Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti
Mentor: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: O eu, o outro e o nós; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações; corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base
(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Abordagem didática:
Planejar circuitos e percursos com diferentes propósitos é uma boa alternativa para o dia a dia na escola. As possibilidades são diversas: percursos amplos que exploram os grandes movimentos ou minimalistas para possibilitar experiências de contenção; percursos que usam o movimento para produzir sons ou para desafios cognitivos e assim por diante. Além de serem desafiadas a vencer os obstáculos, as crianças podem colaborar com a construção de ideias para a organização de circuitos, utilizando uma gama de materiais de largo alcance.