Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Textos.
Materiais necessários: Notebook e datashow para projeção,cadernos, lápis, caneta, borracha e tela de projeção.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em reconhecer os trechos que necessitam ser revistos.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o slide ou informe aos alunos o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a turma nos grupos de trabalho.
- Peça aos alunos que reúnam todo o material que será utilizado para a produção (tabela de planejamento, imagens, entrevista transcrita, bloco de anotações, etc.)
- Caso os alunos não tenham acesso a notebooks, encaminhe-os ao laboratório de informática.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos a começarem a escrever a primeira versão do texto.
- Enquanto eles escrevem, circule pela sala e oriente-os no que precisarem.
- É bem difícil produzir um texto em grupo. Para evitar situações como um aluno escreve e os outros apenas observam, proponha alguns procedimentos. Por exemplo: todos do grupo podem escrever o lide e, depois, compará-los e escolherem o melhor; alunos podem selecionar as imagens e escrever as legendas; alunos podem verificar os dados numéricos, os nomes de empresas, lugares, pessoas, datas etc. Dessa forma todos participam da elaboração da reportagem.
- Terminada cada etapa do texto, os alunos devem validá-las com o grupo.
Fechamento
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações
- Ainda que os textos não estejam finalizados, interrompa a atividade.
- Imprima a ficha de avaliação disponível em materiais complementares e entregue aos grupos.
- Peça aos alunos que façam uma avaliação da primeira versão do texto.
- Oriente-os que , na próxima aula, eles irão reescrever o texto a partir da avaliação feita. O ideal é que a escrita da reportagem seja feita em sala, com a sua presença. Caso você tenha um número maior de aulas para a realização da sequência, você pode disponibilizar um tempo maior para que os alunos concluam o texto ou você pode pedir que eles terminem a atividade em casa.
- É importante que, antes da próxima aula desta sequência, você tenha lido todos os textos e feitos todos os comentários e sugestões que achar pertinentes. Você pode usar a mesma ficha de avaliação preenchida pelos alunos para fazer a sua avaliação e entregar aos grupos para que eles possam confrontar as duas avaliações e terem uma diretriz para a reescrita.
Materiais complementares
Para imprimir a ficha de avaliação, clique aqui.