15578
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Relação entre imagem e texto lido

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Relação entre imagem e texto lido

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabel Fernandes, Silvia Albert

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de leitura

Materiais necessários:

Computador, tela e projetor multimídia para expor slides da aula. No caso de não ter esses equipamentos disponíveis, cópias para todas as crianças das atividades disponíveis nos materiais complementares.

Bolinhas de gude.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Influenciadas pela leitura de imagem, a tendência das crianças é descrever o que se pode observar. É provável que tenham dificuldades para compreender que a legenda complementa a imagem com uma série de informações que não estão inscritas na cena.

No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Introdução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia ou escreva na lousa as questões para retomar a problematização da aula anterior (caso a tenha realizado) ou para introduzir o assunto: “Se alguém perguntasse a você o que é uma legenda, o que você responderia? E se perguntassem para que serve a legenda?”. Registre no quadro as respostas dadas oralmente pelos alunos.
  • Proponha que, agora, escrevam na lousa uma única resposta elaborada coletivamente. Para isso, retome as ideias das crianças e solicite esclarecimentos. Elas devem indicar que legendas são textos pequenos que acompanham imagens. Também devem conseguir dizer que esses textos trazem informações complementares ao que vemos na imagem para compreendermos o que ocorreu, onde, com quem, quando etc. Caso não consigam elaborar a resposta completa, não se preocupe, pois vocês irão explorar o tema ao longo da aula.

Desenvolvimento select-down

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Proponha o seguinte desafio: “Vamos observar a fotografia e, juntos, tentar responder a algumas perguntas somente com as informações que captamos com nossos olhos”.
  • Oriente as crianças a prestar atenção a cada detalhe. Se não tiver um projetor, faça um cartaz com a fotografia ampliada, de modo que a imagem possa ser visualizada pela turma.
  • Explore cada uma das perguntas que estão no slide ou na ficha que cada criança recebeu, permitindo que elas elaborem, oralmente, as respostas de modo cooperativo.
  • É importante que as crianças cheguem a algumas conclusões sobre a fotografia: que ela retrata um menino e que, no momento em que a fotografia foi tirada, ele estava jogando bolinhas de gude em um local com chão de terra. Com essas informações, que podem ser captadas com base na imagem, elas conseguem responder às perguntas do slide. Também podem surgir conclusões extras sobre a idade do menino, suas roupas ou atributos físicos. Anote no quadro as respostas das crianças.

Material complementar:

Atividade para impressão aqui

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Desafie as crianças a observar neste slide o que mudou. Se preferir, imprima e distribua a imagem e as informações disponíveis no anexo: https://docs.google.com/document/d/1xNBngwHIUpKgTASofSE8jb1e327Ta5qEcpfn3XPoqns/edit
  • Elas devem perceber que há uma legenda abaixo da foto. Leia a instrução para a turma.
  • Escreva a legenda na lousa ou aponte na tela. Peça que leiam a legenda. Ajude aqueles que estão com dificuldades, por meio de perguntas: Qual é a primeira palavra da legenda? Será que vamos encontrar as palavras “bolinhas de gude”? Aponte no quadro ou no slide onde estão essas palavras, para que as crianças as utilizem como referência.
  • Leia a legenda em voz alta. Chame a atenção das crianças para o que ela informa: o menino está ensinando um jogo; ele está jogando num sítio, em São Paulo.
  • Retome as duas perguntas que estão no slide ou na lousa: “O que foi possível descobrir só observando a fotografia? Que novas informações sabemos lendo a legenda?”. Incentive as crianças a formularem oralmente suas respostas.

Material complementar:

Atividade para impressão aqui

Desenvolvimento select-down

Orientações:

  • Proponha que as crianças completem o quadro, que pode estar projetado ou transcrito na lousa ou em um cartaz. O objetivo é que elas possam distinguir as informações que conseguiram saber somente com a observação da imagem daquelas obtidas com base na leitura da legenda.
  • Leia a primeira frase e pergunte: “Esta informação nós conseguimos descobrir apenas observando a fotografia?” “Ou será que descobrimos somente quando lemos a legenda?" “Ela está repetida na foto e na legenda?” Aguarde que respondam e faça um X no local adequado. Repita a operação com todas as frases.
  • Retome a resposta criada pelas crianças, no início da aula, sobre o que é legenda. Leia para a turma e pergunte se elas querem acrescentar ou mudar alguma informação.

Material complementar:

Resolução da atividade aqui

Fechamento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Material complementar:

Curiosidades sobre bolinha de gude: https://docs.google.com/document/d/1Hl9d0FW9VIlpHTcmpr7HSz4IC6pNsgx0BR2-gT4EiUg/edit

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de leitura

Materiais necessários:

Computador, tela e projetor multimídia para expor slides da aula. No caso de não ter esses equipamentos disponíveis, cópias para todas as crianças das atividades disponíveis nos materiais complementares.

Bolinhas de gude.

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Influenciadas pela leitura de imagem, a tendência das crianças é descrever o que se pode observar. É provável que tenham dificuldades para compreender que a legenda complementa a imagem com uma série de informações que não estão inscritas na cena.

No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia ou escreva na lousa as questões para retomar a problematização da aula anterior (caso a tenha realizado) ou para introduzir o assunto: “Se alguém perguntasse a você o que é uma legenda, o que você responderia? E se perguntassem para que serve a legenda?”. Registre no quadro as respostas dadas oralmente pelos alunos.
  • Proponha que, agora, escrevam na lousa uma única resposta elaborada coletivamente. Para isso, retome as ideias das crianças e solicite esclarecimentos. Elas devem indicar que legendas são textos pequenos que acompanham imagens. Também devem conseguir dizer que esses textos trazem informações complementares ao que vemos na imagem para compreendermos o que ocorreu, onde, com quem, quando etc. Caso não consigam elaborar a resposta completa, não se preocupe, pois vocês irão explorar o tema ao longo da aula.

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Proponha o seguinte desafio: “Vamos observar a fotografia e, juntos, tentar responder a algumas perguntas somente com as informações que captamos com nossos olhos”.
  • Oriente as crianças a prestar atenção a cada detalhe. Se não tiver um projetor, faça um cartaz com a fotografia ampliada, de modo que a imagem possa ser visualizada pela turma.
  • Explore cada uma das perguntas que estão no slide ou na ficha que cada criança recebeu, permitindo que elas elaborem, oralmente, as respostas de modo cooperativo.
  • É importante que as crianças cheguem a algumas conclusões sobre a fotografia: que ela retrata um menino e que, no momento em que a fotografia foi tirada, ele estava jogando bolinhas de gude em um local com chão de terra. Com essas informações, que podem ser captadas com base na imagem, elas conseguem responder às perguntas do slide. Também podem surgir conclusões extras sobre a idade do menino, suas roupas ou atributos físicos. Anote no quadro as respostas das crianças.

Material complementar:

Atividade para impressão aqui

Orientações:

  • Desafie as crianças a observar neste slide o que mudou. Se preferir, imprima e distribua a imagem e as informações disponíveis no anexo: https://docs.google.com/document/d/1xNBngwHIUpKgTASofSE8jb1e327Ta5qEcpfn3XPoqns/edit
  • Elas devem perceber que há uma legenda abaixo da foto. Leia a instrução para a turma.
  • Escreva a legenda na lousa ou aponte na tela. Peça que leiam a legenda. Ajude aqueles que estão com dificuldades, por meio de perguntas: Qual é a primeira palavra da legenda? Será que vamos encontrar as palavras “bolinhas de gude”? Aponte no quadro ou no slide onde estão essas palavras, para que as crianças as utilizem como referência.
  • Leia a legenda em voz alta. Chame a atenção das crianças para o que ela informa: o menino está ensinando um jogo; ele está jogando num sítio, em São Paulo.
  • Retome as duas perguntas que estão no slide ou na lousa: “O que foi possível descobrir só observando a fotografia? Que novas informações sabemos lendo a legenda?”. Incentive as crianças a formularem oralmente suas respostas.

Material complementar:

Atividade para impressão aqui

Orientações:

  • Proponha que as crianças completem o quadro, que pode estar projetado ou transcrito na lousa ou em um cartaz. O objetivo é que elas possam distinguir as informações que conseguiram saber somente com a observação da imagem daquelas obtidas com base na leitura da legenda.
  • Leia a primeira frase e pergunte: “Esta informação nós conseguimos descobrir apenas observando a fotografia?” “Ou será que descobrimos somente quando lemos a legenda?" “Ela está repetida na foto e na legenda?” Aguarde que respondam e faça um X no local adequado. Repita a operação com todas as frases.
  • Retome a resposta criada pelas crianças, no início da aula, sobre o que é legenda. Leia para a turma e pergunte se elas querem acrescentar ou mudar alguma informação.

Material complementar:

Resolução da atividade aqui

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

Material complementar:

Curiosidades sobre bolinha de gude: https://docs.google.com/document/d/1Hl9d0FW9VIlpHTcmpr7HSz4IC6pNsgx0BR2-gT4EiUg/edit

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano