14210
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Evolução do verbete

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Evolução do verbete

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Márcia Regina Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade; 
Imagens da Introdução (disponíveis aqui);
Texto “Como fazíamos sem” (disponível aqui).

- Opcionais: canais para videochamadas, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui);
Dicionário Michaelis Online (disponível aqui);
Enciclopédia Online (disponível aqui); 
Wikipédia (disponível aqui).

Introdução
Envie aos estudantes, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, as seguintes perguntas: “Quando vocês querem descobrir o significado de uma palavra ou saber mais sobre determinado assunto, onde buscam informações? Vocês preferem pesquisar nos meios digitais ou impressos?”. 
Envie também as imagens da Introdução do plano, pedindo para eles nomearem e dizerem o que veio antes. Diga para eles enviarem as respostas no grupo, de modo que todos possam vê-las. Apoie-se nas orientações do plano original para fazer mais perguntas e dar uma devolutiva aos estudantes.

Desenvolvimento
Explique, usando o mesmo canal de comunicação, que nas próximas atividades eles vão saber mais sobre meios de pesquisa de informações sobre palavras e assuntos diversos. Envie o texto do Desenvolvimento do plano e a lista de palavras sugeridas para eles pesquisarem significados e informações adicionais. Se puder, grave um áudio lendo o texto para dar mais autonomia aos estudantes que ainda não têm leitura fluente.
No plano original, essa atividade é uma brincadeira de Stop; aqui, a sugestão é que a pesquisa seja feita individualmente e depois compartilhada com a turma. Oriente segundo o plano original, mas adaptando para sua realidade. Indique alguns canais de busca online como alternativa para quem não tiver dicionário ou enciclopédia em casa (veja em Recursos Opcionais). Convide os estudantes a compartilharem seus achados e comentarem sobre a experiência: onde pesquisaram, se tiverem dificuldade para encontrar alguma palavra… Apoie-se nas orientações do plano original para fazer mais perguntas e dar uma devolutiva aos estudantes.

Para compartilhar respostas e experiências, você pode convidar os alunos a fazerem um mural virtual no Padlet (tutorial disponível aqui) ou em um arquivo compartilhável e editável no Google Drive (tutorial do Docs disponível aqui; do Apresentações disponível aqui e do Jamboard, aqui). Caso não seja possível utilizar nenhuma dessas ferramentas, compile algumas respostas em um arquivo e envie aos estudantes.

Fechamento
Combine uma videochamada para fazer o fechamento desta aula e utilize os questionamentos do plano original para apoiar a discussão. Neste momento, será muito importante diferenciar o gênero textual Verbete dos portadores textuais utilizados, como o dicionário e enciclopédia. Solicite que os estudantes anotem essas conclusões no caderno. Grave a videochamada ou faça um resumo dela para enviar aos que não puderem participar.

Caso não seja possível realizar a videochamada, envie os questionamentos aos estudantes, analise as respostas e organize uma devolutiva para toda a turma.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a auxiliarem na leitura do texto e nas busca pelas palavras sugeridas em dicionários ou enciclopédias físicas e virtuais. As famílias podem conversar com os estudantes sobre a importância de pesquisar os significados de palavras ou outros assuntos de interesse, estimulando esse comportamento.

Sugestão Enviada Por: Greta Fragata


Código: LPO4_04SQA01

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas