Plano de Aula

Plano de aula: Ilustrando o livro de receitas

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Livro de receitas

Aula

O que fazer antes?

Contextos prévios:

As receitas que serão ilustradas para compor o livro de receitas favoritas devem já ter sido apresentadas às crianças e/ou preparadas por elas. Você encontra algumas sugestões nos planos anteriores desta sequência.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

1. A proposta de um livro de receitas

2. Explorando o texto da receita

3. Escolha das receitas que vão para o livro

4. Fazendo uma receita

5. Ilustrando o livro de receitas

Materiais:

Separe livros de receitas para as crianças usarem como fontes de pesquisa e referência, materiais para desenho (papéis, lápis de cor, giz de cera, caneta hidrocor), papel e caneta para fazer anotações. Os cartazes produzidos nos outros planos, que fazem parte dessa sequência, devem estar expostos na sala. Leve as receitas que irão para o livro escritas ou impressas em letra de fôrma maiúscula, uma em cada folha de papel. Disponibilize atividades que as crianças possam realizar com autonomia, como massinha e jogos de encaixe.

Espaços:

Organize um espaço para se sentar em roda com o grande grupo, no qual vocês possam conversar e observar os registros expostos na sala, feitos durante a produção do livro de receitas. Arrume cantos com os diferentes materiais para desenho, de forma que as crianças possam usá-los e transitar entre eles com autonomia. Deixe um canto um pouco mais afastado com atividades para o momento de transição, quando algumas terminarão suas produções antes das outras.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças fazem seus desenhos? Como seguram o lápis e desenvolvem o traçado? Que material preferem usar?

2. O que as crianças desenham? Como demonstram interesse pela atividade? Têm facilidade de se expressarem por meio do desenho? Querem explicar o que desenharam?

3. Como as crianças interagem com os textos (como os livros e os cartazes)? Identificam onde tem algo escrito? Tentam ler? Têm curiosidade em saber o que está escrito? Ficam atentas durante a leitura?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Dê autonomia para fazerem seus próprios desenhos, mas observe e auxilie as crianças que precisarem de ajuda para manusear os materiais ou para ter segurança de se expressar dessa forma. Na roda de conversa, incentive a participação de todas, fazendo comentários e perguntas, valorizando o que comunicam (de forma verbal e não-verbal), possibilitando que se expressem e respeitando suas individualidades.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

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Reúna as crianças em roda e diga que vocês vão conversar sobre o livro de receitas da turma, a fim de tomar algumas decisões e, depois, ilustrá-lo. Relembre com elas as atividades feitas ao longo de todo o processo, quando viram os livros de receitas, quando as pediram aos familiares, quando votaram em quais delas iriam para o livro e quando testaram algumas. Use os registros expostos na sala (como o cartaz com a receita que fizeram, as receitas montadas, a lista de receitas do livro e os cartazes com as votações) para relembrá-las das experiências que tiveram. Leia os cartazes com elas, apontando-o enquanto lê. Mostre as receitas que irão para o livro, leia seus títulos e converse sobre elas. Possibilite que compartilhem suas ideias, suas vivências, suas lembranças, suas sugestões e questionamentos e participe da conversa com uma escuta atenta, valorizando e acolhendo suas contribuições.


2

Diga que vocês precisam decidir como será a capa do livro. Mostre alguns outros livros de receitas para que elas tenham modelos para consulta. Explore algumas capas com elas fazendo questionamentos que as ajudem a observar o que está presente nelas (título, nome do autor, ilustração etc.). Fique atento para reconhecer as sugestões trazidas pelas crianças e deixe que elas mesmas decidam como será a capa. Não há uma única opção correta, o mais importante é que se sintam agentes na produção e na tomada de decisões, afirmando a autoria do livro.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhem as capas desses livros de receitas. O que será que elas nos mostram? Tem um bolo desenhado nessa, né? E nessa tem um sanduíche. Nas duas eles parecem bem gostosos! Nessa tem um liquidificador, igual ao que usamos para fazer o bolo. Na nossa capa vai ter um desenho também? Deixa eu ler o que está escrito aqui (lê o nome do autor). Olha, aqui está o nome de quem fez o livro. Como podemos colocar essa informação na nossa capa? Quem fez o nosso livro? Todo mundo? Mas de todas as turmas ou só dessa turma? E como se chama a nossa turma?


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Pergunte para as crianças qual deve ser o título do livro. Se surgir mais de uma opção, faça uma votação. Algumas delas podem dar diversas sugestões, enquanto outras podem ficar mais quietas, observando a discussão. Procure incluí-las na conversa, fazendo questionamentos, pedindo que apontem sua escolha, perguntando se concordam com determinada sugestão. Essas rodas de decisão são muito importantes para que as crianças se expressem (de forma verbal ou não-verbal), escutem e respeitem opiniões diferentes, desenvolvam sua autonomia e percebam sua importância nas escolhas da turma, sendo essa uma forma de reconhecer que elas são capazes de tomar decisões. Anote cada resolução referente à capa e vá retomando com elas, para que percebam uma função social da escrita e da leitura: ter um registro que pode ser consultado depois, quando precisamos nos lembrar de algo.

Possíveis falas do professor neste momento: Como vai ser o título do nosso livro? O que tem no nosso livro? Receitas! Quais receitas? As que a gente mais gosta? Então, ele pode se chamar "Receitas...". Receitas muito gostosas? Receitas prediletas? Que títulos legais! Vamos fazer uma votação para escolher?


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Convide as crianças para fazerem as ilustrações do livro. Diga que cada uma fará a capa do seu livro e, por isso, cada um terá uma capa diferente, mas que você fará cópias dos desenhos para ilustrar as receitas dos livros dos colegas também. Explique que cada criança levará seu próprio livro para casa e que um exemplar ficará na biblioteca da classe ou da escola. Diga que além da capa, quem quiser poderá criar outras ilustrações para colocar junto com a receita que escolher. Converse com os pequenos sobre o que gostariam de desenhar: a receita preferida, a receita que fizeram juntos, ingredientes ou utensílios de cozinha, comidas bem gostosas etc. Ouça de forma responsiva e acolha as ideias de todos. Algumas crianças podem se expressar não só pela fala, mas também apontando ou fazendo gestos. Fique atento para reconhecer e validar o que comunicam.

Possíveis falas do professor neste momento: O que vocês vão querer desenhar? Você vai desenhar o bolo que a gente fez? Você se lembra de qual era o formato dele? Estava muito gostoso, né? O que mais a gente pode desenhar? Você quer desenhar um chapéu de cozinheiro como esse? (criança mostrando uma capa). Você pode fazê-lo na sua cabeça, o que acha? Acho que vai representar você como um cozinheiro!


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Acompanhe as crianças até o espaço em que farão os desenhos. Apresente os cantos com diferentes materiais (lápis de cor, giz de cera, caneta hidrocor) e deixe que escolham os de sua preferência. Circule entre elas, conversando e valorizando suas produções. Lembre-se de que o desenho é uma forma de expressão e que não há certo ou errado. As crianças podem fazer um ou vários desenhos. Depois, use a própria folha em que fizeram as ilustrações ou recortá-las para colá-las na capa ou na página da receita que escolherem. À medida que forem terminando, pergunte, além da capa, em que receita gostariam de colocar seu desenho. Se for preciso, retome o cartaz com a lista de receitas, para que elas se lembrem das opções e façam as escolha. Anote as indicações delas. Em um canto da sala, deixe outras opções de atividades (como massinha e jogos de encaixe) para quem for terminando as ilustrações.

Possíveis ações das crianças e do professor neste momento: Algumas podem fazer muitos desenhos, enquanto outras fazem só um. Algumas podem travar para desenhar, converse com elas, dê algumas sugestões, mostre o desenho de outras crianças ou as capas que você separou. Se alguma não quiser desenhar, respeite.


Para finalizar:

Quando todas as crianças tiverem terminado, reúna-as em roda novamente. Socialize suas produções. Algumas podem querer mostrar seu próprio desenho, explicá-lo, ou apontar algum detalhe. Aproveite para fazer anotações no verso que sejam úteis para a montagem do livro posteriormente. Outras podem fazer questionamentos sobre o que o amigo desenhou, podem elogiá-lo, podem querer ver mais de perto. Acolha suas manifestações, deixe que interajam livremente e que liderem a conversa, só interfira se, por exemplo, alguma criança fizer um comentário depreciativo e você precisar lembrar que é importante respeitar o colega e suas produções. Diga a elas que você vai organizar suas ilustrações e tirar as cópias necessárias para montar o livro que levarão para casa.

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