14693
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Organizando uma manchete

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Organizando uma manchete

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias, no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos.

Folhas xerografadas com manchetes e cartolina/papel pardo para confecção de um cartaz.

Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal, revista ou portal, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.

Dificuldades antecipadas: Não conhecer as formas das letras de imprensa presentes na manchete (especialmente as minúsculas). Não perceber o princípio acrofônico de alguma letra, apresentando dificuldade na leitura.

Referências sobre o assunto:

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.

MENDONÇA, M. (org). Diversidade textual, proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008.

MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html. Acesso em 27/10/2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1- Apresente a proposta para os alunos e tente envolvê-los na temática da aula.

A manchete é um gênero muito apropriado para se trabalhar em sala de aula dentro de uma perspectiva de aquisição da leitura e escrita. Por ser um gênero curto, pode facilitar a leitura e reflexão sobre a escrita dos alunos em processo de alfabetização. Dentro dessa perspectiva, ao escolher o trabalho com jornais, especificamente com manchetes e lides, é possível desenvolver o gosto dos alunos pela leitura para que eles se tornem leitores críticos e independentes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1- Inicie a aula mostrando uma capa de jornal infantil e peça a um aluno para realizar a leitura da manchete.

Para essa etapa, opte por um aluno que já possua fluência na leitura, pois ajudará na compreensão do texto por parte dos demais alunos.

Levante os seguintes questionamentos:

  • Qual é a manchete presente na capa do jornal? Batalha contra os pernilongos.
  • Como ela está escrita? Maiúsculas ou minúsculas? Com letra maiúscula e minúsculas.
  • Quais são as letras maiúsculas? A letra B.
  • Quais palavras da manchete estão escritas com letra inicial minúscula? As palavras “contra”, “os” e “pernilongos”.

A ideia na introdução da aula é que o aluno consiga perceber a presença da letra de imprensa (maiúscula e minúscula) nas manchetes e depois consiga identificar as letras que aparecem em seu cotidiano.

2- Oriente os alunos a observarem atenciosamente a capa do jornal. A partir da mensagem da manchete, levantem hipóteses sobre o assunto central da notícia. Mesmo que a notícia não seja lida neste momento, o foco está em identificar a manchete diante da divulgação do assunto a ser abordado. Oriente-os para que eles observem a letra inicial da manchete e pergunte:

  • Que letra aparece no início da manchete? Letras B.
  • Como ela aparece? É maior ou menor que as outras letras? Ela é maior que as outras.
  • Vocês sabem o porquê do uso da letra maiúscula no início da manchete? Nesta questão, espera-se que os alunos compartilhem seus conhecimentos e hipóteses, e espera-se que apontem que a letra maiúscula é usada porque trata-se do início da frase. Caso os alunos não cheguem a essa resposta, o professor pode conduzir a discussão, chamando atenção inclusive para outros textos já trabalhados, em que a letra maiúscula pode ser observada no início das frases.

Neste momento, dê ênfase na observação e reflexão por parte dos alunos no que se refere ao uso da letra maiúscula no início das frases. O uso do texto à serviço das reflexões de regularidades auxilia no desenvolvimento do aluno e permite que ele consiga fazer relações do que foi trabalhado na escola com as situações leitoras do dia a dia.

3- Se preferir, leve outra capa de jornal com outra manchete e imagem.

Materiais complementares: Para acessar a manchete para impressão, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1- Organize os alunos em duplas (favoreça a formação de duplas com crianças em diferentes níveis de leitura e escrita para que elas possam interagir e se ajudar).

2- Dê para as dupla uma pequena notícia sem a manchete. Leia para os alunos a notícia entregue; neste momento, a leitura do professor otimiza o tempo e ajuda na compreensão do texto, pois o foco dessa aula é a organização da manchete com ênfase na letra de imprensa e no som que elas produzem.

3- Depois de realizar a leitura, promova um levantamento de hipóteses pelos alunos, sobre qual seria a manchete daquela notícia. Peça para que eles compartilhem com a turma suas hipóteses.

4- Em seguida, distribua nas duplas a manchete recortada em palavras. Peça para que as duplas leiam as palavras. Ao lerem as palavras, incentive-os a identificar o nome das letras que compõem as palavras e a partir disso criar relações com os sons produzidos por elas. Para quem já possui o domínio da leitura, a decodificação é algo automático. Para os alunos que estão em processo de alfabetização, os conhecimentos das regras relacionadas ao som que as letras produzem favorece a decodificação da escrita, e o princípio acrofônico é um dos recursos que ajuda nesta relação.

5- Após a leitura, peça para que eles tentem organizar a manchete da notícia lida utilizando os recortes que foram distribuídos. Oriente que conversem entre eles dentro das duplas. Este momento é muito relevante para compreensão do texto, pois é aí que eles irão discutir, estabelecendo expectativas e relação de sentido entre as palavras para que formem uma frase.

6- É importante que o professor circule pelas duplas, observando a realização da tarefa e fazendo intervenções para que os alunos compreendam o sentido das palavras lidas e da manchete que estão ordenando, refletindo sobre possíveis equívocos.

Materiais complementares: Para acessar as manchete para impressão, clique aqui. Para acessar a notícia, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

1- Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula, de forma a consolidar as questões do uso da letra de imprensa (maiúscula e minúscula) e os sons que as letras produzem.

2- Questione as duplas sobre como eles conseguiram identificar a primeira palavra da manchete. Alguns alunos podem se atentar somente pelo significado das palavras e ordená-las desse jeito:

após copa de 2018 Seleção brasileira disputa amistosos.

Caso isso ocorra, chame a atenção das crianças para o fato do início da frase estar com a letra minúscula. Pergunte se é possível começar uma manchete com letra minúscula. A partir dessa reflexão, oriente que encontrem a única palavra com letra maiúscula e reorganizem a manchete.

3- Escolha algumas duplas e peça para que mostrem as manchetes organizadas por eles. Atente para identificação da letra de imprensa na formatação da manchete.

4- Finalize a aula com a construção de um cartaz com as manchetes organizadas por eles.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias, no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos.

Folhas xerografadas com manchetes e cartolina/papel pardo para confecção de um cartaz.

Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal, revista ou portal, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.

Dificuldades antecipadas: Não conhecer as formas das letras de imprensa presentes na manchete (especialmente as minúsculas). Não perceber o princípio acrofônico de alguma letra, apresentando dificuldade na leitura.

Referências sobre o assunto:

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.

MENDONÇA, M. (org). Diversidade textual, proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008.

MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html. Acesso em 27/10/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1- Apresente a proposta para os alunos e tente envolvê-los na temática da aula.

A manchete é um gênero muito apropriado para se trabalhar em sala de aula dentro de uma perspectiva de aquisição da leitura e escrita. Por ser um gênero curto, pode facilitar a leitura e reflexão sobre a escrita dos alunos em processo de alfabetização. Dentro dessa perspectiva, ao escolher o trabalho com jornais, especificamente com manchetes e lides, é possível desenvolver o gosto dos alunos pela leitura para que eles se tornem leitores críticos e independentes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1- Inicie a aula mostrando uma capa de jornal infantil e peça a um aluno para realizar a leitura da manchete.

Para essa etapa, opte por um aluno que já possua fluência na leitura, pois ajudará na compreensão do texto por parte dos demais alunos.

Levante os seguintes questionamentos:

  • Qual é a manchete presente na capa do jornal? Batalha contra os pernilongos.
  • Como ela está escrita? Maiúsculas ou minúsculas? Com letra maiúscula e minúsculas.
  • Quais são as letras maiúsculas? A letra B.
  • Quais palavras da manchete estão escritas com letra inicial minúscula? As palavras “contra”, “os” e “pernilongos”.

A ideia na introdução da aula é que o aluno consiga perceber a presença da letra de imprensa (maiúscula e minúscula) nas manchetes e depois consiga identificar as letras que aparecem em seu cotidiano.

2- Oriente os alunos a observarem atenciosamente a capa do jornal. A partir da mensagem da manchete, levantem hipóteses sobre o assunto central da notícia. Mesmo que a notícia não seja lida neste momento, o foco está em identificar a manchete diante da divulgação do assunto a ser abordado. Oriente-os para que eles observem a letra inicial da manchete e pergunte:

  • Que letra aparece no início da manchete? Letras B.
  • Como ela aparece? É maior ou menor que as outras letras? Ela é maior que as outras.
  • Vocês sabem o porquê do uso da letra maiúscula no início da manchete? Nesta questão, espera-se que os alunos compartilhem seus conhecimentos e hipóteses, e espera-se que apontem que a letra maiúscula é usada porque trata-se do início da frase. Caso os alunos não cheguem a essa resposta, o professor pode conduzir a discussão, chamando atenção inclusive para outros textos já trabalhados, em que a letra maiúscula pode ser observada no início das frases.

Neste momento, dê ênfase na observação e reflexão por parte dos alunos no que se refere ao uso da letra maiúscula no início das frases. O uso do texto à serviço das reflexões de regularidades auxilia no desenvolvimento do aluno e permite que ele consiga fazer relações do que foi trabalhado na escola com as situações leitoras do dia a dia.

3- Se preferir, leve outra capa de jornal com outra manchete e imagem.

Materiais complementares: Para acessar a manchete para impressão, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1- Organize os alunos em duplas (favoreça a formação de duplas com crianças em diferentes níveis de leitura e escrita para que elas possam interagir e se ajudar).

2- Dê para as dupla uma pequena notícia sem a manchete. Leia para os alunos a notícia entregue; neste momento, a leitura do professor otimiza o tempo e ajuda na compreensão do texto, pois o foco dessa aula é a organização da manchete com ênfase na letra de imprensa e no som que elas produzem.

3- Depois de realizar a leitura, promova um levantamento de hipóteses pelos alunos, sobre qual seria a manchete daquela notícia. Peça para que eles compartilhem com a turma suas hipóteses.

4- Em seguida, distribua nas duplas a manchete recortada em palavras. Peça para que as duplas leiam as palavras. Ao lerem as palavras, incentive-os a identificar o nome das letras que compõem as palavras e a partir disso criar relações com os sons produzidos por elas. Para quem já possui o domínio da leitura, a decodificação é algo automático. Para os alunos que estão em processo de alfabetização, os conhecimentos das regras relacionadas ao som que as letras produzem favorece a decodificação da escrita, e o princípio acrofônico é um dos recursos que ajuda nesta relação.

5- Após a leitura, peça para que eles tentem organizar a manchete da notícia lida utilizando os recortes que foram distribuídos. Oriente que conversem entre eles dentro das duplas. Este momento é muito relevante para compreensão do texto, pois é aí que eles irão discutir, estabelecendo expectativas e relação de sentido entre as palavras para que formem uma frase.

6- É importante que o professor circule pelas duplas, observando a realização da tarefa e fazendo intervenções para que os alunos compreendam o sentido das palavras lidas e da manchete que estão ordenando, refletindo sobre possíveis equívocos.

Materiais complementares: Para acessar as manchete para impressão, clique aqui. Para acessar a notícia, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

1- Resgate, coletivamente, as reflexões realizadas no desenvolvimento da aula, de forma a consolidar as questões do uso da letra de imprensa (maiúscula e minúscula) e os sons que as letras produzem.

2- Questione as duplas sobre como eles conseguiram identificar a primeira palavra da manchete. Alguns alunos podem se atentar somente pelo significado das palavras e ordená-las desse jeito:

após copa de 2018 Seleção brasileira disputa amistosos.

Caso isso ocorra, chame a atenção das crianças para o fato do início da frase estar com a letra minúscula. Pergunte se é possível começar uma manchete com letra minúscula. A partir dessa reflexão, oriente que encontrem a única palavra com letra maiúscula e reorganizem a manchete.

3- Escolha algumas duplas e peça para que mostrem as manchetes organizadas por eles. Atente para identificação da letra de imprensa na formatação da manchete.

4- Finalize a aula com a construção de um cartaz com as manchetes organizadas por eles.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano