). Confeccione filipetas com os títulos em letras maiúsculas acompanhados pela ilustração da capa do livro. Separe os materiais utilizados para os cantos de livre escolha com diferentes portadores de texto (gibis, revistas, jornais, livros…), folhas de ofício e diversos materiais riscantes (giz de cera, canetinha, lápis de cor, giz de quadro molhado…) que também serão utilizados para o desenho da votação. Fita adesiva.

Espaços:

Planeje um local onde as crianças farão a roda de conversa para iniciar e finalizar a atividade em grande grupo. Organize os materiais para as atividades de livre escolha de forma que as crianças tenham autonomia em realizá-las em pequenos grupos. É importante que a mesa e as cadeiras utilizadas durante os desenhos sejam acessíveis para elas.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 15 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais estratégias as crianças utilizam para ler os títulos? Elas se apoiam na ilustração da capa do livro? Reconhecem algumas letras? Fazem referência a quantidade de palavras ou ao tamanho do texto?

2. Como as crianças interagem durante a leitura da história? Elas dialogam sobre o que o professor lê ou sobre as ilustrações? Que aprendizagens relacionadas ao comportamento leitor elas demonstram?

3. Que recursos as crianças utilizam ao desenhar ou escrever? Elas traçam letras, garatujas para representar a escrita ou desenham representando a capa do livro, um personagem ou uma cena da história?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. As situações de votação geram muito envolvimento das crianças, que ficam engajadas em torcer para que a opção delas seja a vencedora.Observe as que ficaram chateadas por sua história não ter sido escolhida. Combine que em um outro momento essa história será lida para o grupo.Observe as crianças que não se envolveram na escolha, pergunte e incentive que façam sua indicação. Respeite o tempo de cada uma e não as obrigue.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Chame o grande grupo para a roda de conversa e fale que hoje precisarão ler os títulos de três histórias, que estão entre as preferidas do grupo, para escolher o livro que será lido. Apresente os cantos de livre escolha organizados por você, como o de manuseio de diferentes portadores de texto e o de desenho livre com diferentes materiais riscantes. Diga que você pensou nos agrupamentos e que chamará pelo nome cada criança, para que se dirija a proposta de leitura. Converse que realizarão um rodízio para que todas leiam os títulos com você em pequenos grupos. Algumas crianças podem ficar chateadas por não estarem com um determinado colega ou por querer se dirigir a outra atividade. Combine com elas que na próxima atividade elas poderão escolher os agrupamentos de acordo com seus interesses.Convide o primeiro grupo para sentar em roda com você.


2

Com o pequeno grupo, cole as filipetas com os títulos e imagens das capas dos livros na parede ou no quadro da sala. Aponte para a primeira filipeta e pergunte para as crianças qual é o título dessa história. Observe que estratégias de leitura elas utilizam, se elas se apoiam na ilustração da capa do livro para levantar hipóteses, se apontam para as letras iniciais ou conhecidas como a do próprio nome ou do nome dos colegas ou se relacionam partes das palavras com outras palavras estáveis. É natural que as crianças já digam o título pela capa e, nesse caso, faça intervenções relacionadas a algumas palavras do título para que descubram onde está escrito. Acolha todas as hipóteses e a partir delas incentive-as com intervenções que aprofundem os conhecimentos expressados pelas crianças, ampliando e socializandosuas estratégias.

Possíveis falas do professor neste momento: Ah você acha que essa é a do morango porque tem muitas palavras? Mas ela disse que essa é a da toupeira e que também tem muitas palavras. Então, onde está escrito morango? Como você descobriu? Você acha que é da Bruxa porque começa com a letra do seu nome? Esses títulos terminam/começam com a mesma letra (ou palavra), então onde está escrito “...”?

3

Repita o passo anterior com os outros títulos e incentive as crianças a perceberem semelhanças e diferenças entre os títulos a partir das hipóteses que trouxeram e retome algumas, conversando sobre o que elas anteciparam e fazendo comparações com os títulos. A ideia não é conferir ou categorizar como certo ou errado o que foi falado ou apontado antes da leitura e, sim, ampliar as estratégias de leitura utilizadas pelas crianças. Convide o pequeno grupo a ler os títulos enquanto você aponta com o dedo para a direção correta de leitura. Repita o passo 2 e 3 com os outros pequenos grupos.

Possíveis falas e ações da criança neste momento: Elas podem se confundir com títulos que tenham a mesma letra inicial: Eu pensei que essa era história da Bela adormecida. Mas é a da Branca de neve. Podem perceber a repetição das palavras num título como: Aqui tá escrito Bruxa, Bruxa, vem a minha festa! Sabia! Tem duas palavras iguais! Bruxa, bruxa! Também podem perceber pelo tamanho do título: Esse é o zoom que tem só um palavra.

4

Reúna o grande grupo e retome os títulos lidos pelas crianças. Diga que agora precisarão escolher a leitura do dia propondo uma votação. Para isso convide as crianças a desenharem ou escreverem a maneira delas algo sobre o livro que querem que seja lido. Possibilite um tempo adequado para esse passo, aproximadamente 20 minutos. As crianças que terminarem primeiro podem se dirigir para as atividadesde livre escolha enquanto esperam as demais. Avise quando estiver faltando 5 minutos para o fim do tempo destinado ao desenho. Quando todos terminarem, fale que cada criança colará sua produção próximo ao título da história que deseja, uma por vez. Incentive que retomem onde estão escritos os títulos antes de colar. Pergunte qual história ela escolheu, onde está escrito etc. Se necessário, auxilie-as nesse momento. Observe se alguma criança não se envolveu com a proposta e chame-a para auxiliar você e os colegas a colarem as produções na parede ou quadro. Ao final, convide-as a contar os votos com você, para saberem a história que será lida.


5

Leia a história escolhida para o grande grupo sem fazer adequações ao vocabulário ou na narrativa. Durante a leitura, atente-se para que as crianças também possam visualizar o livro, explorando a capa, acompanhando sua leitura e conversando sobre as ilustrações. Deixe que se expressem, valorize seus comentário, mas cuidado para não se desviar muito do ato de ler.


Para finalizar:Deixe que as crianças manuseiem os livros preferidos da turma e disponibilize outros para que leiam para si e para os colegas. Avise que, em 10 minutos, precisarão guardar os livros e ajudar na organização da sala. Para tornar a arrumação divertida proponha uma brincadeira. Combine que enquanto você canta uma música querida do grupo eles devem arrumar muito rápido os materiais, e quando você parar de cantar eles devem fazer uma estátua. Se envolva na arrumação e também faça estátuas divertidas para incentivar as crianças.

Conteúdos relacionados