14803
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A produção e a coesão textual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre A produção e a coesão textual

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Textos impressos e recursos digitais para vídeo e apresentação de slides.

Informações sobre o gênero:

O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

- O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
- Ser capaz de reconhecer e identificar e utilizar em produções escritas os recursos de coesão pronominal em textos de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Leia o slide para os alunos.

2- Pergunte: sobre o que trataremos nesta aula? Deixe que exponham suas opiniões. Espera-se que recordem sobre as descobertas das aulas anteriores sobre as características do gênero e a função dos pronomes como recurso coesivo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Apresente o slide aos alunos e pergunte:

  • Que cor que você vê na rosa?
  • Como você pode ter certeza de que a rosa é dessa cor?
  • Por que vemos colorido?

Não dê respostas, mas deixe que falem o que pensam.

2- Diga aos alunos que irão ver um vídeo que responderá a essas dúvidas.

3- Esta atividade tem o propósito de introduzir o assunto e despertar o interesse dos alunos pelo tema que dará subsídios à realização das atividades propostas nesta aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

O tempo desta etapa deve ser distribuído em: 3 minutos para o vídeo, 8 minutos para a leitura do texto e reflexões, 12 para revisão e reescrita e 16 minutos para correção coletiva e finalização.

1- Organize os alunos em círculo ou em U, favorecendo a dinâmica da atividade proposta.

2- Apresente o vídeo: “Por que vemos colorido?”. Caso seja possível, apresente o site aos alunos e informe que “Universidade das Crianças” é um projeto de divulgação científica que trabalha com crianças em oficinas e na produção de curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros. No site encontrarão algumas perguntas que as crianças fizeram sobre corpo humano, outros animais, plantas, astronomia e outros assuntos.

3- Realize a retomada de sentido através da realização da atividade “bate-volta”.

  • Explique aos alunos que se trata de uma dinâmica de perguntas e respostas, onde o professor realiza a pergunta e o aluno indicado deve, rapidamente, identificar a resposta correta entre as respostas expostas no slide ou no quadro.
  • O professor aponta para um aluno e realiza a pergunta. Caso o aluno acerte, o professor passa a outro aluno e realiza a próxima pergunta. Se o aluno errar, o professor não faz nenhum comentário, apenas repete a pergunta para outro(s) aluno(s), até que a turma chegue à resposta correta.
  • Perguntas:
  • Onde estão as cores que vemos?
  • Como a luz branca é formada?
  • Qual a parte do nosso corpo é responsável pela percepção das cores?
  • No fundo do olho existem células minúsculas. Que células são essas?
  • Os cones têm alguma função específica em nossa visão? Qual?

d) Finalize realizando a leitura corrente e de forma coletiva das perguntas e respostas.

Materiais complementares:

  • Vídeo: Por que vemos colorido?, do site “Universidade das Crianças, disponível em .
  • Vale ressaltar que este conteúdo já foi explorado em aula anterior, em texto de divulgação científica “A ciência das cores”. Para rever acesse aqui.
  • Dinâmica “bate-volta” adaptada de técnicas apresentadas no livro “Aula nota 10” de Doug Lemov, tradução de leda Beck, São Paulo, Da Boa Prosa, Fundação Lemann, 2011.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Apresente o slide aos alunos e realize a leitura do enunciado da questão.

2- Leia o texto aos alunos integralmente, sem pausas.

Pergunte:

  • Em relação à articulação entre as informações apresentadas, que vocês acham da maneira como o texto foi escrito? Vocês identificam algum aspecto que necessite ser melhorado?

Devem opinar se é um texto bem escrito ou se tem aspectos que podem ser melhorados. Estimule-os a justificarem suas respostas.

Professor, o propósito da aula é o uso dos pronomes como recurso de coesão textual, porém os alunos podem identificar outros aspectos a serem melhorados, como a pontuação. Explique que este não é o foco da aula e que tal aspecto será abordado em outro momento.

  • Se vocês tivessem que dar alguma dica para a criança que escreveu este texto, que dica seria?

Devem considerar que, em alguns momentos, as palavras se repetem, tornando o texto cansativo e prejudicando a sequência e entendimento das informações apresentadas.

  • O que representam as palavras destacadas no texto?

Devem ser capazes de identificar que as palavras selecionadas podem ser substituídas por pronomes, preservando as relações de sentido entre as informações apresentadas no texto.

3- Solicite aos alunos que retomem as anotações realizadas no “caderno de descobertas”.

Devem recordar que:

  • Pronomes são palavras que remetem aos seres ou se referem a eles de forma a relacioná-los com outras informações.
  • O uso de pronomes é uma estratégia que utilizamos para relacionar as informações apresentadas em um texto.
  • A compreensão dos referentes dos pronomes de um texto nos permite interpretar um item ou toda uma ideia expressa no texto.
  • O texto nos fornece pistas para anteciparmos que tipo de pronome é mais adequado para relacionarmos as informações apresentadas em cada trecho.

4- Proponha aos alunos a revisão e reescrita do texto apresentado no slide. Neste momento, organize os alunos em trios, proporcionando assim, momentos de troca sobre as decisões a serem tomadas na reescrita do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Inicie esta etapa explicando aos alunos que realizarão uma atividade de correção coletiva do texto. Informe que você selecionará os alunos, um de cada vez, para irem ditando o texto, enquanto ele é escrito no quadro. Trecho a trecho, vá realizando pausas para refletirem sobre a maneira através da qual realizaram as escolhas para a melhoria do texto.

2- Lembre-se de que a coesão de um texto é construída a partir da ligação (costura) entre as informações apresentadas nesse texto. Nesta aula, os pronomes são os elementos responsáveis pelo encadeamento das ideias e pelas articulações entre as palavras, estabelecendo relações de sentido. O objetivo principal da atividade é o uso dos pronomes na revisão textual, porém, ouça as sugestões dos alunos e não desconsidere ideias coerentes.

3- Pergunte:

  • Que recurso você utilizou para melhorar este trecho?
  • O que o levou (que pistas textuais o levaram) a decidir por esta palavra e não outra?
  • Você poderia utilizar outra palavra sem prejudicar o entendimento do texto?

4- Proponha reflexões:

  • No primeiro trecho, as palavras destacadas “As cores” devem ser substituídas pelo pronome “Elas”, evitando a repetição desnecessária e cansativa de palavras.

5- A intenção é o uso de pronomes como recurso coesivo, mas, neste caso, os alunos podem sugerir a supressão das palavras, substituindo o ponto final pela vírgula. Assim: “As cores não estão no objeto, são refletidas quando o objeto é iluminado.”

  • No próximo trecho, a lacuna requer um pronome que referencie o sujeito “objeto”, devendo ser completada pelo pronome pessoal “ele”.
  • Na sequência, a palavra “cores”, que aparece após a lacuna, refere-se a qual informação (a quem pertence a cores citadas neste trecho do texto)? (luz branca). Que pronome deve ser utilizado para estabelecer essa referenciação de pertencimento, de posse? (suas).
  • A próxima lacuna, ao especificar quem são os responsáveis pela nossa visão colorida, faz uma referência ao sujeito da frase anterior. Que pronome a completa de forma a estabelecer essa ligação? (Eles)
  • Para evitar a repetição de “as cores” no último trecho, a sugestão é o uso de pronome pessoal átono, assim: “É o cérebro que percebe as cores do mundo e cada um “as” enxerga do seu jeito.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Após a correção coletiva, realize a releitura do texto para que percebam que o uso das estratégias coesivas de substituição melhoram a qualidade do texto escrito; no caso de textos expositivos de divulgação científica, a utilização dessa estratégia coesiva confere maior grau de formalidade ao texto.

2- Leia o slide, como sugestão de correção e finalize esta etapa da aula.

Pergunte:

  • Na sua opinião, o objetivo da aula foi atingido? Conseguimos ajudar o aluno a melhorar o seu texto?

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

1- Para sistematizar o conhecimento, realize a leitura do slide para os alunos.

2- Proponha: converse com o colega do seu lado e compartilhe o que você mais gostou da aula e o que você aprendeu nesta sequência de três aulas, tratando de coesão pronominal em textos de divulgação científica.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero “textos expositivos de divulgação científica, notícias e reportagens científicas”, no campo de atuação “Estudo e pesquisa / Vida pública / Todos os campos”. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Textos impressos e recursos digitais para vídeo e apresentação de slides.

Informações sobre o gênero:

O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por finalidade divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível ao público em geral (não especializado no assunto). Geralmente, o texto de divulgação científica expõe os dados de uma determinada pesquisa, como: o que foi pesquisado, como e onde o estudo foi realizado, quais os resultados da pesquisa e quais são as pessoas e entidades envolvidas. É comum que sejam apresentados depoimentos de pessoas envolvidas na pesquisa ou de outros especialistas no assunto para atribuir credibilidade ao texto. Esses textos são publicados em revistas ou jornais de divulgação científica direcionados a públicos variados.

Dificuldades antecipadas:

- O aluno ser capaz de identificar características específicas do gênero.
- Ser capaz de reconhecer e identificar e utilizar em produções escritas os recursos de coesão pronominal em textos de divulgação científica.

Referências sobre o assunto:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Leia o slide para os alunos.

2- Pergunte: sobre o que trataremos nesta aula? Deixe que exponham suas opiniões. Espera-se que recordem sobre as descobertas das aulas anteriores sobre as características do gênero e a função dos pronomes como recurso coesivo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

1- Apresente o slide aos alunos e pergunte:

  • Que cor que você vê na rosa?
  • Como você pode ter certeza de que a rosa é dessa cor?
  • Por que vemos colorido?

Não dê respostas, mas deixe que falem o que pensam.

2- Diga aos alunos que irão ver um vídeo que responderá a essas dúvidas.

3- Esta atividade tem o propósito de introduzir o assunto e despertar o interesse dos alunos pelo tema que dará subsídios à realização das atividades propostas nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 39 minutos

Orientações:

O tempo desta etapa deve ser distribuído em: 3 minutos para o vídeo, 8 minutos para a leitura do texto e reflexões, 12 para revisão e reescrita e 16 minutos para correção coletiva e finalização.

1- Organize os alunos em círculo ou em U, favorecendo a dinâmica da atividade proposta.

2- Apresente o vídeo: “Por que vemos colorido?”. Caso seja possível, apresente o site aos alunos e informe que “Universidade das Crianças” é um projeto de divulgação científica que trabalha com crianças em oficinas e na produção de curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros. No site encontrarão algumas perguntas que as crianças fizeram sobre corpo humano, outros animais, plantas, astronomia e outros assuntos.

3- Realize a retomada de sentido através da realização da atividade “bate-volta”.

  • Explique aos alunos que se trata de uma dinâmica de perguntas e respostas, onde o professor realiza a pergunta e o aluno indicado deve, rapidamente, identificar a resposta correta entre as respostas expostas no slide ou no quadro.
  • O professor aponta para um aluno e realiza a pergunta. Caso o aluno acerte, o professor passa a outro aluno e realiza a próxima pergunta. Se o aluno errar, o professor não faz nenhum comentário, apenas repete a pergunta para outro(s) aluno(s), até que a turma chegue à resposta correta.
  • Perguntas:
  • Onde estão as cores que vemos?
  • Como a luz branca é formada?
  • Qual a parte do nosso corpo é responsável pela percepção das cores?
  • No fundo do olho existem células minúsculas. Que células são essas?
  • Os cones têm alguma função específica em nossa visão? Qual?

d) Finalize realizando a leitura corrente e de forma coletiva das perguntas e respostas.

Materiais complementares:

  • Vídeo: Por que vemos colorido?, do site “Universidade das Crianças, disponível em .
  • Vale ressaltar que este conteúdo já foi explorado em aula anterior, em texto de divulgação científica “A ciência das cores”. Para rever acesse aqui.
  • Dinâmica “bate-volta” adaptada de técnicas apresentadas no livro “Aula nota 10” de Doug Lemov, tradução de leda Beck, São Paulo, Da Boa Prosa, Fundação Lemann, 2011.

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Apresente o slide aos alunos e realize a leitura do enunciado da questão.

2- Leia o texto aos alunos integralmente, sem pausas.

Pergunte:

  • Em relação à articulação entre as informações apresentadas, que vocês acham da maneira como o texto foi escrito? Vocês identificam algum aspecto que necessite ser melhorado?

Devem opinar se é um texto bem escrito ou se tem aspectos que podem ser melhorados. Estimule-os a justificarem suas respostas.

Professor, o propósito da aula é o uso dos pronomes como recurso de coesão textual, porém os alunos podem identificar outros aspectos a serem melhorados, como a pontuação. Explique que este não é o foco da aula e que tal aspecto será abordado em outro momento.

  • Se vocês tivessem que dar alguma dica para a criança que escreveu este texto, que dica seria?

Devem considerar que, em alguns momentos, as palavras se repetem, tornando o texto cansativo e prejudicando a sequência e entendimento das informações apresentadas.

  • O que representam as palavras destacadas no texto?

Devem ser capazes de identificar que as palavras selecionadas podem ser substituídas por pronomes, preservando as relações de sentido entre as informações apresentadas no texto.

3- Solicite aos alunos que retomem as anotações realizadas no “caderno de descobertas”.

Devem recordar que:

  • Pronomes são palavras que remetem aos seres ou se referem a eles de forma a relacioná-los com outras informações.
  • O uso de pronomes é uma estratégia que utilizamos para relacionar as informações apresentadas em um texto.
  • A compreensão dos referentes dos pronomes de um texto nos permite interpretar um item ou toda uma ideia expressa no texto.
  • O texto nos fornece pistas para anteciparmos que tipo de pronome é mais adequado para relacionarmos as informações apresentadas em cada trecho.

4- Proponha aos alunos a revisão e reescrita do texto apresentado no slide. Neste momento, organize os alunos em trios, proporcionando assim, momentos de troca sobre as decisões a serem tomadas na reescrita do texto.

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Inicie esta etapa explicando aos alunos que realizarão uma atividade de correção coletiva do texto. Informe que você selecionará os alunos, um de cada vez, para irem ditando o texto, enquanto ele é escrito no quadro. Trecho a trecho, vá realizando pausas para refletirem sobre a maneira através da qual realizaram as escolhas para a melhoria do texto.

2- Lembre-se de que a coesão de um texto é construída a partir da ligação (costura) entre as informações apresentadas nesse texto. Nesta aula, os pronomes são os elementos responsáveis pelo encadeamento das ideias e pelas articulações entre as palavras, estabelecendo relações de sentido. O objetivo principal da atividade é o uso dos pronomes na revisão textual, porém, ouça as sugestões dos alunos e não desconsidere ideias coerentes.

3- Pergunte:

  • Que recurso você utilizou para melhorar este trecho?
  • O que o levou (que pistas textuais o levaram) a decidir por esta palavra e não outra?
  • Você poderia utilizar outra palavra sem prejudicar o entendimento do texto?

4- Proponha reflexões:

  • No primeiro trecho, as palavras destacadas “As cores” devem ser substituídas pelo pronome “Elas”, evitando a repetição desnecessária e cansativa de palavras.

5- A intenção é o uso de pronomes como recurso coesivo, mas, neste caso, os alunos podem sugerir a supressão das palavras, substituindo o ponto final pela vírgula. Assim: “As cores não estão no objeto, são refletidas quando o objeto é iluminado.”

  • No próximo trecho, a lacuna requer um pronome que referencie o sujeito “objeto”, devendo ser completada pelo pronome pessoal “ele”.
  • Na sequência, a palavra “cores”, que aparece após a lacuna, refere-se a qual informação (a quem pertence a cores citadas neste trecho do texto)? (luz branca). Que pronome deve ser utilizado para estabelecer essa referenciação de pertencimento, de posse? (suas).
  • A próxima lacuna, ao especificar quem são os responsáveis pela nossa visão colorida, faz uma referência ao sujeito da frase anterior. Que pronome a completa de forma a estabelecer essa ligação? (Eles)
  • Para evitar a repetição de “as cores” no último trecho, a sugestão é o uso de pronome pessoal átono, assim: “É o cérebro que percebe as cores do mundo e cada um “as” enxerga do seu jeito.
Slide Plano Aula

Orientações:

1- Após a correção coletiva, realize a releitura do texto para que percebam que o uso das estratégias coesivas de substituição melhoram a qualidade do texto escrito; no caso de textos expositivos de divulgação científica, a utilização dessa estratégia coesiva confere maior grau de formalidade ao texto.

2- Leia o slide, como sugestão de correção e finalize esta etapa da aula.

Pergunte:

  • Na sua opinião, o objetivo da aula foi atingido? Conseguimos ajudar o aluno a melhorar o seu texto?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

1- Para sistematizar o conhecimento, realize a leitura do slide para os alunos.

2- Proponha: converse com o colega do seu lado e compartilhe o que você mais gostou da aula e o que você aprendeu nesta sequência de três aulas, tratando de coesão pronominal em textos de divulgação científica.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano