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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de infográficos em textos de divulgação científica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Leitura de infográficos em textos de divulgação científica

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo), no campo de atuação da vida cotidiana, campo artístico e literário e campo da vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada/autônoma).

Materiais necessários: Microcomputador online, projetor de mídia e tela, água potável e copos para servir, cópias do texto de divulgação científica e do exercício.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Para interpretar gráficos, diagramas e tabelas é preciso relacioná-los aos contextos nos quais estão inseridos porque representam dados estatísticos, frutos de pesquisas. Muitos alunos podem não compreendê-los por estarem no nível inicial da leitura (decodificação) e não estabelecerem conexão com outros saberes. É possível também que apresentem dificuldade devido à falta de conhecimento matemático, podem, por exemplo, não entender que 50% significa a metade. Em ambos os casos é interessante trabalhar com grupos heterogêneos, para que um aluno possa mediar a leitura do outro, acionando estratégias de leitura já conhecidas por eles, como o levantamento de conhecimentos prévios por meio do título, da referência e das imagens contidas no texto.

Referências sobre o assunto:

SOLÉ, Isabel. O Ensino de Estratégias de Compreensão Leitora. In:______ Estratégias de Leitura. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1.998. cap. 4, p. 67-83.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente para os alunos a proposta da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 min

Orientações:

  • Inicie a aula convidando os alunos para assistirem ao vídeo de uma canção chamada “De gotinha em gotinha”, do grupo Palavra Cantada (duração 2:21).
  • Ao terminar, pergunte “qual é o assunto abordado na música?” Ouça as respostas. Você pode questionar também que informações sobre a água esse vídeo traz.
  • Questione ainda qual a importância da água para nosso corpo? Conheça as hipóteses que formulam.

Materiais complementares:

CANTADA, Palavra. De gotinha em gotinha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=N9cwDz45_ik Acesso em 28 de ago. de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Projete esse novo slide e continue incentivando que os alunos falem sobre a importância da água. Nesse momento espera-se que ele já possam inferir sobre o tema da aula: água.
  • Siga, elaborando perguntas que os façam pensar a partir dos hábitos que possuem:
  • Você bebe muita água?
  • Sente sede a todo momento? Por quê?
  • Para onde vai toda essa água ingerida?

  • Caso você disponha de mais tempo do que 50 minutos para essa aula, você pode convidar os alunos para assistirem a mais um vídeo (duração 3:21).

Esse vídeo, diferente do primeiro, que tinha função de apreciação e entretenimento, tem caráter expositivo e apresenta dados bem precisos sobre a água. Entretanto, preserva certo nível de informalidade, percebido pela composição do texto com a música e imagens divertidas, algumas de caráter ilustrativo. Caso assistam ambos vídeos, vale a pena discutir sobre as informações apresentadas e sobre as semelhanças e diferenças na forma de produção de cada um deles. Nas práticas de leitura dessa sequência, estamos considerando a importância do aluno conhecer, ler, compreender, analisar e produzir não só textos escritos, mas também textos orais e multimodais (como no caso desse vídeo que integra texto escrito, música e imagens).

Materiais complementares:

Vídeo: Água e o corpo humano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cEYm8EANEHs Acesso em 28 de ago. de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para ilustrar a aula concretamente, prepare uma mesa com água potável e copos ou peça-lhes, antecipadamente, que levem garrafinhas de água. Convide-os para bebê-la e enquanto assistem aos primeiros minutos do vídeo “Importância da Água para o Corpo Humano - Brasil Escola”. Assista apenas o início do vídeo, até 1:37.
  • Esse vídeo, diferente dos demais, tem caráter de divulgação científica. O que assistimos é um discurso didático que traz informações com um maior nível de aprofundamento. Há também o largo uso de recursos como gráficos e tabelas como fonte de apresentação de dados e de informação.
  • Esclareça para os alunos que essa é uma vídeo-aula. Peça para que relacionem a fala da professora do vídeo, com as imagens que ela vai projetando na tela. Explore a interpretação e o entendimento sobre a função do vídeo:
  • Que informações puderam ser obtidas ao assistir o início desse vídeo?
  • Qual a diferença entre esse e os demais vídeos assistidos na aula?

  • Nesse início do vídeo foi possível ver dois slides preparados pela professora. Procure explorar o uso dessas imagens no contexto da vídeo- aula. Questione:
  • Diante dos dois slides preparados pela professora, o que pode ser dito sobre a escolha das imagens? Que intenção ela tinha ao fazer essas escolhas?
  • Qual das duas imagens nos slides era ilustrativa e apoiava a estética da apresentação elaborada pela professora?
  • Qual das duas imagens era informativa e visava ajudar no entendimento do conteúdo (retomando dados da fala da professora, facilitando a visualização e entendimento por parte dos alunos)?
  • Por que o desenho do corpo humano foi usado como base para um gráfico com informações sobre a quantidade de água existente no corpo?
  • Pelo gráfico, notamos que existe água no corpo todo? Mais ou menos que a metade dele? Como podemos interpretar isso?

Com essas perguntas você estará investigando o quanto os alunos entendem sobre a leitura de gráficos e de imagens, e, ao mesmo tempo, estará propiciando uma reflexão coletiva sobre o uso das imagens para apoiar o entendimento sobre conteúdos em um texto de divulgação científica. Reflexão que os alunos seguirão fazendo durante a atividade a seguir.

Materiais complementares:

Vídeo: BRASIL,Escola. Importância da água para o ser humano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8lUcNUiiQ6I Acesso em 28 de ago. de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Essa é uma proposta de atividade diversificada: são 4 diferentes propostas (A, B, C e D), com nível de dificuldade semelhante. Cada atividade contém uma parte da reportagem e uma atividade de produção. A ideia é que ao final as partes do texto sejam unidas e as experiências socializadas, de modo que cada grupo conheça as 4 partes do texto e as 4 atividades. Entregue o texto, a imagem e a atividade a ser resolvida para os alunos.
  • Você pode dividir sua turma em 4 grupos maiores e entregar uma atividade para cada grupo, ou ainda dividir a turma em 8 grupos e então 2 grupos farão a mesma atividade.

Propostas (acesse aqui ou nos materiais complementares):

  • Grupo A: Infográfico e Resumo
  • Grupo B: Texto “Haja água” parte 1- Leitura e Tabelas
  • Grupo C: Texto “Haja água” parte 2 - Leitura e Gráfico 1
  • Grupo D: Texto “Haja água” parte 3 - Leitura e Gráfico 2
  • Leia com eles as orientações do slide e de 20 minutos para essa atividade.
  • Informe que esse texto foi escrito para uma revista chamada “Ciência Hoje para Crianças na escola”, no ano de 2000, por um médico chamado Paulo Cesar Koch Nogueira.
  • 10 minutos devem ser reservados para a socialização das ideias e descobertas feitas durante a realização da atividade.
  • Na socialização, chame a atenção para o fato de que em alguns textos de divulgação científica há a possibilidade de estabelecermos diferentes caminhos para nossa leitura, podemos iniciar nos paratextos (infográficos e boxes informativos) e depois seguir para o corpo do texto. A ordem será estabelecida pelo leitor. Nesse caso dizemos que estamos diante de um hipertexto, modalidade bem comum na internet, onde o leitor pode escolher os caminhos que quer percorrer em um site, acessando ícones na barra de um menu, na ordem que preferir, não acarretando prejuízos para o entendimento sobre o conteúdo em questão. Estimule que digam como escolheram ler o texto e se perceberam essa possibilidade.

Materiais complementares:

Proposta A

Proposta B

Proposta C

Proposta D

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

  • Para concluir a aula, façam um registro coletivo sobre a função das imagens em textos de divulgação científica. Procure abordar as seguintes ideias:
  • As imagens dos textos científicos (ou paratextos) como boxes informativos, tabelas, gráficos e infográficos, tem a função de apoiar o entendimento sobre o conteúdo do texto.
  • Essas imagens são atraentes para o leitor e podem ser lidas antes mesmo do que o texto.
  • A imagem muitas vezes vai permitir o acesso às mesmas informações que o texto traz mas de forma mais rápida, se comparado a leitura das informações no corpo do texto.
  • Essas imagens podem trazer as mesmas informações do texto (só que em outro formato) ou apresentar informações adicionais.
  • Essas imagens em livros didáticos ou em aulas ajudam a fixar conceitos.
  • Essas imagens podem ter a função de resumir resultados de uma pesquisa.

  • Caso você esteja seguindo a sequência das aulas é possível retornar ao registro da aula anterior e acrescentar que os elementos paratextuais ao texto central podem ser lidos antes do texto, como uma estratégia para antecipar informações sobre o conteúdo do texto.
  • Por fim, organize um painel na sala de aula ou no corredor da escola para que essas informações circulem. Você pode colocar no centro do painel a reportagem utilizada (na íntegra) e ao lado as produções dos alunos (resumos, tabelas, gráficos e conclusões).

Comentários: As imagens que compõem as reportagens de divulgação científica originam-se de pesquisas, onde dados são coletados, analisados, quantificados, comparados e demonstrados por meio de recursos visuais. Assim podemos concluir que a matemática está presente na construção do conhecimento científico, e é utilizada para sistematizar resultados e conclusões por meio de tabelas, gráficos e percentuais, conferindo maior clareza, precisão e credibilidade às informações apresentadas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete (resumo), no campo de atuação da vida cotidiana, campo artístico e literário e campo da vida pública. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada/autônoma).

Materiais necessários: Microcomputador online, projetor de mídia e tela, água potável e copos para servir, cópias do texto de divulgação científica e do exercício.

Informações sobre o gênero: O conhecimento científico foi por muito tempo restrito a poucos, a organização da enciclopédia (e seus verbetes) foi uma das primeiras tentativas de compilação de conhecimentos de diversas áreas, de uma forma simples e breve, com o intuito de divulgação para o público leigo. O verbete é, portanto, um gênero específico da esfera de divulgação científica. Verbetes são encontrados principalmente em enciclopédias, dicionários comuns da língua ou em específicos de determinadas áreas do conhecimento, sendo utilizados quando não se consegue fazer inferências sobre o significado de uma expressão ou de uma palavra a partir do seu contexto ou para se obter dados mais específicos a respeito de algum vocábulo. É considerado o 1º hipertexto do qual se tem notícia: sua leitura pode seguir muitos caminhos e o uso de remissões a outras palavras tem a função de “linkagem”, recurso muito comum hoje na internet. Para dialogar com o gênero será importante se familiarizar também com outros textos de divulgação científica, como as reportagens científicas, que nessa sequência serão fonte de informações para a produção de verbetes.

Dificuldades antecipadas: Para interpretar gráficos, diagramas e tabelas é preciso relacioná-los aos contextos nos quais estão inseridos porque representam dados estatísticos, frutos de pesquisas. Muitos alunos podem não compreendê-los por estarem no nível inicial da leitura (decodificação) e não estabelecerem conexão com outros saberes. É possível também que apresentem dificuldade devido à falta de conhecimento matemático, podem, por exemplo, não entender que 50% significa a metade. Em ambos os casos é interessante trabalhar com grupos heterogêneos, para que um aluno possa mediar a leitura do outro, acionando estratégias de leitura já conhecidas por eles, como o levantamento de conhecimentos prévios por meio do título, da referência e das imagens contidas no texto.

Referências sobre o assunto:

SOLÉ, Isabel. O Ensino de Estratégias de Compreensão Leitora. In:______ Estratégias de Leitura. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1.998. cap. 4, p. 67-83.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente para os alunos a proposta da aula.

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Tempo sugerido: 4 min

Orientações:

  • Inicie a aula convidando os alunos para assistirem ao vídeo de uma canção chamada “De gotinha em gotinha”, do grupo Palavra Cantada (duração 2:21).
  • Ao terminar, pergunte “qual é o assunto abordado na música?” Ouça as respostas. Você pode questionar também que informações sobre a água esse vídeo traz.
  • Questione ainda qual a importância da água para nosso corpo? Conheça as hipóteses que formulam.

Materiais complementares:

CANTADA, Palavra. De gotinha em gotinha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=N9cwDz45_ik Acesso em 28 de ago. de 2018.

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Projete esse novo slide e continue incentivando que os alunos falem sobre a importância da água. Nesse momento espera-se que ele já possam inferir sobre o tema da aula: água.
  • Siga, elaborando perguntas que os façam pensar a partir dos hábitos que possuem:
  • Você bebe muita água?
  • Sente sede a todo momento? Por quê?
  • Para onde vai toda essa água ingerida?

  • Caso você disponha de mais tempo do que 50 minutos para essa aula, você pode convidar os alunos para assistirem a mais um vídeo (duração 3:21).

Esse vídeo, diferente do primeiro, que tinha função de apreciação e entretenimento, tem caráter expositivo e apresenta dados bem precisos sobre a água. Entretanto, preserva certo nível de informalidade, percebido pela composição do texto com a música e imagens divertidas, algumas de caráter ilustrativo. Caso assistam ambos vídeos, vale a pena discutir sobre as informações apresentadas e sobre as semelhanças e diferenças na forma de produção de cada um deles. Nas práticas de leitura dessa sequência, estamos considerando a importância do aluno conhecer, ler, compreender, analisar e produzir não só textos escritos, mas também textos orais e multimodais (como no caso desse vídeo que integra texto escrito, música e imagens).

Materiais complementares:

Vídeo: Água e o corpo humano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cEYm8EANEHs Acesso em 28 de ago. de 2018.

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Orientações:

  • Para ilustrar a aula concretamente, prepare uma mesa com água potável e copos ou peça-lhes, antecipadamente, que levem garrafinhas de água. Convide-os para bebê-la e enquanto assistem aos primeiros minutos do vídeo “Importância da Água para o Corpo Humano - Brasil Escola”. Assista apenas o início do vídeo, até 1:37.
  • Esse vídeo, diferente dos demais, tem caráter de divulgação científica. O que assistimos é um discurso didático que traz informações com um maior nível de aprofundamento. Há também o largo uso de recursos como gráficos e tabelas como fonte de apresentação de dados e de informação.
  • Esclareça para os alunos que essa é uma vídeo-aula. Peça para que relacionem a fala da professora do vídeo, com as imagens que ela vai projetando na tela. Explore a interpretação e o entendimento sobre a função do vídeo:
  • Que informações puderam ser obtidas ao assistir o início desse vídeo?
  • Qual a diferença entre esse e os demais vídeos assistidos na aula?

  • Nesse início do vídeo foi possível ver dois slides preparados pela professora. Procure explorar o uso dessas imagens no contexto da vídeo- aula. Questione:
  • Diante dos dois slides preparados pela professora, o que pode ser dito sobre a escolha das imagens? Que intenção ela tinha ao fazer essas escolhas?
  • Qual das duas imagens nos slides era ilustrativa e apoiava a estética da apresentação elaborada pela professora?
  • Qual das duas imagens era informativa e visava ajudar no entendimento do conteúdo (retomando dados da fala da professora, facilitando a visualização e entendimento por parte dos alunos)?
  • Por que o desenho do corpo humano foi usado como base para um gráfico com informações sobre a quantidade de água existente no corpo?
  • Pelo gráfico, notamos que existe água no corpo todo? Mais ou menos que a metade dele? Como podemos interpretar isso?

Com essas perguntas você estará investigando o quanto os alunos entendem sobre a leitura de gráficos e de imagens, e, ao mesmo tempo, estará propiciando uma reflexão coletiva sobre o uso das imagens para apoiar o entendimento sobre conteúdos em um texto de divulgação científica. Reflexão que os alunos seguirão fazendo durante a atividade a seguir.

Materiais complementares:

Vídeo: BRASIL,Escola. Importância da água para o ser humano. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8lUcNUiiQ6I Acesso em 28 de ago. de 2018.

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Orientações:

  • Essa é uma proposta de atividade diversificada: são 4 diferentes propostas (A, B, C e D), com nível de dificuldade semelhante. Cada atividade contém uma parte da reportagem e uma atividade de produção. A ideia é que ao final as partes do texto sejam unidas e as experiências socializadas, de modo que cada grupo conheça as 4 partes do texto e as 4 atividades. Entregue o texto, a imagem e a atividade a ser resolvida para os alunos.
  • Você pode dividir sua turma em 4 grupos maiores e entregar uma atividade para cada grupo, ou ainda dividir a turma em 8 grupos e então 2 grupos farão a mesma atividade.

Propostas (acesse aqui ou nos materiais complementares):

  • Grupo A: Infográfico e Resumo
  • Grupo B: Texto “Haja água” parte 1- Leitura e Tabelas
  • Grupo C: Texto “Haja água” parte 2 - Leitura e Gráfico 1
  • Grupo D: Texto “Haja água” parte 3 - Leitura e Gráfico 2
  • Leia com eles as orientações do slide e de 20 minutos para essa atividade.
  • Informe que esse texto foi escrito para uma revista chamada “Ciência Hoje para Crianças na escola”, no ano de 2000, por um médico chamado Paulo Cesar Koch Nogueira.
  • 10 minutos devem ser reservados para a socialização das ideias e descobertas feitas durante a realização da atividade.
  • Na socialização, chame a atenção para o fato de que em alguns textos de divulgação científica há a possibilidade de estabelecermos diferentes caminhos para nossa leitura, podemos iniciar nos paratextos (infográficos e boxes informativos) e depois seguir para o corpo do texto. A ordem será estabelecida pelo leitor. Nesse caso dizemos que estamos diante de um hipertexto, modalidade bem comum na internet, onde o leitor pode escolher os caminhos que quer percorrer em um site, acessando ícones na barra de um menu, na ordem que preferir, não acarretando prejuízos para o entendimento sobre o conteúdo em questão. Estimule que digam como escolheram ler o texto e se perceberam essa possibilidade.

Materiais complementares:

Proposta A

Proposta B

Proposta C

Proposta D

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Tempo sugerido: 10 min

Orientações:

  • Para concluir a aula, façam um registro coletivo sobre a função das imagens em textos de divulgação científica. Procure abordar as seguintes ideias:
  • As imagens dos textos científicos (ou paratextos) como boxes informativos, tabelas, gráficos e infográficos, tem a função de apoiar o entendimento sobre o conteúdo do texto.
  • Essas imagens são atraentes para o leitor e podem ser lidas antes mesmo do que o texto.
  • A imagem muitas vezes vai permitir o acesso às mesmas informações que o texto traz mas de forma mais rápida, se comparado a leitura das informações no corpo do texto.
  • Essas imagens podem trazer as mesmas informações do texto (só que em outro formato) ou apresentar informações adicionais.
  • Essas imagens em livros didáticos ou em aulas ajudam a fixar conceitos.
  • Essas imagens podem ter a função de resumir resultados de uma pesquisa.

  • Caso você esteja seguindo a sequência das aulas é possível retornar ao registro da aula anterior e acrescentar que os elementos paratextuais ao texto central podem ser lidos antes do texto, como uma estratégia para antecipar informações sobre o conteúdo do texto.
  • Por fim, organize um painel na sala de aula ou no corredor da escola para que essas informações circulem. Você pode colocar no centro do painel a reportagem utilizada (na íntegra) e ao lado as produções dos alunos (resumos, tabelas, gráficos e conclusões).

Comentários: As imagens que compõem as reportagens de divulgação científica originam-se de pesquisas, onde dados são coletados, analisados, quantificados, comparados e demonstrados por meio de recursos visuais. Assim podemos concluir que a matemática está presente na construção do conhecimento científico, e é utilizada para sistematizar resultados e conclusões por meio de tabelas, gráficos e percentuais, conferindo maior clareza, precisão e credibilidade às informações apresentadas.

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