14693
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Organizando uma manchete

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Organizando uma manchete

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail;
Padlet.

- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Aplicativo para gravação da tela do celular, como o XRecorder, disponível para Android, ou do computador, como o Acethinker.com (tutorial disponível aqui);
Caneta touch (tutorial para construir uma caneta touch para smartphones e tablets disponível aqui).

Introdução
Deixe a Manchete disponível aqui impressa na escola para que os pais possam retirá-la, ou envie-a digitalmente para que imprimam. Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, para apresentar o slide Introdução aos estudantes, seguindo as orientações desta etapa. Se não for possível, envie a imagem e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios.

Desenvolvimento
Em vez de dividir a turma em duplas, faça essa atividade coletivamente, com todos os alunos. Se não for possível, você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo. Atente-se à participação de todos os estudantes. Deixe a atividade (disponível aqui) impressa na escola para que os pais possam retirá-la, ou envie-a digitalmente para que imprimam. Se não for possível nenhuma das opções, oriente os pais a escreverem a atividade no caderno dos estudantes. Faça uma videochamada e siga as orientações do slide de Desenvolvimento, ou grave vídeos ou áudios com as instruções e os questionamentos, um a um e envie pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Peça que os estudantes enviem áudios com suas hipóteses, de acordo com a orientação 3 do slide, e, ao final, as fotos de suas produções pelo canal de comunicação utilizado.

Fechamento
Faça uma videochamada e siga as orientações do slide de Fechamento, ou grave vídeos e áudios com as instruções e os questionamentos e envie pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Crie um Padlet, escolhendo o modelo mural. Compartilhe sua tela para finalizar a aula com a construção de um mural digital com as manchetes organizadas pelos estudantes. Se não for possível realizar uma videochamada, organize o mural e depois compartilhe-o com os estudantes através de foto.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a acessar sites de jornais infantis, como a Folhinha, disponível aqui, ou o Jornal da Criança, disponível aqui, ler manchetes e compartilhar suas descobertas com a turma na próxima aula.

Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva


Código: LPO2_04SQA09

(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas