15926
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Imagem poética em poemas visuais e concretos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre imagem poética em poemas concretos

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica

Materiais necessários:

Datashow, cartolina, caneta e fita crepe. Disco de cartolina com o poema colado. Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Poema impresso, disponível aqui.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem ser pelo fato de alguns alunos não conseguirem relacionar o recurso sonoro com o gráficos, isso pode ocorrer pelo fato de algum aluno não estar alfabetizado e de outros não estarem habituados a prestarem atenção em detalhes do poema. Para contribuir com o aprendizado, o professor poderá ler o texto e fazer os apontamentos necessário.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 03 de outubro de 2018

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva o tema da aula no quadro.
  • Explicite o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.

Materiais complementares:

  • Projetor ou quadro, giz ou caneta.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente o poema “Menina Passarinho”, de Ferreira Gullar.
  • Fale para as crianças observarem o texto.
  • Peça para os alunos lerem o texto.
  • Leia o texto com os alunos, para ajudá-los a dar o ritmo do texto.
  • Pergunte para as crianças:
  • Vocês gostaram desse poema? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que gostaram do poema. O título menina passarinho remete a temática infantil, assim os alunos poderão associar suas vivências ao tema abordado no texto
  • Ao ler o poema quais imagens vem a sua mente? (Espera-se que os alunos respondem que pensaram em crianças, passarinho e/ou também espaços com árvores e jardins.
  • Reflita com os aluno sobre o sentido construído na combinação das palavras “menina passarinho” no texto. Ela se refere a uma meninas pássaro? Se refere ao bichinho ou utiliza o termo para atribuir algumas características a uma menina? Mostre aos alunos que algumas vezes a palavra utilizada é empregada com outro significado, que possibilita interpretações diferenciadas. Por exemplo: Minha amiga tem cabeça de vento. Questione os alunos:
  • Quem era a menina passarinho? ( A criança pode responder que é uma ave, ou então a melodia de uma música).
  • Você acha que a menina passarinho pode vir de uma canção? (A menina passarinho pode ser oriunda de uma música, que chega devagarzinho por meio da melodia).

Fonte: GULLAR, Ferreira. Menina Passarinho. In: GULLAR, Ferreira. Cancioneiro. Apresentação e organização de Antonio Carlos Secchin. Rio de Janeiro: Topbooks, 2015.

Disponível em http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/ferreira_gullar.html. Acesso em 03 de outubro de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

O desenvolvimento refere-se aos slides 4 e 6.

  • Leia o poema para os alunos.
  • Peça para eles prestarem atenção.
  • Questione os alunos:
  • Quais as ideias centrais do texto? (Espera-se que os alunos digam que o poema fala sobre o café passado no mês de julho e tomado em uma xícara).
  • O que vocês entenderam do texto? (Espera-se que os alunos digam que o texto remete sobre a sensação agradável que o café provoca nos sentidos).

Fonte: “Xícara”, Fábio Sexugi, disponível em http://antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/fabio_sexugi.html. Acesso em: 05 de dezembro de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

O desenvolvimento refere-se aos slides 4, 5 e 6..

  • Pergunte para as crianças:
  • Será que há a possibilidade de entender o texto, por outra via, que não seja por meio do texto escrito?
  • Fale para os alunos que o trabalho de organizar a estrutura do poema será realizado coletivamente. O texto está disponível para impressão.
  • Peça para os alunos ajudarem a formar uma ilustração utilizando as palavras do poema.
  • As frases estarão dispostas em um cartaz com fita adesiva para ser colada em outra superfície.
  • Devagar retire as palavras “E me pergunto já em prosa:” e forme a superfície da xícara.
  • Pare a atividade e pergunte para os alunos:
  • Qual desenho está sendo formado? Por quê?
  • Pegue a frase “ existe coisa mais gostosa” , coloque-as na mesma disposição que o texto.
  • Pergunte para a turma:
  • Qual a próxima frase que deve ser escolhida? (Espera-se que as crianças digam a frase que demonstram maior interesse para elas).
  • Em qual disposição a frase deve ser inserida no desenho? (Espera-se que a criança coloque na disposição que ela achar coerente, pois esta etapa da atividade exige criatividade.
  • Repita a ação até todas as frases serem dispostas na ilustração.

Fonte: “Xícara”, Fábio Sexugi, disponível em http://antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/fabio_sexugi.html. Acesso em: 05 de dezembro de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Observe a reação das crianças.
  • Pergunte para os alunos?
  • Com a imagem ficou mais fácil interpretar o poema? (Espera-se que os alunos digam que a ilustração contribui para o entendimento do texto).
  • Com o texto ficou mais fácil entender a imagem? (Espera-se que as crianças digam que a imagem colaborou para o entendimento do texto).
  • Você acha que o recurso gráfico e o texto escrito ajudam a dar sentido ao poema? (Espera-se que os alunos digam que o recurso gráfico dialoga com o texto escrito, e que juntos contribuem com a interpretação do poema).

Fonte: “Xícara”, Fábio Sexugi.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Reflita com os alunos por meio das seguintes questões:
  • Quais recursos são utilizados para construir sentidos diferentes nos poemas? (Espera-se que os alunos apontem que no poema “Menina passarinho” o autor emprega a linguagem verbal, enquanto na segunda obra é utilizada além da escrita a imagem poética).
  • É possível verificar no poema “Xícara” a organização gráfica e espacial do poema para dar sentido a obra? (Espera-se que os aluno digam que conseguiram perceber a influência dos recursos gráficos como o formato das letras empregadas e a disposição das frases para dar sentido ao texto.
  • Qual dos poemas estudados “Menina Passarinho” e “Xícara”, pode-se observar com maior facilidade os sentidos pretendidos no texto? (Espera-se que os alunos digam que o sentido fica mais evidente no poema “Xícara”, uma vez que o recursos gráficos colaboram com o entendimento da obra).
  • Escolha um dos alunos para anotar essas impressões em um cartaz.
  • Leia o que os alunos escreveram para a turma toda.
  • Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica

Materiais necessários:

Datashow, cartolina, caneta e fita crepe. Disco de cartolina com o poema colado. Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Poema impresso, disponível aqui.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem ser pelo fato de alguns alunos não conseguirem relacionar o recurso sonoro com o gráficos, isso pode ocorrer pelo fato de algum aluno não estar alfabetizado e de outros não estarem habituados a prestarem atenção em detalhes do poema. Para contribuir com o aprendizado, o professor poderá ler o texto e fazer os apontamentos necessário.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de
Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 03 de outubro de 2018

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva o tema da aula no quadro.
  • Explicite o assunto, ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.

Materiais complementares:

  • Projetor ou quadro, giz ou caneta.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Apresente o poema “Menina Passarinho”, de Ferreira Gullar.
  • Fale para as crianças observarem o texto.
  • Peça para os alunos lerem o texto.
  • Leia o texto com os alunos, para ajudá-los a dar o ritmo do texto.
  • Pergunte para as crianças:
  • Vocês gostaram desse poema? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que gostaram do poema. O título menina passarinho remete a temática infantil, assim os alunos poderão associar suas vivências ao tema abordado no texto
  • Ao ler o poema quais imagens vem a sua mente? (Espera-se que os alunos respondem que pensaram em crianças, passarinho e/ou também espaços com árvores e jardins.
  • Reflita com os aluno sobre o sentido construído na combinação das palavras “menina passarinho” no texto. Ela se refere a uma meninas pássaro? Se refere ao bichinho ou utiliza o termo para atribuir algumas características a uma menina? Mostre aos alunos que algumas vezes a palavra utilizada é empregada com outro significado, que possibilita interpretações diferenciadas. Por exemplo: Minha amiga tem cabeça de vento. Questione os alunos:
  • Quem era a menina passarinho? ( A criança pode responder que é uma ave, ou então a melodia de uma música).
  • Você acha que a menina passarinho pode vir de uma canção? (A menina passarinho pode ser oriunda de uma música, que chega devagarzinho por meio da melodia).

Fonte: GULLAR, Ferreira. Menina Passarinho. In: GULLAR, Ferreira. Cancioneiro. Apresentação e organização de Antonio Carlos Secchin. Rio de Janeiro: Topbooks, 2015.

Disponível em http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/ferreira_gullar.html. Acesso em 03 de outubro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

O desenvolvimento refere-se aos slides 4 e 6.

  • Leia o poema para os alunos.
  • Peça para eles prestarem atenção.
  • Questione os alunos:
  • Quais as ideias centrais do texto? (Espera-se que os alunos digam que o poema fala sobre o café passado no mês de julho e tomado em uma xícara).
  • O que vocês entenderam do texto? (Espera-se que os alunos digam que o texto remete sobre a sensação agradável que o café provoca nos sentidos).

Fonte: “Xícara”, Fábio Sexugi, disponível em http://antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/fabio_sexugi.html. Acesso em: 05 de dezembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

O desenvolvimento refere-se aos slides 4, 5 e 6..

  • Pergunte para as crianças:
  • Será que há a possibilidade de entender o texto, por outra via, que não seja por meio do texto escrito?
  • Fale para os alunos que o trabalho de organizar a estrutura do poema será realizado coletivamente. O texto está disponível para impressão.
  • Peça para os alunos ajudarem a formar uma ilustração utilizando as palavras do poema.
  • As frases estarão dispostas em um cartaz com fita adesiva para ser colada em outra superfície.
  • Devagar retire as palavras “E me pergunto já em prosa:” e forme a superfície da xícara.
  • Pare a atividade e pergunte para os alunos:
  • Qual desenho está sendo formado? Por quê?
  • Pegue a frase “ existe coisa mais gostosa” , coloque-as na mesma disposição que o texto.
  • Pergunte para a turma:
  • Qual a próxima frase que deve ser escolhida? (Espera-se que as crianças digam a frase que demonstram maior interesse para elas).
  • Em qual disposição a frase deve ser inserida no desenho? (Espera-se que a criança coloque na disposição que ela achar coerente, pois esta etapa da atividade exige criatividade.
  • Repita a ação até todas as frases serem dispostas na ilustração.

Fonte: “Xícara”, Fábio Sexugi, disponível em http://antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/fabio_sexugi.html. Acesso em: 05 de dezembro de 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Observe a reação das crianças.
  • Pergunte para os alunos?
  • Com a imagem ficou mais fácil interpretar o poema? (Espera-se que os alunos digam que a ilustração contribui para o entendimento do texto).
  • Com o texto ficou mais fácil entender a imagem? (Espera-se que as crianças digam que a imagem colaborou para o entendimento do texto).
  • Você acha que o recurso gráfico e o texto escrito ajudam a dar sentido ao poema? (Espera-se que os alunos digam que o recurso gráfico dialoga com o texto escrito, e que juntos contribuem com a interpretação do poema).

Fonte: “Xícara”, Fábio Sexugi.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Reflita com os alunos por meio das seguintes questões:
  • Quais recursos são utilizados para construir sentidos diferentes nos poemas? (Espera-se que os alunos apontem que no poema “Menina passarinho” o autor emprega a linguagem verbal, enquanto na segunda obra é utilizada além da escrita a imagem poética).
  • É possível verificar no poema “Xícara” a organização gráfica e espacial do poema para dar sentido a obra? (Espera-se que os aluno digam que conseguiram perceber a influência dos recursos gráficos como o formato das letras empregadas e a disposição das frases para dar sentido ao texto.
  • Qual dos poemas estudados “Menina Passarinho” e “Xícara”, pode-se observar com maior facilidade os sentidos pretendidos no texto? (Espera-se que os alunos digam que o sentido fica mais evidente no poema “Xícara”, uma vez que o recursos gráficos colaboram com o entendimento da obra).
  • Escolha um dos alunos para anotar essas impressões em um cartaz.
  • Leia o que os alunos escreveram para a turma toda.
  • Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano :

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano