15695
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo uma Reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre produzir uma reportagem para publicação on-line, tendo em vista as condições em que o texto será produzido e as especificidades do gênero.

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Textos.

Materiais necessários: Notebook e datashow para projeção,cadernos, lápis, caneta, borracha e tela de projeção.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em reconhecer os trechos que necessitam ser revistos.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o slide ou informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a turma nos grupos de trabalho.
  • Peça aos alunos que reúnam todo o material que será utilizado para a produção (tabela de planejamento, imagens, entrevista transcrita, bloco de anotações, etc.)
  • Caso os alunos não tenham acesso a notebooks, encaminhe-os ao laboratório de informática.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a começarem a escrever a primeira versão do texto.
  • Enquanto eles escrevem, circule pela sala e oriente-os no que precisarem.
  • É bem difícil produzir um texto em grupo. Para evitar situações como um aluno escreve e os outros apenas observam, proponha alguns procedimentos. Por exemplo: todos do grupo podem escrever o lide e, depois, compará-los e escolherem o melhor; alunos podem selecionar as imagens e escrever as legendas; alunos podem verificar os dados numéricos, os nomes de empresas, lugares, pessoas, datas etc. Dessa forma todos participam da elaboração da reportagem.
  • Terminada cada etapa do texto, os alunos devem validá-las com o grupo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações

  • Ainda que os textos não estejam finalizados, interrompa a atividade.
  • Imprima a ficha de avaliação disponível em materiais complementares e entregue aos grupos.
  • Peça aos alunos que façam uma avaliação da primeira versão do texto.
  • Oriente-os que , na próxima aula, eles irão reescrever o texto a partir da avaliação feita. O ideal é que a escrita da reportagem seja feita em sala, com a sua presença. Caso você tenha um número maior de aulas para a realização da sequência, você pode disponibilizar um tempo maior para que os alunos concluam o texto ou você pode pedir que eles terminem a atividade em casa.
  • É importante que, antes da próxima aula desta sequência, você tenha lido todos os textos e feitos todos os comentários e sugestões que achar pertinentes. Você pode usar a mesma ficha de avaliação preenchida pelos alunos para fazer a sua avaliação e entregar aos grupos para que eles possam confrontar as duas avaliações e terem uma diretriz para a reescrita.

Materiais complementares

Para imprimir a ficha de avaliação, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Textos.

Materiais necessários: Notebook e datashow para projeção,cadernos, lápis, caneta, borracha e tela de projeção.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldades em reconhecer os trechos que necessitam ser revistos.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o slide ou informe aos alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a turma nos grupos de trabalho.
  • Peça aos alunos que reúnam todo o material que será utilizado para a produção (tabela de planejamento, imagens, entrevista transcrita, bloco de anotações, etc.)
  • Caso os alunos não tenham acesso a notebooks, encaminhe-os ao laboratório de informática.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a começarem a escrever a primeira versão do texto.
  • Enquanto eles escrevem, circule pela sala e oriente-os no que precisarem.
  • É bem difícil produzir um texto em grupo. Para evitar situações como um aluno escreve e os outros apenas observam, proponha alguns procedimentos. Por exemplo: todos do grupo podem escrever o lide e, depois, compará-los e escolherem o melhor; alunos podem selecionar as imagens e escrever as legendas; alunos podem verificar os dados numéricos, os nomes de empresas, lugares, pessoas, datas etc. Dessa forma todos participam da elaboração da reportagem.
  • Terminada cada etapa do texto, os alunos devem validá-las com o grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações

  • Ainda que os textos não estejam finalizados, interrompa a atividade.
  • Imprima a ficha de avaliação disponível em materiais complementares e entregue aos grupos.
  • Peça aos alunos que façam uma avaliação da primeira versão do texto.
  • Oriente-os que , na próxima aula, eles irão reescrever o texto a partir da avaliação feita. O ideal é que a escrita da reportagem seja feita em sala, com a sua presença. Caso você tenha um número maior de aulas para a realização da sequência, você pode disponibilizar um tempo maior para que os alunos concluam o texto ou você pode pedir que eles terminem a atividade em casa.
  • É importante que, antes da próxima aula desta sequência, você tenha lido todos os textos e feitos todos os comentários e sugestões que achar pertinentes. Você pode usar a mesma ficha de avaliação preenchida pelos alunos para fazer a sua avaliação e entregar aos grupos para que eles possam confrontar as duas avaliações e terem uma diretriz para a reescrita.

Materiais complementares

Para imprimir a ficha de avaliação, clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano