15443
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produzindo um livro digital de contos contemporâneos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Produzindo um livro digital de contos contemporâneos

Plano 15 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássico e contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Quadro, projetor multimídia, computadores conectados à internet.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Dificuldades para utilizar a plataforma digital para criação do livro. Para sanar tal dificuldade, é importante que o professor acompanhe os alunos e oriente-os a cada etapa. O trabalho colaborativo entre os alunos que dominam as ferramentas digitais também pode ajudar a resolver o problema.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o título da aula aos alunos e explique-lhes que o passo seguinte, após o término da produção dos contos, será a reunião dos textos em um livro digital.
  • Relembre-os de que o livro reúne contos sobre personagens femininas empoderadas, e é inspirado em pessoas reais da comunidade. Nesse sentido, solicite que os alunos comecem a pensar em um título para o livro.
  • Também será necessário escrever uma apresentação e uma sinopse para o livro. Combine com os alunos como farão essas tarefas. Uma sugestão é verificar se há alguns alunos interessados nessa tarefa. Outra sugestão é construir os textos coletivamente com todos da sala. Decida junto com os alunos qual a melhor maneira.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

  • Devolva os contos corrigidos por você aos alunos para que eles possam fazer as adequações necessárias, consultando as anotações deixadas no texto.
  • Se julgar pertinente, você pode fazer uma devolutiva coletiva, realizando uma revisão textual no quadro, por meio de excertos dos textos.
  • Circule pela sala e certifique-se de que os alunos estão conseguindo reescrever os textos, com base nos apontamentos feitos.
  • Esclareça as dúvidas que surgirem.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Crie uma pasta compartilhada em nuvem (Google Drive, por exemplo) para que todos os textos fiquem armazenados em um só espaço.
  • Leve a classe ao laboratório de informática, para a realização da digitação dos textos usando a ferramenta de documentos do google.
  • Peça para que, em duplas, eles realizem com atenção a digitação dos textos na pasta criada por você.
  • Caso tenha alguma dificuldade em criar uma pasta compartilhada na internet, acesse o tutorial disponível aqui e leia a seção 5 “Compartilhar e colaborar”.
  • Selecione dois alunos para trabalhar na edição do livro. Eles serão responsáveis por transferir os textos digitados pelos colegas para a plataforma digital em que será criado o livro.
  • Acesse o tutorial da plataforma digital “Livros digitais” disponível em Materiais complementares.
  • Oriente os alunos sobre a utilização da plataforma.
  • Depois, oriente-os que conforme as duplas forem terminando de digitar os textos, eles devem copiar e colar o texto para a plataforma, editando o livro.
  • Caso o tempo não seja suficiente, verifique a possibilidade de continuação da atividade em outra aula.

Materiais complementares:

Acesse o tutorial da plataforma Livros Digitais aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Com o livro pronto, agora é só degustar.
  • Planeje com os alunos um evento de lançamento do livro. Uma sugestão é convidar as entrevistadas, chamar toda a comunidade escolar e organizar um café na biblioteca ou uma noite de autógrafos, caso os alunos também queiram imprimir alguns exemplares do livro. Deixe a imaginação dos alunos fluir.
  • Se achar conveniente, peça para que os alunos produzam convites ou panfletos para divulgação do evento.
  • O importante é divulgar o trabalho em que a classe toda teve autoria. Esse momento não pode passar em branco. Outras sugestões podem ser consideradas: os alunos podem divulgar o link via redes sociais, fazer vídeos com leituras de trechos de livro ou resenhas e publicar nas redes sociais, se houver um jornal escolar os alunos podem divulgar por meio desse recurso, os alunos podem divulgar no intervalo, fazendo uma roda de leitura, são múltiplas possibilidades.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássico e contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Quadro, projetor multimídia, computadores conectados à internet.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas...” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Dificuldades para utilizar a plataforma digital para criação do livro. Para sanar tal dificuldade, é importante que o professor acompanhe os alunos e oriente-os a cada etapa. O trabalho colaborativo entre os alunos que dominam as ferramentas digitais também pode ajudar a resolver o problema.

Referências sobre o assunto:

BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002.
BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1991
COHAN, Silvia. Como narrar uma história. Belo Horizonte: Gutenberg, 2011.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
TERRA, E. Da leitura literária à produção de textos. São Paulo: Contexto, 2018. Capítulo “O conto” p. 65-82.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o título da aula aos alunos e explique-lhes que o passo seguinte, após o término da produção dos contos, será a reunião dos textos em um livro digital.
  • Relembre-os de que o livro reúne contos sobre personagens femininas empoderadas, e é inspirado em pessoas reais da comunidade. Nesse sentido, solicite que os alunos comecem a pensar em um título para o livro.
  • Também será necessário escrever uma apresentação e uma sinopse para o livro. Combine com os alunos como farão essas tarefas. Uma sugestão é verificar se há alguns alunos interessados nessa tarefa. Outra sugestão é construir os textos coletivamente com todos da sala. Decida junto com os alunos qual a melhor maneira.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações:

  • Devolva os contos corrigidos por você aos alunos para que eles possam fazer as adequações necessárias, consultando as anotações deixadas no texto.
  • Se julgar pertinente, você pode fazer uma devolutiva coletiva, realizando uma revisão textual no quadro, por meio de excertos dos textos.
  • Circule pela sala e certifique-se de que os alunos estão conseguindo reescrever os textos, com base nos apontamentos feitos.
  • Esclareça as dúvidas que surgirem.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Crie uma pasta compartilhada em nuvem (Google Drive, por exemplo) para que todos os textos fiquem armazenados em um só espaço.
  • Leve a classe ao laboratório de informática, para a realização da digitação dos textos usando a ferramenta de documentos do google.
  • Peça para que, em duplas, eles realizem com atenção a digitação dos textos na pasta criada por você.
  • Caso tenha alguma dificuldade em criar uma pasta compartilhada na internet, acesse o tutorial disponível aqui e leia a seção 5 “Compartilhar e colaborar”.
  • Selecione dois alunos para trabalhar na edição do livro. Eles serão responsáveis por transferir os textos digitados pelos colegas para a plataforma digital em que será criado o livro.
  • Acesse o tutorial da plataforma digital “Livros digitais” disponível em Materiais complementares.
  • Oriente os alunos sobre a utilização da plataforma.
  • Depois, oriente-os que conforme as duplas forem terminando de digitar os textos, eles devem copiar e colar o texto para a plataforma, editando o livro.
  • Caso o tempo não seja suficiente, verifique a possibilidade de continuação da atividade em outra aula.

Materiais complementares:

Acesse o tutorial da plataforma Livros Digitais aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Com o livro pronto, agora é só degustar.
  • Planeje com os alunos um evento de lançamento do livro. Uma sugestão é convidar as entrevistadas, chamar toda a comunidade escolar e organizar um café na biblioteca ou uma noite de autógrafos, caso os alunos também queiram imprimir alguns exemplares do livro. Deixe a imaginação dos alunos fluir.
  • Se achar conveniente, peça para que os alunos produzam convites ou panfletos para divulgação do evento.
  • O importante é divulgar o trabalho em que a classe toda teve autoria. Esse momento não pode passar em branco. Outras sugestões podem ser consideradas: os alunos podem divulgar o link via redes sociais, fazer vídeos com leituras de trechos de livro ou resenhas e publicar nas redes sociais, se houver um jornal escolar os alunos podem divulgar por meio desse recurso, os alunos podem divulgar no intervalo, fazendo uma roda de leitura, são múltiplas possibilidades.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP51 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP35 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano