Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de
Materiais necessários: Textos impressos e recursos digitais.
Informações sobre o gênero:
O Texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.
Dificuldades antecipadas:
- O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
- Ser capaz de reconhecer e identificar as normas de escrita, especialmente os recursos de coesão pronominal em textos de divulgação científica.
Referências sobre o assunto:
- Miranda, Neusa Salim. Reflexão metalingüística do ensino fundamental: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2006. 114p. Coleção Alfabetização e Letramento, disponível em http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2016%20Reflexao_Metalinguistica.pdf. Acesso em 24 de setembro de 2018.
- ROJO, Roxane. O letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso – LemD, v. 8, n. 3, p. 581-612, set./dez. 2008. Disponível em: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402/422. Acesso em 01 de setembro de 2018.
- BRASIL. Senado Federal. Manual de elaboração de textos, páginas 29 a 37. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70468/Manual%20de%20Elaboracao%20de%20Textos.pdf?sequence=2. Acesso em 4 de setembro de 2018.
- MENDONÇA, Márcia. Recursos coesivos. Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP / Instituto de Estudos da Linguagem-IEL, disponível em http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/recursos-coesivos
- BRASIL. Ministério da Educação - Equipe SEDIS/Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Língua Portuguesa- Noções de Coesão e Mecanismos de Coesão Referencial, disponível em http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_amb_saude_seguranca/tec_seguranca/portugues/061112_ling_port_a04.pdf . Acesso em 10 de outubro de 2018.
- FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e Coerência Textuais. Série Princípios, Editora Ática, 1999.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
1- Leia o slide aos alunos.
2- Pergunte:
- O que veremos na aula de hoje?
Podem concluir que a aula abordará o uso dos pronomes como elementos coesivos que favorecem a construção do sentido em textos do gênero de “divulgação científica”, tratado nesta sequência de aulas. - Mas o que são os “pronomes”?
Explique: É o que vamos descobrir nas próximas etapas desta aula.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1- Previamente, disponha os alunos em duplas, organizadas de forma a promover a troca e colaboração entre os alunos.
2- Entregue um envelope contendo o texto de divulgação científica fatiado em três partes.
3- Solicite que leiam, identifiquem as partes e colem em uma folha em branco, ou no caderno, ordenando em: introdução, desenvolvimento e conclusão.
4- Realize a leitura coletiva para a conferência do trabalho realizado nas duplas e, ao mesmo tempo, promover a compreensão do texto.
Pergunte:
- Sobre o que trata o texto?
- Você já tinha ouvido falar sobre “daltonismo? Como ele se manifesta?
- Se você conhecesse alguém com esta característica, como você a ajudaria?
- Você acha que essa característica é um problema grave para a pessoa que a possui?
As respostas irão demonstrar a compreensão do texto, portanto deixe os alunos expressarem suas ideias e vá direcionando ao entendimento do tema apresentado.
- Quais fatores ajudaram a identificar a ordem dos trechos apresentados?
Devem concluir que:
Introdução - foi identificada por trazer uma pergunta inicial, instigando o interesse para o assunto que será tratado no texto.
Desenvolvimento - traz a apresentação e o detalhamento das informações.
Conclusão - apresenta o fechamento do assunto e, no caso deste texto, traz a data de publicação da matéria no site, encerrando o mesmo.
- Observe as características desse texto. Em que gênero textual ele se enquadra?
- Qual é o objetivo desse gênero - textos expositivos de divulgação científica?
O propósito desta atividade é apresentar o texto de divulgação científica a ser tratado na aula e, paralelamente, retomar as características do gênero. Essas informações serão importantes para a atividade de análise do uso de pronomes anafóricos na produção de sentido de textos de divulgação científica.
Vale saber que pronomes são palavras que substituem ou determinam os substantivos. Assim, estabelecem coesão textual de forma a evitar a constante repetição de palavras. Pronomes anafóricos são os que se referem a um termo antecedente e pronomes catafóricos são os que indicam que algo será mencionado posteriormente, no texto.
Material complementar:
Texto fatiado para impressão aqui
(É necessário recortar e colocar em envelopes que serão entregues às duplas para realização da atividade).
Materiais de apoio:
- Características e estrutura textual dos textos de divulgação científica: https://www.todamateria.com.br/texto-de-divulgacao-cientifica/
- Anáfora e catáfora: https://www.normaculta.com.br/pronomes-anaforicos-e-cataforicos/
- Quebra-cabeça textual - texto “Que cor é essa?”, extraído do site da Revista Ciência Hoje das Crianças, disponível em http://chc.org.br/que-cor-e-essa/, acesso em 02 de outubro de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
O tempo reservado a esta etapa da aula deve ser dividido em: 10 minutos para releitura e grifo das palavras no texto; 10 minutos para realização da atividade de identificação de referência; 10 minutos para a correção coletiva e conclusão da etapa.
1 - Apresente o slide aos alunos.
2 - Solicite que realizem a releitura dos trechos apresentados nos slides 4 e 5, observando as palavras destacadas e grifando-as em seus textos impressos.
3 - Faça a leitura da pergunta no final do slide 6 (“Como podemos identificar o referente das palavras em destaque no texto?”), esclarecendo aos alunos:
Referente = “a que” ou “a quem” se referem as palavras grifadas.
4 - Informe aos alunos que cada parágrafo do texto traz uma ideia e que, ao compreendermos qual é a ideia central trazida pelo parágrafo, podemos inferir o referente das palavras grifadas.
5 - Entregue a folha de atividade aos alunos e solicite que anotem “a que” ou “a quem” se referem as palavras destacadas nos trechos do texto, apresentadas nos slides.
6 - Oriente que retornem à leitura do texto a cada termo analisado.
7 - Após a conclusão, promova uma correção coletiva, propondo reflexões acerca da análise do referente de cada palavra grifada. Pergunte:
- As três primeiras palavras grifadas se referem a quem?
Devem ser capazes de indicar que se referem ao leitor do texto.
- Por qual motivo o autor está utilizando formas de se referir diretamente ao leitor, através das palavras “sua”, “você” e “seu”?
Podem concluir que o autor utiliza esse recurso para aproximar o leitor do tema, despertando o interesse e a curiosidade para um assunto de cunho científico, que é uma das funções dos textos do gênero divulgação científica.
- Qual das palavras destacadas refere-se ao “daltonismo” tratado no texto?
Devem identificar que a última palavra grifada está fazendo referência ou substituindo o termo “daltonismo” no texto.
- E as demais palavras, referem-se a que ou a quem?
Devem ser capazes de observar que:
suas = faz referência às cores verde, vermelho e azul. Caso tenham dificuldade, retorne ao trecho do texto e pergunte: “suas” combinações, portanto, são combinações de quê?
essas = indica as mensagens enviadas para o cérebro.
O primeiro pronome grifado aparece logo no início do primeiro parágrafo do texto, cujo objetivo é o de introduzir o assunto a ser abordado. A primeira pista pode ser percebida retomando-se as funções desse gênero textual: podemos perceber que o fato de ele ser um texto expositivo de divulgação científica pressupõe que esse texto objetiva divulgar algo a alguém e que, uma vez que nenhum referente foi citado, ainda, o pronome “sua”, neste parágrafo, refere-se ao leitor.
Com relação à segunda palavra grifada, percebe-se que ela compõe a legenda da imagem. Conforme já analisado anteriormente, os infográficos presentes neste gênero textual têm função não apenas de ilustrar, mas principalmente de informar - retomando, novamente, a função desse gênero textual, podemos deduzir que, através dessa imagem, a legenda pretende contextualizar o leitor em relação ao distúrbio a ser apresentado pelo texto. Dessa forma, o pronome “você” se refere novamente ao leitor.
Neste terceiro parágrafo, observamos três palavras grifadas. A primeira aparece no início do “desenvolvimento” do texto - este trecho tem por objetivo apresentar a informação ao leitor promovendo uma aproximação do mesmo com o assunto a ser detalhado (motivo pelo qual o pronome “seu” refere-se novamente ao leitor).
Observe que a segunda palavra (“suas”) está inserida na parte do texto que explica como é que o olho humano enxerga as cores; neste trecho, especificamente, o texto está descrevendo exatamente quais são cores são percebidas - o pronome se refere a essas cores.
O texto prossegue detalhando ainda mais o funcionamento das células responsáveis por perceberem as cores, ampliando a descrição e expondo como é que as informações percebidas são processadas pelo cérebro. Essa explicação é feita em duas partes: os cones enviam mensagens para o cérebro e as mensagens são usadas para formar uma imagem. Assim, o pronome demonstrativo (terceira palavra grifada neste trecho) tem a função de anunciar que a palavra que virá logo em seguida (“informações”) é apenas uma outra forma de se referir à palavra apresentada anteriormente (“mensagens”), evitando a repetição da mesma. Reflita com os alunos: caso a oração estivesse escrita sem o pronome “essas”, seria possível compreender de que informações o texto fala?
Finalmente, ao percebermos que a última palavra grifada (“ele”), por estar ligada ao verbo “atingir” (de que distúrbio o texto fala? Quem atinge os meninos?), refere-se à palavra “daltonismo”, citada no início deste parágrafo.
8 - Conclua esta etapa, explicando aos alunos que essas palavras são chamadas de “pronomes” e que a utilização dos pronomes é uma estratégia para evitarmos a repetição excessiva de palavras.
Material complementar:
Atividade para impressão aqui
Resposta da atividade aqui
Desenvolvimento
Orientações: Continuação do texto.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
1 - Leia o slide aos alunos.
2 - Anote as conclusões da aula no quadro e solicite aos alunos que copiem no “caderno de descobertas” para retomada nas próximas duas aulas desta sequência de atividades. Sugestões:
- Pronomes são palavras que remetem aos seres ou se referem a eles de forma a relacioná-los com outras informações.
- O uso de pronomes é uma estratégia que utilizamos para relacionar as informações apresentadas em um texto.
- A compreensão dos referentes dos pronomes de um texto nos permite interpretar um item ou toda uma ideia expressa no texto.